Plano de aula: Produção de alimentos e sua escassez

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernização conservadora

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

• Borracha, lápis preto e caneta;
  • Folhas de sulfite;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides;

Material complementar:

Para você saber mais:

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão debater os conceitos de fome, conhecer e refletir sobre a produção e desperdício de alimentos pelo mundo.

Professor, nessa aula você trabalhará com a metodologia ativa "rotação por estações". É importante destacar que, nessa aula, propomos que os alunos realizem 2 estações de 8 minutos cada e uma de 10 minutos. Sendo assim, caso haja mais de 3 grupos na sala, você deve preparar duas ou mais estações com as mesmas atividades, de modo que todos os grupos trabalhem simultaneamente e não haja um grupo sem atividade.

Explique a dinâmica desse modelo para a turma, enfatizando que os grupos participam de um circuito de atividades independentes, cada um realizando uma tarefa distinta em um tempo recomendado por você, de acordo com os objetivos propostos em cada estação.

Para mais detalhes veja as orientações na "Ação propositiva" do plano.

Como adequar à sua realidade: Você pode providenciar reportagens, fotografias da questão da fome pelo Mundo e principalmente na África. Na década de 90, muitas imagens foram compartilhadas e se tornaram símbolo de um período de subnutrição e morte. Poderá verificar se já viram algumas dessas imagens. A fome pode atingir comunidades locais, verifique se há casos de má alimentação ou de situações de risco para melhor conhecer a realidade da sua turma.

Contextos prévios:

Antes do início dessa aula, sugere-se que você oriente os alunos a relembrarem aulas de ciências sobre alimentação, sistema digestivo e saúde. Essa aula de geografia poderá conectar-se com as aulas de ciências em alguns momentos.

Para você saber mais:

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é uma das agência das Nações Unidas, a que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza. Ela trabalha com um indicador chamado “prevalência da subalimentação” para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, combinando dados sobre a oferta de alimentos e outros e aplica questionários a uma amostra da população para estimar a proporção de pessoas abaixo de um requisito de energia dietética mínima. O mapa revela desde 1990 o número global de pessoas subalimentadas no mundo e mostra quais regiões obtiveram progressos nas proporções de pessoas subalimentadas. Quando o indicador está marcando acima de 5%, o país está dentro do Mapa da Fome. Quando cai para abaixo de 5%, o país sai do Mapa da Fome da FAO.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA