GEO8_18UND05 - Exemplos de mapa mental
Plano de Aula
Plano de aula: Mapas mentais e a dinâmica urbana
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Por: Leandro Campelo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo de aprendizagem desse plano é elaborar mapa mental do cotidiano do aluno e relacionar com a urbanização na América. É importante solicitar em aula anterior uma pesquisa de imagens do bairro do aluno ou da cidade que mostram modificações no espaço do bairro / da cidade. Outra opção é o professor trazer essas imagens para a sala de aula, o que dispensaria a pesquisa prévia dos alunos.
Materiais necessários: Pesquisa realizada em casa, lápis, borracha, fita crepe (ou durex), papel, lápis de cor, projetor multimídia e computador.
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3uZfjnjW8UkJ5hquJkTAmFzAnnnceTTJrJ967fKEtJSAwbHEzVbG459JeNJ9/geo8-18und05-problematizacao.pdf
Exemplos de mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hk5FSNHFR5WSM2mbydTMH6PV2cz7HqWafydeue4KPRRVXKuzCCpNbXafZP2S/geo8-18und05-exemplos-de-mapa-mental.pdf
Para você saber mais:
ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.1, n.2, mai/ago 2018. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25>. Acesso em: 21 abr 2019.
ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B; TROSTDORF, M. A. S. O Lugar dos Mapas Mentais na Representação do Lugar. Geografia, nº 1, vol. 13. Londrina - PR, UEL, jan/jun 2004. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 21 abr 2019.
LOPES, Alyne R. C.; RICHTER, D. A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Territorium Terram: Revista de Pós-Graduação em Geografia, vol. 2, nº3, Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram/article/view/606>. Acesso em: 21 abr 2019.
MAASSEN, A.; GALVIN, M. 5 cidades mostram o que é transformação urbana. Archdaily. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/907739/5-cidades-mostram-o-que-sao-transformacoes-urbanas>. Acesso em: 26 abr 2019.
VASCONCELOS, Lia. Urbanização: metrópoles em movimento. Desafios do desenvolvimento, IPEA, ano 3, ed.22, 2006. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=994:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em: 26 abr 2019.
Mobilidade urbana: está ligada às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades.
Contextos prévios: Noções de cartografia básica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que nessa aula eles vão criar mapas mentais da região que moram com foco na dinâmica urbana e/ou rural e relacionar com a urbanização na América.
Como adequar à sua realidade: Procure focar na dinâmica urbana do local de moradia da criança. Trabalhe imagens das ruas e do bairro onde ele mora, procure fotos atuais e fotos antigas.
Para você saber mais:
LOPES, Alyne R. C.; RICHTER, D. A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Territorium Terram: Revista de Pós-Graduação em Geografia, vol. 2, nº3, Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram/article/view/606>. Acesso em: 21 abr 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO