GEO8_23UND05 - Mapa Mundi
Plano de Aula
Plano de aula: América Latina: do natural ao cultural
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; modelo de roteiro de viagem.
Material complementar:
Atividade - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYtU9czcGuubb9p5ArsuUV5kxEuzPHDgaD69D2zHdnjRgR6mmEPRFRGMk68p/geo8-23und05-roteiro-de-viagem-america-latina.pdf
Link para o mapa e figuras:
América Latina (slide 4): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/C2Fykx7YN7ZKDTJyvqqD5xBGCEZUs9azQu5WMck2kKrhUSXfBpxTnBbK2BaZ/geo8-24und05-america-latina-slide-4.pdf
América Latina (slide 5): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXJBm5jwvHTeYFmaCv7efYHsYzXep9chvq7NBr8jQgBbXqapxdeGMekvSaA9/geo8-23und05-america-latina-slide-5.pdf
América Latina (slide 6): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXcUAyG8g2FMhKSaUpbNTpRZ2NgFW7uHp5aSqyHDg7KCHkcP6QZUm4J2VgjX/geo8-23und05-america-latina-slide-6.pdf
América Latina (slide 7): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TXXnseHKwyrWRUgJ2qryg8BbRwQUQX8qyXEpkVBVP6mEfft5Jd5HSc9fmgms/geo8-23und05-america-latina-slide-7.pdf
Para você saber mais:
BARBOSA, Vanessa. América Latina tem montanha de lixo para resolver - e você também. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/mundo/america-latina-tem-montanha-de-lixo-para-resolver-e-voce-tambem/>. Acesso em: 08 mar 2019.
Desigualdade na América Latina segue em ritmo muito alto. ONU News. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-05/desigualdade-na-america-latina-segue-em-ritmo-muito-alto-diz-cepal>. Acesso em: 08 mar 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Favelização e segregação urbana. Brasil Escola. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/favelizacao-segregacao-urbana.htm>. Acesso em: 08 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de transformação das paisagens que é uma constante no continente latino-americano, bem como em todo o planeta. Ressalte que essas modificações podem ocorrer de forma natural (com deslizamentos de massa, terremotos, atividades vulcânicas, dentre outros) ou ocasionadas pelo homem (com a construção de prédios, asfaltamento de ruas, despejo de lixo no oceano, dentre outros).
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi que esteja disponível na escola e apresente os países da América Latina.
Neste momento, comente com os alunos que o continente latino-americano é palco de intensas transformações das paisagens. Ressalte que, com o avanço do desenvolvimento econômico em muitos de seus países, bem como com a miséria a que muitos estão sujeitos no dia-a-dia, ocorre a transformação das paisagens, seja com o aumento do número de prédios e shoppings centers, seja com a intensificação do processo de favelização, despejo de lixo a céu aberto, dentre outros. Posteriormente, comente que alguns países latinoamericanos (indicados por pontos vermelhos no mapa) serão analisados, de forma que será possível observar as transformações ocorridas em áreas com realidades distintas.
Contextualização
Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão. Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas.
Comente que esta foto é da cidade do Rio de Janeiro, onde é possível observar parte da Rocinha e do bairro de São Conrado. Posteriormente, faça questionamentos como:
- É possível notar, nesta imagem, as disparidades existentes em bairros vizinhos? De que forma?
- Você acredita que houve planejamento territorial neste trecho da cidade? Justifique.
Imagem para impressão disponível em:
Contextualização
Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.
Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas. Conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, comente que esta foto é da cidade de Machu Pichu, no Peru, e que a transformação desta paisagem, através das construções observadas, ocorreu no século XV.
Posteriormente, faça questionamentos como:
· Ao comparar esta imagem com a anterior, onde o ordenamento territorial parece ter ocorrido de forma mais eficaz? Justifique.
· Por quais motivos você acredita que esta localização, que se encontra a mais de 2000 metros de altitude, foi escolhida pelo povo Inca para a construção de sua cidade?
Posteriormente, caso os alunos não tenham conhecimento dos motivos que levaram à construção da cidade de Machu Pichu no local onde se encontra, ressalte que esta foi a localização escolhida devido à elevada altitude, que favoreceria os estudos astronômicos desenvolvidos pelo povo Inca, e, também, porque os incas consideravam as montanhas, ali existentes, sagradas.
Imagem para impressão disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HXJBm5jwvHTeYFmaCv7efYHsYzXep9chvq7NBr8jQgBbXqapxdeGMekvSaA9/geo8-23und05-america-latina-slide-5.pdf
Contextualização
Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.
Enquanto os alunos observam as imagens, comente sobre cada uma delas. Comente que esta foto é da cidade de Cancún, no México, onde se observa a construção de prédios e casas a retaguarda. Posteriormente, faça questionamentos como:
- Você acredita que as transformações ocorridas nesta região do México serão intensificadas com o passar dos anos? Justifique
Imagem disponível para impressão em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXcUAyG8g2FMhKSaUpbNTpRZ2NgFW7uHp5aSqyHDg7KCHkcP6QZUm4J2VgjX/geo8-23und05-america-latina-slide-6.pdf
Contextualização
Orientações: Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens dos slides 4, 5, 6 e 7, por meio de projetor ou impressão.
Comente que esta foto é da comunidade Cité Soleil, no Haiti, onde se observa uma criança brincando em meio ao lixo e esgoto despejados no entorno de um rio. Posteriormente, faça questionamentos como:
- Por quais motivos diversas áreas ao redor do mundo são marcadas pelo descaso com o próximo?
- O que você acha que o menino pensava quando brincava sobre o lixo, à margem de um rio igualmente poluído?
- Será que ele conhece outra realidade além desta em que está inserido?
Imagem para impressão disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TXXnseHKwyrWRUgJ2qryg8BbRwQUQX8qyXEpkVBVP6mEfft5Jd5HSc9fmgms/geo8-23und05-america-latina-slide-7.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Neste momento, questione se os alunos já visitaram algum lugar, fora de sua cidade, com que tenham se identificado. Caso a resposta seja positiva, questione para onde e por quê. Caso a resposta seja negativa, questione se já observaram fotos em jornais, revistas, ou documentários em televisão, de lugares na América Latina que gostariam de conhecer e pergunte, também, o motivo dessa escolha.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações: Divida a turma em trios e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles, por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente.
A atividade proposta será realizada em duas etapas. Entretanto, a etapa 1 terá duração de 20 minutos, e a etapa 2 deverá ser realizada em 12 minutos (tempo que deverá ser dividido entre os trios, de acordo com a quantidade de grupos existente).
Na etapa 1, cada trio criará um roteiro de viagem que abarque, pelo menos, 5 países latino-americanos distintos, explicitando o motivo de cada uma dessas escolhas, conforme explicitado no slide. Neste momento, enfatize aos alunos que os roteiros criados deverão ser contemplados com, pelo menos, um lugar escolhido por seus aspectos naturais, e outro escolhido por seus aspectos culturais. O link para o modelo do roteiro de viagem encontra-se abaixo.
Na etapa 2, esses roteiros deverão ser apresentados para toda a turma, bem como a justificativa dos países escolhidos.
Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.
Atividade - Modelo de roteiro de viagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yYtU9czcGuubb9p5ArsuUV5kxEuzPHDgaD69D2zHdnjRgR6mmEPRFRGMk68p/geo8-23und05-roteiro-de-viagem-america-latina.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Com base no que foi apresentado e produzido em sala, oriente os alunos a pensar sobre a relação sociedade-natureza, no que tange à transformação das paisagens. Faça os questionamentos indicados neste slide, seja por meio de projeção, impressão, escrita no quadro ou oralmente. Em seguida, sugira que reflitam sobre a constante transformação das paisagens latino-americanas que ocorre, muitas vezes, desconsiderando a importância de um planejamento e ordenamento territorial.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer a transformação das paisagens da América Latina. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
ContextualizaçãoNeste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio do processo de transformação das paisagens - uma constante no continente latino-americano, bem como em todo o planeta. Ressalte que essas modificações podem ocorrer de forma natural (com deslizamentos de massa, terremotos, atividades vulcânicas, dentre outros) ou ocasionadas pelo homem (com a construção de prédios, asfaltamento de ruas, despejo de lixo no oceano, dentre outros). Apresente as quatro imagens disponíveis aqui e as analise com os alunos. Na primeira foto, que mostra um bairro nobre e uma favela, pergunte se é possível notar as disparidades existentes em bairros vizinhos e de que forma. Na foto 2, de Machu Picchu, questione: "Por quais motivos você acredita que esta localização, a mais de 2000 metros de altitude, foi escolhida pelo povo Inca para a construção de sua cidade?". Por fim, vejam a foto da comunidade Cité Soleil, no Haiti, em que se observa uma criança brincando em meio a lixo e esgoto despejados no entorno de um rio. Faça questionamentos como: "O que você acha que o menino pensava quando brincava sobre o lixo, à margem de um rio igualmente poluído? Será que ele conhece outra realidade além dessa em que está inserido?". Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado de 20 minutos.
Problematização
Apresente a situação hipotética: "Num concurso nacional de redação sobre a América Latina, um aluno foi premiado por uma agência de viagens para conhecer paisagens latino-americanas, fossem elas naturais ou culturais", que iniciará a atividade proposta a seguir. Nesse momento, questione se os alunos já visitaram algum lugar, fora de sua cidade, com o qual tenham se identificado. Caso a resposta seja positiva, questione onde e por quê. Caso a resposta seja negativa, questione se já observaram fotos em jornais, revistas ou documentários na televisão de lugares na América Latina que gostariam de conhecer e pergunte, também, o motivo dessa escolha. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em trios e, em seguida, apresente a atividade que será realizada por eles: criar um roteiro de viagem pela América Latina, percorrendo lugares com características distintas e justificando suas escolhas, e apresentar o roteiro de viagem para a turma. Na etapa 1, cada trio criará um roteiro de viagem que abarque, pelo menos, cinco países latino-americanos distintos, explicitando o motivo de cada uma dessas escolhas, conforme o slide. Nesse momento, enfatize para os alunos que os roteiros criados deverão ser contemplados com, pelo menos, um lugar escolhido por seus aspectos naturais e outro escolhido por seus aspectos culturais. O arquivo para o modelo do roteiro de viagem encontra-se disponível aqui. Na etapa 2, esses roteiros deverão ser apresentados para toda a turma, bem como a justificativa dos países escolhidos. Incentive-os a enviar fotos e áudios sobre seus roteiros. Tempo estimado: 35 minutos.
Sistematização
Com base no que foi apresentado e produzido em sala, oriente os alunos a pensar sobre a relação sociedade-natureza, no que tange à transformação das paisagens. Faça o questionamento: "Você acredita que a modificação da paisagem pelo homem é um aspecto positivo ou negativo para a sociedade?". Em seguida, sugira que reflitam sobre a constante transformação das paisagens latino-americanas que ocorre, muitas vezes, desconsiderando-se a importância de um planejamento e ordenamento territorial. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem a este documentário com paisagens exuberantes, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Baptista
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a transformação das paisagens da América Latina.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.