Plano de Aula

Plano de aula: Mapas mentais e a dinâmica urbana

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo de aprendizagem desse plano é elaborar mapa mental do cotidiano do aluno e relacionar com a urbanização na América. É importante solicitar em aula anterior uma pesquisa de imagens do bairro do aluno ou da cidade que mostram modificações no espaço do bairro / da cidade. Outra opção é o professor trazer essas imagens para a sala de aula, o que dispensaria a pesquisa prévia dos alunos.

Materiais necessários: Pesquisa realizada em casa, lápis, borracha, fita crepe (ou durex), papel, lápis de cor, projetor multimídia e computador.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3uZfjnjW8UkJ5hquJkTAmFzAnnnceTTJrJ967fKEtJSAwbHEzVbG459JeNJ9/geo8-18und05-problematizacao.pdf

Exemplos de mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hk5FSNHFR5WSM2mbydTMH6PV2cz7HqWafydeue4KPRRVXKuzCCpNbXafZP2S/geo8-18und05-exemplos-de-mapa-mental.pdf

Para você saber mais:

ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.1, n.2, mai/ago 2018. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25>. Acesso em: 21 abr 2019.

ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B; TROSTDORF, M. A. S. O Lugar dos Mapas Mentais na Representação do Lugar. Geografia, nº 1, vol. 13. Londrina - PR, UEL, jan/jun 2004. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 21 abr 2019.

LOPES, Alyne R. C.; RICHTER, D. A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Territorium Terram: Revista de Pós-Graduação em Geografia, vol. 2, nº3, Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram/article/view/606>. Acesso em: 21 abr 2019.

MAASSEN, A.; GALVIN, M. 5 cidades mostram o que é transformação urbana. Archdaily. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/907739/5-cidades-mostram-o-que-sao-transformacoes-urbanas>. Acesso em: 26 abr 2019.

VASCONCELOS, Lia. Urbanização: metrópoles em movimento. Desafios do desenvolvimento, IPEA, ano 3, ed.22, 2006. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=994:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em: 26 abr 2019.

Mobilidade urbana: está ligada às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades.

Contextos prévios: Noções de cartografia básica.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que nessa aula eles vão criar mapas mentais da região que moram com foco na dinâmica urbana e/ou rural e relacionar com a urbanização na América.

Como adequar à sua realidade: Procure focar na dinâmica urbana do local de moradia da criança. Trabalhe imagens das ruas e do bairro onde ele mora, procure fotos atuais e fotos antigas.

Para você saber mais:

LOPES, Alyne R. C.; RICHTER, D. A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Territorium Terram: Revista de Pós-Graduação em Geografia, vol. 2, nº3, Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram/article/view/606>. Acesso em: 21 abr 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados