Plano de Aula
Plano de aula: Características e potencialidades dos países emergentes
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar: Para este plano de aula você deve imprimir os materiais listados abaixo. São listas (rankings) dos países do mundo em vários aspectos para que os alunos façam comparação dos países.
1 - Lista de Países por IDH
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano#Lista_completa_dos_pa%C3%ADses
Acesso em 18 Mai. 2019.
2 - Lista de Países por Índice de liberdade econômica
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Economic_Freedom_of_the_World >
Acesso em 18 Mai. 2019.
3 - Lista de Países por PIB per capita
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal_per_capita >
Acesso em 18 Mai. 2019.
4 - Lista de Países por PIB nominal
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal >
Acesso em 18 Mai. 2019.
5 - Lista de Países por População residente
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_países_por_população >
Acesso em 18 Mai. 2019.
Caso não seja possível imprimir todos, faça uma lista com os primeiros países dos rakings (incluindo todos os países dos BRICS) e entregue aos alunos. Você também pode enviar os links dos sites ou arquivos para os smartphones dos alunos para eles consultarem as listas ao invés de imprimir, levá-los à um laboratório de informática ou certificar-se que haja um smartphone com os arquivos em cada cada grupo.
Para você saber mais:
ALVES, André Gustavo M. P. Os BRICS e seus vizinhos: investimento direto estrangeiro. Brasília: Ipea, 2014. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_brics_investimento.pdf>
Acesso em: 25 mar. 2019
BAUMANN, Renato (org). O Brasil e os demais BRICs: comércio e política. Brasília-DF: CEPAL, Ipea, 2010. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/1396/S3821B823D2010_pt.pdf?sequence=1&isAllowed=y>
Acesso em: 25 mar. 2019
BRICS. Russia Beyond. Disponível em: <https://br.rbth.com/brics>. Acesso em: 25 mar. 2019
Contextos prévios: Para realização desta aula é importante que os alunos saibam previamente o que são Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), PIB per capita e ranking de liberdade econômica.
Por isso, peça para que eles pesquisem sobre o que são os termos em casa antes da aula ou use uma aula anterior para certificar-se que eles conhecem os conceitos.
Se você for usar os smartphones na aula (para não imprimir os materiais) encaminhe os arquivos antes para os alunos através do WhatsApp para que eles possam baixar os rakings antes e estar com os arquivos disponíveis na aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula e diga que hoje será um dia para eles analisarem as possibilidades de mudanças no mercado global, numa perspectiva que envolve fortemente o Brasil.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO