GEO8_03UND03 - Imagem Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os refugiados na África
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre População municipal, regional e nacional
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula que os alunos identifiquem os motivos que levam um grande número de africanos a se refugiarem em outros países dentro e fora do continente.
Materiais necessários: Projeção ou impressão dos slides, impressão da atividade da Ação Propositiva (uma cópia para o professor).
Material complementar:
Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uG2Z8BKTa5V57YrF7M8U7D5fXebc2SvTARWceMKbAukvrhpKyrE5cbtcVqfc/geo8-03und03-imagem-contextualizacao.pdf
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9uuSsZp3d8Y6ZUSRrHP2Jk6j25ryP63zch7zkRfhMryTsh9WYrxGJSV5SRS/geo8-03und03-material-problematizacao.pdf
Corrida intelectual gamificada - Afirmações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVtaSZmjxfjAvXVMNfkjbEJ9ZTkHbjNmMUZgd96uyUZwzzwDaCNzrTRTyZfa/geo8-03und03-acao-propositiva-corrida-intelectual-gamificada.pdf
Para você saber mais:
HIERRO, Lola. A maioria dos africanos não emigra para onde você (possivelmente) pensa. El País. 18 jan. 2018. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/11/internacional/1515674435_555866.html> Acesso em 30 mar. 2019.
CHARLEAUX, João Paulo. Qual a diferença entre refugiado, asilado e migrante. Nexo Jornal. 21 dez. 2015. Disponível em <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2015/12/21/Qual-a-diferen%C3%A7a-entre-refugiado-asilado-e-migrante> Acesso em 03 abr. 2019.
UNHCR. Global Trends - Forced Displacement in 2017. Disponível em: <https://www.unhcr.org/5b27be547.pdf> Acesso em 06 abr. 2019.
MIRANDA, Giuliana. Uganda recebe onda de refugiados do Sudão do Sul. Folha de São Paulo. 18 out. 2016. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1823837-uganda-recebe-onda-de-refugiados-do-sudao-do-sul.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
TIUSSU, Bruna. Refugiados transformam campo em cidade de 300 mil pessoas em Uganda. Folha de São Paulo. 13 dez. 2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1940137-refugiados-transformam-campo-em-cidade-de-300-mil-pessoas-em-uganda.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão identificar motivos que levam um grande número de africanos a se refugiarem em outros países dentro e fora do continente. É importante questionar se os alunos sabem o significado do termo refugiado, que é diferente de imigrante. De acordo com a Agência da ONU para refugiados, em 2017 o número de pessoas deslocadas à força de suas casas em todo o mundo chegou ao número recorde de 44.000 por dia. Há no mundo 25,4 milhões de refugiados (até final de 2017), sendo que 55% deles tem origem na Síria, Afeganistão e Sudão do Sul.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola tenha pessoas refugiadas ou o município tem recebido alguns é possível traçar paralelos com essa realidade vivida.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO