Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar: Para este plano de aula você deve imprimir os materiais listados abaixo. São listas (rankings) dos países do mundo em vários aspectos para que os alunos façam comparação dos países.
1 - Lista de Países por IDH
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano#Lista_completa_dos_pa%C3%ADses
Acesso em 18 Mai. 2019.
2 - Lista de Países por Índice de liberdade econômica
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Economic_Freedom_of_the_World >
Acesso em 18 Mai. 2019.
3 - Lista de Países por PIB per capita
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal_per_capita >
Acesso em 18 Mai. 2019.
4 - Lista de Países por PIB nominal
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal >
Acesso em 18 Mai. 2019.
5 - Lista de Países por População residente
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_países_por_população >
Acesso em 18 Mai. 2019.
Caso não seja possível imprimir todos, faça uma lista com os primeiros países dos rakings (incluindo todos os países dos BRICS) e entregue aos alunos. Você também pode enviar os links dos sites ou arquivos para os smartphones dos alunos para eles consultarem as listas ao invés de imprimir, levá-los à um laboratório de informática ou certificar-se que haja um smartphone com os arquivos em cada cada grupo.
Para você saber mais:
ALVES, André Gustavo M. P. Os BRICS e seus vizinhos: investimento direto estrangeiro. Brasília: Ipea, 2014. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_brics_investimento.pdf>
Acesso em: 25 mar. 2019
BAUMANN, Renato (org). O Brasil e os demais BRICs: comércio e política. Brasília-DF: CEPAL, Ipea, 2010. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/1396/S3821B823D2010_pt.pdf?sequence=1&isAllowed=y>
Acesso em: 25 mar. 2019
BRICS. Russia Beyond. Disponível em: <https://br.rbth.com/brics>. Acesso em: 25 mar. 2019
Contextos prévios: Para realização desta aula é importante que os alunos saibam previamente o que são Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), PIB per capita e ranking de liberdade econômica.
Por isso, peça para que eles pesquisem sobre o que são os termos em casa antes da aula ou use uma aula anterior para certificar-se que eles conhecem os conceitos.
Se você for usar os smartphones na aula (para não imprimir os materiais) encaminhe os arquivos antes para os alunos através do WhatsApp para que eles possam baixar os rakings antes e estar com os arquivos disponíveis na aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula e diga que hoje será um dia para eles analisarem as possibilidades de mudanças no mercado global, numa perspectiva que envolve fortemente o Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: A partir da exposição do tema da aula para os alunos, relembre o quem são os BRICS se for necessário.
Relembre também que eles são compostos por países com economias emergentes e explique o termo para os alunos.
Tente incentivar que os alunos digam o que já sabem sobre os BRICS como forma de relembrar todos os alunos da sala sobre o que eles já ouviram falar sobre o tema.
Caso eles nunca tenham tido contato com o assunto, use o tempo para falar algumas características em comum dos países do grupo.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça que os alunos deem exemplos de países que eles consideram desenvolvidos e com economias fortes.
Possivelmente eles citarão EUA, Japão, Austrália e alguns países europeus.
Anote alguns dos países citados no quadro e pergunte se eles acham que o Brasil pode se comparar ou competir economicamente com esses países.
Pergunte então se eles acham que países como Brasil, Índia e China podem ser comparados aos países mais desenvolvidos do globo. Independente das respostas, peça que três ou quatro alunos deem a justificativa para seu ponto de vista.
Após aguçar o debate e iniciar uma comparação entre os países mais desenvolvidos do mundo e os BRICS, parta para próxima etapa.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: A partir da pergunta colocada no slide, convide os alunos para analisar um pouco mais a fundo as características dos BRICS. Divida a turma em grupos de 5 alunos e distribua os materiais disponibilizados no slide 1 e proponha que eles encontrem nos rankings os países denominados BRICS e os países destacados como mais desenvolvidos, que você anotou no quadro.
Além disso, peça também que eles façam comparações dos dados dos BRICS, como por exemplo:
- A soma do PIB dos BRICS pode ser comparada com qual país do mundo?
- Qual é o tamanho da população residente nos BRICS?
- Que país do mundo tem uma população próxima a essa?
- Qual é o BRIC mais bem posicionado no ranking do IDH? E onde estão os demais?
- Qual é a característica dos BRICS em relação ao índice de liberdade econômica?
- Como estão posicionados os BRICS na questão do PIB per capita?
- A riqueza média por cidadão nesses países é alta em comparação aos outros?
Oriente os alunos a compararem os países que compõem os BRICS com os países desenvolvidos em todos os aspectos e tirarem suas conclusões para um debate com outros grupos após o fim do tempo estipulado.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após os alunos analisarem as tabelas e compararem os BRICS com outros países do globo, pergunte o que eles acham da situação dos BRICS no mercado global.
Chame a atenção deles que os BRICS são países muito populosos, o que significa indiretamente países que dispõem de muita mão-de-obra para produzir todo tipo de produto e também num grande mercado consumidor em potencial.
Não deixe de observar que a soma dos PIB dos países praticamente se iguala ao dos EUA e da União Européia, configurando grandes economias do Mundo. Peça que eles observem que os países ainda tem muito para crescer no ranking do IDH, ou seja, que a qualidade de vida na maioria desses países ainda tem muito a melhorar.
Utilize os dados do PIB per capita para demonstrar que a riqueza produzida por cidadão nesses países também pode aumentar muito para se igualar aos países do mundo.
Destaque como uma união que estreite os laços dos países chamados BRICS pode ser vantajosa para esse grupo e sobretudo como o Brasil pode se aproveitar dessa parceria para evoluir junto aos demais países emergentes.
Mostre que, em muitos aspectos, pode ser mais vantajoso para o país primar pelo estreitamento de laços com esse grupo de países que com os países mais desenvolvidos do globo.
Por fim, peça que os alunos analisem o que tem sido feito pelo governo brasileiro em termos de política externa e se esse é o caminho que vem sendo seguido na atualidade.