Plano de aula: A política agrícola dos EUA e seus impactos nos demais países do mundo

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de Cartolina, folha tamanho A0 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).

Para você saber mais:

A nova Farm Bill e suas implicações para o cenário comercial multilateral

O Farm Bill de 2018 e a segurança jurídica na política agrícola americana

Acesso em 22 Abr. 2019

EUA: apesar das implicações, Farm Bill promete melhorias para o setor lácteo

Acesso em 22 Abr. 2019

Os belts e a política agrícola estadunidense

China X EUA: os 3 pontos da guerra comercial que opõem os países

Acesso em 22 Abr. 2019

EUA vencem China em disputa na OMC sobre subsídios a produtores de grãos

Acesso em 22 Abr. 2019

Veja 7 pontos-chave da guerra comercial EUA-China. Negociações serão retomadas hoje

Acesso em 22 Abr. 2019

Agricultores dos EUA alimentam o mundo

Acesso em 22 Abr. 2019

LEIS AGRÍCOLAS DOS EUA: SÍNTESE HISTÓRICA E PRINCIPAIS MUDANÇAS NA POLÍTICA AGRÍCOLA

Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/download/1910/2023

Acesso em 22 Abr. 2019

Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, você precisará pedir que os alunos pesquisem sobre a política agrícola dos EUA. Para que a atividade seja mais produtiva, peça que eles tentem responder às seguintes perguntas:

• O que é a “Farm Bill” dos Estados Unidos?
  • O que são Subsídios Agrícolas ?
  • Quais Países oferecem subsídios à sua produção agrícola? (Pesquisar em especial sobre os EUA e os BRICS, mas também procurar por outros).
  • Trazer exemplos de disputas comerciais que envolvem subsídios agrícolas.

Oriente os alunos a selecionarem algumas notícias e trazerem pelo menos 3 para a aula. Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno. Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e pergunte-os que se eles lembram o que é subsídio.

Relembre também quem são os BRICS e qual a importância deles no mercado mundial.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA