GEO8_03UND03 - Imagem Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os refugiados na África
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre População municipal, regional e nacional
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula que os alunos identifiquem os motivos que levam um grande número de africanos a se refugiarem em outros países dentro e fora do continente.
Materiais necessários: Projeção ou impressão dos slides, impressão da atividade da Ação Propositiva (uma cópia para o professor).
Material complementar:
Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uG2Z8BKTa5V57YrF7M8U7D5fXebc2SvTARWceMKbAukvrhpKyrE5cbtcVqfc/geo8-03und03-imagem-contextualizacao.pdf
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9uuSsZp3d8Y6ZUSRrHP2Jk6j25ryP63zch7zkRfhMryTsh9WYrxGJSV5SRS/geo8-03und03-material-problematizacao.pdf
Corrida intelectual gamificada - Afirmações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVtaSZmjxfjAvXVMNfkjbEJ9ZTkHbjNmMUZgd96uyUZwzzwDaCNzrTRTyZfa/geo8-03und03-acao-propositiva-corrida-intelectual-gamificada.pdf
Para você saber mais:
HIERRO, Lola. A maioria dos africanos não emigra para onde você (possivelmente) pensa. El País. 18 jan. 2018. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/11/internacional/1515674435_555866.html> Acesso em 30 mar. 2019.
CHARLEAUX, João Paulo. Qual a diferença entre refugiado, asilado e migrante. Nexo Jornal. 21 dez. 2015. Disponível em <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2015/12/21/Qual-a-diferen%C3%A7a-entre-refugiado-asilado-e-migrante> Acesso em 03 abr. 2019.
UNHCR. Global Trends - Forced Displacement in 2017. Disponível em: <https://www.unhcr.org/5b27be547.pdf> Acesso em 06 abr. 2019.
MIRANDA, Giuliana. Uganda recebe onda de refugiados do Sudão do Sul. Folha de São Paulo. 18 out. 2016. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1823837-uganda-recebe-onda-de-refugiados-do-sudao-do-sul.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
TIUSSU, Bruna. Refugiados transformam campo em cidade de 300 mil pessoas em Uganda. Folha de São Paulo. 13 dez. 2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1940137-refugiados-transformam-campo-em-cidade-de-300-mil-pessoas-em-uganda.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão identificar motivos que levam um grande número de africanos a se refugiarem em outros países dentro e fora do continente. É importante questionar se os alunos sabem o significado do termo refugiado, que é diferente de imigrante. De acordo com a Agência da ONU para refugiados, em 2017 o número de pessoas deslocadas à força de suas casas em todo o mundo chegou ao número recorde de 44.000 por dia. Há no mundo 25,4 milhões de refugiados (até final de 2017), sendo que 55% deles tem origem na Síria, Afeganistão e Sudão do Sul.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola tenha pessoas refugiadas ou o município tem recebido alguns é possível traçar paralelos com essa realidade vivida.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou imprima o slide para os alunos e peça que observem a imagem e descrevam suas percepções. Trata-se de um campo de refugiados no Chade, na África. Os campos de refugiados são locais construídos provisoriamente por organizações internacionais para receber os refugiados, providenciando o básico para sua sobrevivência. Nem todos os refugiados vão necessariamente para esses campos. Em seguida, questione-os:
- Quem são os refugiados?
- Por que buscam refúgio em outro lugar?
É possível que os alunos respondam que refugiado é aquele que saiu de seu local de origem e foi buscar abrigo em outro país buscando condições melhores ou fugindo de guerras. É importante neste momento esclarecer a diferença entre refugiado e imigrante, pois não são sinônimos. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), refugiados são pessoas que se veem obrigadas a abandonar seu país por motivo de perseguições políticas, étnicas, religiosas e ideológicas ou ainda aqueles que foram obrigados a deixar seus países devido a conflitos armados, violência generalizada e graves violações dos direitos humanos. Já o termo imigrante refere-se àquela pessoa que se desloca para outro país de forma voluntária.
Material complementar
Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uG2Z8BKTa5V57YrF7M8U7D5fXebc2SvTARWceMKbAukvrhpKyrE5cbtcVqfc/geo8-03und03-imagem-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de projetar o slide com as manchetes, questione os alunos:
- Vocês sabem para onde se deslocam os refugiados africanos?
- Quais as dificuldades enfrentadas por essas pessoas?
É possível que muitos respondam que eles vão para países europeus, talvez por já terem visto reportagens mostrando perigosas travessias até a Europa. Podem falar ainda sobre a dificuldade do deslocamento em si, falta de dinheiro, dificuldade de aceitação no novo país etc. Projete então o slide com as manchetes ou caso não seja possível, escreva-as no quadro ou apenas leia para os alunos. Comente que diferentemente do que imaginamos, a grande maioria dos refugiados africanos permanecem no próprio continente, buscando abrigo em países vizinhos. Claro que alguns se deslocam para a Europa e para a América, sendo que o Brasil é um dos principais destinos dos refugiados. Mostre então o gráfico presente no relatório de 2017 da UNHCR sobre as tendências globais dos deslocamentos forçados para que observem que os fluxos permanecem no continente. Caso não possa projetar, imprima o gráfico para os alunos. Importante discutir também que dos 15 conflitos que se iniciaram ou foram retomados nos últimos anos e que intensificaram os deslocamentos forçados, oito estão na África: Costa do Marfim, República Centro Africana, Líbia, Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Burundi. Até pouco tempo atrás também tinha o maior campo de refugiados do mundo em Dadaab, no Quênia, próximo à fronteira com a Somália. Esses campos que deveriam ser provisórios, têm permanecido cada vez por mais tempo e em situações cada vez mais precárias, gerando desafios políticos aos países anfitriões e se transformando em uma crise humanitária mundial com difícil resolução.
Em seguida, projete o slide com o mapa "Distribuição dos refugiados na África - 2017" ou então providencie sua impressão para os alunos. Peça para que observem onde estão as maiores concentrações de refugiados. É provável que mencionem Uganda como o maior e países como República Democrática do Congo, Etiópia e Somália. Comente que boa parte dessas concentrações são originárias do Sudão do Sul, cujo conflito gerou uma grave crise de refugiados na África. Segundo dados da UNHCR, de todos os refugiados do mundo, 2,4 milhões vieram do Sudão do Sul. Além disso, em 2017 a África Subsaariana abrigou 31% dos refugiados globais, superando a Europa em 2016.
Material complementar
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9uuSsZp3d8Y6ZUSRrHP2Jk6j25ryP63zch7zkRfhMryTsh9WYrxGJSV5SRS/geo8-03und03-material-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
FREIRE, Simone. A grande maioria dos refugiados da África fica na África, afirma representante da ONU. Brasil de Fato. 01 set. 2015. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/node/32816/> Acesso em 03 abr. 2019.
O GLOBO. Na África, maior campo de refugiados do mundo sofre com superlotação, falta de comida e água. O Globo. 14 jul. 2011. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/na-africa-maior-campo-de-refugiados-do-mundo-sofre-com-superlotacao-falta-de-comida-agua-2716780> Acesso em 03 abr. 2019.
UNHCR. Global Trends - Forced Displacement in 2017. Disponível em: <https://www.unhcr.org/5b27be547.pdf> Acesso em 06 abr. 2019.
MIRANDA, Giuliana. Uganda recebe onda de refugiados do Sudão do Sul. Folha de São Paulo. 18 out. 2016. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1823837-uganda-recebe-onda-de-refugiados-do-sudao-do-sul.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
TIUSSU, Bruna. Refugiados transformam campo em cidade de 300 mil pessoas em Uganda. Folha de São Paulo. 13 dez. 2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1940137-refugiados-transformam-campo-em-cidade-de-300-mil-pessoas-em-uganda.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
Problematização
Orientações: Antes de projetar o slide com as manchetes, questione os alunos:
- Vocês sabem para onde se deslocam os refugiados africanos?
- Quais as dificuldades enfrentadas por essas pessoas?
É possível que muitos respondam que eles vão para países europeus, talvez por já terem visto reportagens mostrando perigosas travessias até a Europa. Podem falar ainda sobre a dificuldade do deslocamento em si, falta de dinheiro, dificuldade de aceitação no novo país etc. Projete então o slide com as manchetes ou caso não seja possível, escreva-as no quadro ou apenas leia para os alunos. Comente que diferentemente do que imaginamos, a grande maioria dos refugiados africanos permanecem no próprio continente, buscando abrigo em países vizinhos. Claro que alguns se deslocam para a Europa e para a América, sendo que o Brasil é um dos principais destinos dos refugiados. Mostre então o gráfico presente no relatório de 2017 da UNHCR sobre as tendências globais dos deslocamentos forçados para que observem que os fluxos permanecem no continente. Caso não possa projetar, imprima o gráfico para os alunos. Importante discutir também que dos 15 conflitos que se iniciaram ou foram retomados nos últimos anos e que intensificaram os deslocamentos forçados, oito estão na África: Costa do Marfim, República Centro Africana, Líbia, Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Burundi. Até pouco tempo atrás também tinha o maior campo de refugiados do mundo em Dadaab, no Quênia, próximo à fronteira com a Somália. Esses campos que deveriam ser provisórios, têm permanecido cada vez por mais tempo e em situações cada vez mais precárias, gerando desafios políticos aos países anfitriões e se transformando em uma crise humanitária mundial com difícil resolução.
Em seguida, projete o slide com o mapa "Distribuição dos refugiados na África - 2017" ou então providencie sua impressão para os alunos. Peça para que observem onde estão as maiores concentrações de refugiados. É provável que mencionem Uganda como o maior e países como República Democrática do Congo, Etiópia e Somália. Comente que boa parte dessas concentrações são originárias do Sudão do Sul, cujo conflito gerou uma grave crise de refugiados na África. Segundo dados da UNHCR, de todos os refugiados do mundo, 2,4 milhões vieram do Sudão do Sul. Além disso, em 2017 a África Subsaariana abrigou 31% dos refugiados globais, superando a Europa em 2016.
Material complementar
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9uuSsZp3d8Y6ZUSRrHP2Jk6j25ryP63zch7zkRfhMryTsh9WYrxGJSV5SRS/geo8-03und03-material-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
FREIRE, Simone. A grande maioria dos refugiados da África fica na África, afirma representante da ONU. Brasil de Fato. 01 set. 2015. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/node/32816/> Acesso em 03 abr. 2019.
O GLOBO. Na África, maior campo de refugiados do mundo sofre com superlotação, falta de comida e água. O Globo. 14 jul. 2011. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/na-africa-maior-campo-de-refugiados-do-mundo-sofre-com-superlotacao-falta-de-comida-agua-2716780> Acesso em 03 abr. 2019.
UNHCR. Global Trends - Forced Displacement in 2017. Disponível em: <https://www.unhcr.org/5b27be547.pdf> Acesso em 06 abr. 2019.
MIRANDA, Giuliana. Uganda recebe onda de refugiados do Sudão do Sul. Folha de São Paulo. 18 out. 2016. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1823837-uganda-recebe-onda-de-refugiados-do-sudao-do-sul.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
TIUSSU, Bruna. Refugiados transformam campo em cidade de 300 mil pessoas em Uganda. Folha de São Paulo. 13 dez. 2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1940137-refugiados-transformam-campo-em-cidade-de-300-mil-pessoas-em-uganda.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
Problematização
Orientações: Antes de projetar o slide com as manchetes, questione os alunos:
- Vocês sabem para onde se deslocam os refugiados africanos?
- Quais as dificuldades enfrentadas por essas pessoas?
É possível que muitos respondam que eles vão para países europeus, talvez por já terem visto reportagens mostrando perigosas travessias até a Europa. Podem falar ainda sobre a dificuldade do deslocamento em si, falta de dinheiro, dificuldade de aceitação no novo país etc. Projete então o slide com as manchetes ou caso não seja possível, escreva-as no quadro ou apenas leia para os alunos. Comente que diferentemente do que imaginamos, a grande maioria dos refugiados africanos permanecem no próprio continente, buscando abrigo em países vizinhos. Claro que alguns se deslocam para a Europa e para a América, sendo que o Brasil é um dos principais destinos dos refugiados. Mostre então o gráfico presente no relatório de 2017 da UNHCR sobre as tendências globais dos deslocamentos forçados para que observem que os fluxos permanecem no continente. Caso não possa projetar, imprima o gráfico para os alunos. Importante discutir também que dos 15 conflitos que se iniciaram ou foram retomados nos últimos anos e que intensificaram os deslocamentos forçados, oito estão na África: Costa do Marfim, República Centro Africana, Líbia, Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Burundi. Até pouco tempo atrás também tinha o maior campo de refugiados do mundo em Dadaab, no Quênia, próximo à fronteira com a Somália. Esses campos que deveriam ser provisórios, têm permanecido cada vez por mais tempo e em situações cada vez mais precárias, gerando desafios políticos aos países anfitriões e se transformando em uma crise humanitária mundial com difícil resolução.
Em seguida, projete o slide com o mapa "Distribuição dos refugiados na África - 2017" ou então providencie sua impressão para os alunos. Peça para que observem onde estão as maiores concentrações de refugiados. É provável que mencionem Uganda como o maior e países como República Democrática do Congo, Etiópia e Somália. Comente que boa parte dessas concentrações são originárias do Sudão do Sul, cujo conflito gerou uma grave crise de refugiados na África. Segundo dados da UNHCR, de todos os refugiados do mundo, 2,4 milhões vieram do Sudão do Sul. Além disso, em 2017 a África Subsaariana abrigou 31% dos refugiados globais, superando a Europa em 2016.
Material complementar
Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C9uuSsZp3d8Y6ZUSRrHP2Jk6j25ryP63zch7zkRfhMryTsh9WYrxGJSV5SRS/geo8-03und03-material-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
FREIRE, Simone. A grande maioria dos refugiados da África fica na África, afirma representante da ONU. Brasil de Fato. 01 set. 2015. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/node/32816/> Acesso em 03 abr. 2019.
O GLOBO. Na África, maior campo de refugiados do mundo sofre com superlotação, falta de comida e água. O Globo. 14 jul. 2011. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/na-africa-maior-campo-de-refugiados-do-mundo-sofre-com-superlotacao-falta-de-comida-agua-2716780> Acesso em 03 abr. 2019.
UNHCR. Global Trends - Forced Displacement in 2017. Disponível em: <https://www.unhcr.org/5b27be547.pdf> Acesso em 06 abr. 2019.
MIRANDA, Giuliana. Uganda recebe onda de refugiados do Sudão do Sul. Folha de São Paulo. 18 out. 2016. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/10/1823837-uganda-recebe-onda-de-refugiados-do-sudao-do-sul.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
TIUSSU, Bruna. Refugiados transformam campo em cidade de 300 mil pessoas em Uganda. Folha de São Paulo. 13 dez. 2017. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1940137-refugiados-transformam-campo-em-cidade-de-300-mil-pessoas-em-uganda.shtml> Acesso em 06 abr. 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: A atividade proposta chama-se corrida intelectual gamificada (CAMARGO; DAROS, 2018), que busca desenvolver competências como a comunicação e o trabalho em grupo. Inicialmente, divida a sala em grupos de quatro a seis alunos conforme achar conveniente. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, os alunos devem escolher um nome para representar a equipe e a cada membro será atribuída uma letra do alfabeto. Assim, todas as equipes deverão ter um membro com a letra A, B, C, D e assim por diante de acordo com o total de integrantes. Em seguida, monte uma tabela no quadro ou em formato de cartaz com o nome das equipes conforme o exemplo presente no slide. Entregue também uma folha por equipe para que possam colocar as respostas.
Ao iniciar a atividade, anuncie a sequência de membros que deverão responder (por exemplo, a primeira questão todos os alunos "A" responderão, depois todos os alunos "B" e assim por diante) e, então, faça a questão por meio da leitura ou projeção via equipamento multimídia. No link abaixo é possível acessar um conjunto de dez afirmações que poderão ser utilizadas: três consideradas como fáceis, quatro médias e três difíceis e a cada tipo é atribuída pontuação diferenciada. Todas elas constituem afirmativas verdadeiras ou falsas sobre os refugiados no continente africano. As ideias são do tipo falsa-falsa (F-F), verdadeira-falsa (V-F), falsa-verdadeira (F-V) e verdadeira-verdadeira (V-V).
A cada rodada, cada membro deverá escrever na folha distribuída a resposta das questões, que poderão ser debatidas pelos membros conforme o tempo proposto. A sugestão é de 30 segundos a 1 minuto conforme o grau de dificuldade. Neste momento não será feito nenhum tipo de correção, que ocorrerá apenas ao final da atividade, na sistematização.
Material complementar
Corrida intelectual gamificada - Afirmações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVtaSZmjxfjAvXVMNfkjbEJ9ZTkHbjNmMUZgd96uyUZwzzwDaCNzrTRTyZfa/geo8-03und03-acao-propositiva-corrida-intelectual-gamificada.pdf
Para você saber mais:
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Ação Propositiva
Orientações: A atividade proposta chama-se corrida intelectual gamificada (CAMARGO; DAROS, 2018), que busca desenvolver competências como a comunicação e o trabalho em grupo. Inicialmente, divida a sala em grupos de quatro a seis alunos conforme achar conveniente. Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Após a divisão, os alunos devem escolher um nome para representar a equipe e a cada membro será atribuída uma letra do alfabeto. Assim, todas as equipes deverão ter um membro com a letra A, B, C, D e assim por diante de acordo com o total de integrantes. Em seguida, monte uma tabela no quadro ou em formato de cartaz com o nome das equipes conforme o exemplo presente no slide. Entregue também uma folha por equipe para que possam colocar as respostas.
Ao iniciar a atividade, anuncie a sequência de membros que deverão responder (por exemplo, a primeira questão todos os alunos "A" responderão, depois todos os alunos "B" e assim por diante) e, então, faça a questão por meio da leitura ou projeção via equipamento multimídia. No link abaixo é possível acessar um conjunto de dez afirmações que poderão ser utilizadas: três consideradas como fáceis, quatro médias e três difíceis e a cada tipo é atribuída pontuação diferenciada. Todas elas constituem afirmativas verdadeiras ou falsas sobre os refugiados no continente africano. As ideias são do tipo falsa-falsa (F-F), verdadeira-falsa (V-F), falsa-verdadeira (F-V) e verdadeira-verdadeira (V-V).
A cada rodada, cada membro deverá escrever na folha distribuída a resposta das questões, que poderão ser debatidas pelos membros conforme o tempo proposto. A sugestão é de 30 segundos a 1 minuto conforme o grau de dificuldade. Neste momento não será feito nenhum tipo de correção, que ocorrerá apenas ao final da atividade, na sistematização.
Material complementar
Corrida intelectual gamificada - Afirmações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVtaSZmjxfjAvXVMNfkjbEJ9ZTkHbjNmMUZgd96uyUZwzzwDaCNzrTRTyZfa/geo8-03und03-acao-propositiva-corrida-intelectual-gamificada.pdf
Para você saber mais:
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Finalizado o game, neste momento de sistematização é feita a correção das respostas dadas por cada grupo. Inicialmente, recolha as folhas com as respostas e preenche o quadro com os acertos de cada equipe. A cada questão, é possível verificar a compreensão dos alunos sobre o tema estudado e ainda fazer as correções e comentários, explicando onde estava o erro nas afirmações falsas. Ao término, somam-se os pontos e ganha o grupo que conquistar maior pontuação. Por fim, avalie com os alunos como foi realizar essa atividade.
Caso tenha disponibilidade, sugerimos finalizar esta etapa com um vídeo (opcional) que mostra um pouco das condições de vida no campo de refugiados, assim como relatos dos motivos e dificuldades do deslocamento. O vídeo pode ser acessado pelo link: http://g1.globo.com/videos/v/maior-campo-de-refugiados-do-mundo-completa-20-anos-em-meio-a-crise-humanitaria/1594278/. Se optar pela exibição do vídeo, é preciso reduzir o tempo do cálculo dos pontos e correção já que ele possui 5:08 minutos de duração.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Explique que nesta aula os alunos irão identificar motivos que levam um grande número de africanos a se refugiarem em outros países, dentro e fora do continente. Envie um áudio à turma explicando que a aula será conduzida via WhatsApp (uma possibilidade é adaptar o conteúdo para o e-mail, professor). Questione os alunos se eles conhecem o termo refugiados, espere as respostas e explique que não é a mesma coisa que imigrantes. Procure dar exemplos próximos de seus alunos para diferenciar os dois conceitos. O valor a ser trabalhado serão os direitos humanos. Lembre os alunos de que não importa a condição de uma pessoa, imigrante ou refugiado, ela deve ter os seus direitos preservados. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Para contextualizar o tema, envie pelo WhatsApp a imagem disponível aqui. Grave um áudio ou um vídeo curto, e peça que observem a imagem e descrevam suas percepções. Permita, nesse momento, que os alunos enviem suas opiniões sem se preocuparem com o que está certo ou errado. Faça outras perguntas como: "Quem são os refugiados? Por que buscam refúgio em outro lugar?". Incentive-os a refletir e fazer anotações que irão ajudá-los na sequência. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o arquivo de Problematização, disponível aqui. Peça que leiam a primeira página, com as manchetes. Faça perguntas como: "Vocês sabem para onde se deslocam os refugiados africanos? Quais as dificuldades enfrentadas por essas pessoas?". A ideia é fazer os alunos refletirem sobre as dificuldades que essas pessoas enfrentam. Mostre, então, o gráfico da segunda página, presente no relatório de 2017 da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados), sobre as tendências globais dos deslocamentos forçados, para que observem que os fluxos permanecem no continente. Por fim, peça que visualizem e analisem o mapa "Distribuição dos refugiados na África - 2017". Solicite que observem onde estão as maiores concentrações de refugiados. Aconselhe-os a anotar o que pensam sobre os três arquivos analisados. Tempo estimado: 30 minutos.
Ação propositiva
Explique para os alunos que eles irão trabalhar com uma metodologia ativa chamada corrida intelectual gamificada (adaptada), que busca desenvolver competências como a comunicação e o trabalho em grupo. Inicialmente, divida a sala em grupos de quatro a seis alunos, como achar conveniente. Cada grupo deve ter um nome. No arquivo disponível aqui, aparecem as perguntas e respostas. Envie as perguntas para o WhatsApp da classe. Anuncie-as como sendo de nível fácil, médio ou difícil. Peça para os alunos enviarem as respostas apenas a você. Tempo estimado: 30 minutos.
Sistematização
Professor, use o modelo disponível aqui. A cada questão, é possível verificar a compreensão dos alunos sobre o tema estudado e ainda fazer as correções e comentários, explicando onde estava o erro nas afirmações falsas. Ao término, somam-se os pontos e ganha o grupo que conquistar a maior pontuação. Envie os resultados aos grupos. Por fim, avalie com os alunos como foi realizar essa atividade. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assitirem com seus filhos à reportagem "Maior campo de refugiados do mundo completa 20 anos em meio à crise humanitária", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Viviane Cracel
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar os motivos que levam um grande número de africanos a se refugiarem em outros países dentro e fora do continente.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).