GEO8_18UND03 - Problematização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Mapas no Google Earth
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar elementos da ocupação do solo, considerado como parte do ordenamento territorial em países da América com o apoio do Google Earth.
Para realizar essa atividade, será preciso instalar nos computadores da escola o Google Earth PRO (clique no link para fazer o download do instalador https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html). Outra opção é usar a versão web do programa, disponível em https://earth.google.com/web/.
Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet e o programa Google Earth PRO instalado (ou versão web).
Material complementar:
Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)
Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdENB68KZNbm7duat2eJuXsZ47bW7t62GUXPbUuM2StJ5h5yqQD2zMhDUapT/geo8-18und03-problematizacao-imagem.pdf)
Ação Propositiva. Passo a Passo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2PuVNZgZ9nbcskRwxFVXPwtWnXgFyVrsRkvSMe3deDpsR5jtACk5R9W3nSP/geo8-18und03-acao-propositiva-passo-a-passo.pdf)
Para você saber mais:
- Ordenamento territorial consiste na gestão da relação entre o ser humano e o espaço natural. Por exemplo, os órgãos públicos devem gerenciar a ocupação das áreas no município evitando moradias em lugares que podem ocorrer um deslizamento de encosta, indicando qual é a melhor área para se construir novas moradias.
- Para conhecer mais sobre ordenamento territorial acesse o site do Ministério do Meio Ambiente.
Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento/ordenamento-territorial. Acesso em: 5 de abril de 2019.
- Cidade do México e São Paulo em contraste
Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/spcmentrevista.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.
- Para aprofundar mais no tema, leia o artigo
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mercator/v13n3/1676-8329-mercator-13-03-0063.pdf. Acesso em: 7 de abril de 2019.
Contextos prévios: Conhecimentos prévios de cartografia e urbanização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula o tema será sobre a ocupação do solo, que dá subsídios para para entendermos o ordenamento territorial de determinadas regiões. Explique para os alunos o que é ordenamento territorial.
Como adequar à sua realidade: Você pode imprimir fotos da sua cidade de áreas muito urbanizadas e de bairros com menos pessoas. Analise com os alunos a ocupação dessas duas áreas, pensando na disponibilidade de serviços, como saúde, educação, transporte público, etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou imprima as imagens para a turma e pergunte para eles se já leram ou escutaram algo relacionado à ocupação do solo e ao ordenamento territorial. Ouça os alunos e depois explique que está relacionado com a ocupação do espaço geográfico. Comente que o ordenamento territorial e planejamento de ocupação do solo podem tornar-se instrumento valioso na organização da cidade, estado ou país, e, consequentemente na implementação de políticas públicas. Converse com a turma sobre as imagens de La Paz e Cidade do México, pergunte se eles acham que teve um planejamento para ocupar estas áreas.
Material complementar
Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)
Contextualização
Orientações: Projete ou imprima as imagens para a turma e pergunte para eles se já leram ou escutaram algo relacionado à ocupação do solo e ao ordenamento territorial. Ouça os alunos e depois explique que está relacionado com a ocupação do espaço geográfico. Comente que o ordenamento territorial e planejamento de ocupação do solo podem tornar-se instrumento valioso na organização da cidade, estado ou país, e, consequentemente na implementação de políticas públicas. Converse com a turma sobre as imagens de La Paz e Cidade do México, pergunte se eles acham que teve um planejamento para ocupar estas áreas.
Material complementar
Contextualização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HzQqVUVxEwNH4d58zdwevDUWk9FM5JBzxPqrDKfcycrJ7DpSNvRqJQ66yHEm/geo8-18und03-contextualizacao-imagens.pdf)
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou imprima a imagem. Explique para a turma que as áreas de risco são regiões onde é recomendada que não se construa casas ou moradias, pois são muito expostas a desastres naturais, como os desabamentos. Essas regiões vêm aumentando nos últimos anos, principalmente devido à ocupação de áreas inadequadas. Comente que no Brasil, vêm sendo realizados projetos no sentido de reestruturação de algumas áreas, conscientização da população, etc. As principais áreas de risco são aquelas sob encostas de morros inclinados ou à beira de rios. A principal instituição responsável pelo monitoramento das áreas de risco é a Defesa Civil. Exponha para a turma que a prevenção aos desastres naturais é fundamental. Algumas medidas podem ser adotadas, como: o as estruturais e o as não estruturais. As de maior eficiência, sem dúvida, estão nas tomadas de decisões estruturais, entretanto, a maioria inviabilizada pelo seu alto custo, já que são necessárias execução de obras difíceis e que exigem muito dinheiro.
Materiais complementares
Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdENB68KZNbm7duat2eJuXsZ47bW7t62GUXPbUuM2StJ5h5yqQD2zMhDUapT/geo8-18und03-problematizacao-imagem.pdf)
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Na sala de informática separe os alunos em grupos (procure deixar no máximo 3 por computador, mas faça adaptações para a sua turma em relação ao número de computadores disponíveis na sua escola). Será necessário instalar o programa antes da aula (clique no link para fazer o download do instalador https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html), outra opção é usar a versão web do programa, disponível em https://earth.google.com/web/.
Treine bem o passo a passo antes da aula. Durante a aula o ideal é que você faça e projete sua tela, dessa forma os alunos vão fazendo juntos, por isto a importância de um projetor no laboratório de informática.
Abra o Google Earth PRO e siga os passos (imprima uma cópia do arquivo Ação Propositiva - Passo a Passo, se julgar necessário).
1- Abra o Google Earth Pro (ou a versão web do programa).
2 - Feche a janela "Navegar no Google Earth".
3 - No canto superior esquerdo digite "La Paz" e clique em Pesquisar, você será direcionado para a capital da Bolívia. Comente com os alunos que o relevo na região é montanhoso, eles vão perceber bem isto.
4 - Agora digite: "Villa El Carmen, La Paz, Bolívia". Observe que essa região de La Paz ficará mais nítida.
5 - Clique nos sinais de + e - no lado direito da tela do programa, para ampliar ou diminuir o zoom, respectivamente.
6 - Clique no sinal de menos (até conseguir visualizar as vertentes/encostas) e mostre aos alunos que a Villa El Carmen está num vale (observe as vertentes no entorno).
7 - Clique no botão Adicionar Marcador na parte superior da tela do programa.
8- Um marcador aparecerá no centro da tela piscando, arraste para uma das vertentes da região. Na janela que está aberta, no campo Nome, digite Vertente1 e clique em ok.
9 - Repita os passos do item 8 e crie mais um marcador chamado Vertente2 e posicione em outra vertente da região.
10 - Agora vamos gerar um arquivo PDF com este mapa. Clique no botão imprimir. Na janela Mapa sem título, escreva Mapa Villa El Carmen. Clique na Legenda e deixe ativo apenas a opção Villa El Carmen. Observe que no canto inferior direito aparecerá a escala (criada automaticamente) e o sinal apontando o Norte, arraste o N para onde desejar.
11 - Para finalizar clique em Salvar em PDF, escolha um local no seu computador e dê um nome para o arquivo.
12 - Se tiver tempo amplie e reduza o zoom para visualizar melhor a região e navegue, observe que na parte superior há vários botões, como Mostrar a luz do sol na paisagem; Mostra imagens históricas, etc.
Uma proposta alternativa para escolas que não possuam laboratório de informática é fazer um croqui de uma área de ocupação irregular em morros na sua cidade ou região. Assista à vídeoaula "Como fazer um croqui", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u4r7NEpN2zc. Acesso em: 8 de abril de 2019.
Material complementar
Ação Propositiva. Passo a Passo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N2PuVNZgZ9nbcskRwxFVXPwtWnXgFyVrsRkvSMe3deDpsR5jtACk5R9W3nSP/geo8-18und03-acao-propositiva-passo-a-passo.pdf)
Como adequar à sua realidade: Você pode seguir o passo a passo e criar um mapa da sua cidade, escolha áreas que mostrem a importância do ordenamento territorial.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite que os alunos andem pelo laboratório de informática para visualizar os mapas criados pelos amigos. Aproveite para finalizar a aula voltando ao objetivo de aprendizagem analisar a ocupação do solo e o ordenamento territorial em e áreas urbanas de países da América com o apoio do Google Earth. Comente que a ONU (Organização das Nações Unidas), em Assembléia Geral realizada em 1989, aprovou uma Resolução, que considerou 1990 como início da Década Internacional para Redução dos Desastres Naturais (DIRDN), cuja principal finalidade é a de reduzir perdas de vidas, danos e transtornos socioeconômicos nos países emergentes, provocados por desastres naturais como escorregamentos, terremotos, erupções vulcânicas, inundações, seca e desertificação,etc. Vale ressaltar que todos os anos milhares de vidas são ceifadas por falta de um ordenamento territorial planejado.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Earth ou elaboração de um croqui
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar elementos da ocupação do solo em áreas urbanas de três países da América com o apoio do Google Earth. Comente que nesta aula o tema será a ocupação do solo, que dá subsídios para entendermos o ordenamento territorial de determinadas regiões. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui. Grave um áudio e pergunte se já leram ou escutaram algo relacionado à ocupação do solo e ao ordenamento territorial. Ouça os alunos e depois explique que isso se relaciona com a ocupação do espaço geográfico. Comente que o ordenamento territorial e o planejamento de ocupação do solo podem se tornar instrumentos valiosos na organização da cidade, do estado ou do país, e, consequentemente na implementação de políticas públicas. Converse com a turma sobre as imagens de La Paz e Cidade do México. Pergunte se eles acham que houve um planejamento para ocupar essas áreas. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Envie aos alunos a imagem com a problematização, disponível aqui. Grave um áudio e peça para os alunos analisarem a imagem e refletirem sobre a problematização. Incentive-os a enviar mensagens ou áudios pelo WhatsApp da turma expondo suas opiniões. Conforme receber os comentários, você pode explicar que as áreas de risco são regiões onde não é recomendada a construção de casas ou moradias, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos. Essas regiões vêm aumentando nos últimos anos, principalmente devido à ocupação de áreas inadequadas. Comente que, no Brasil, projetos no sentido de reestruturação de algumas áreas, conscientização da população etc. têm sido realizados. As principais áreas de risco são aquelas sobre encostas de morros inclinados ou à beira de rios. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique que nesta etapa os alunos irão criar um mapa no Google Earth (professor, conforme a realidade da turma, eles podem criar um mapa usando outros recursos, veja abaixo). Envie aos alunos o passo a passo disponível aqui, para criarem o mapa. Há duas opções: instalar o programa antes da aula (o instalador está disponível aqui) e usar a versão web, disponível aqui. Professor, uma proposta alternativa é fazer um croqui de uma área de ocupação irregular em morros, em sua cidade ou região. Assista à videoaula "Como fazer um croqui", disponível aqui. Tempo estimado: 60 minutos.
Sistematização
Solicite que os alunos enviem, pelo WhatsApp, vídeos curtos (ou fotos) mostrando os mapas ou os croquis criados. Incentive-os a discutir e propor sugestões para os amigos. Aproveite para finalizar a aula voltando ao objetivo de aprendizagem. Comente que a ONU (Organização das Nações Unidas), em Assembléia Geral, realizada em 1989, aprovou uma Resolução que considerou o ano de 1990 como o início da Década Internacional para Redução dos Desastres Naturais (DIRDN), cuja principal finalidade é a de reduzir perdas de vidas, danos e transtornos socioeconômicos nos países emergentes, provocados por desastres naturais, como escorregamentos, terremotos, erupções vulcânicas, inundações, seca e desertificação etc. Vale ressaltar que todos os anos milhares de vidas são ceifadas devido à falta de um ordenamento territorial planejado. Tempo estimado: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre moradias interditadas em área de risco, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar elementos da ocupação do solo em áreas urbanas de 3 países da América com o apoio do Google Earth.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América