Plano de Aula

Plano de aula: Barreiras protecionistas no comércio mundial

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de Cartolina, folha tamanho A1 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).

Materiais complementares:

Exemplos de notícias para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf

Para você saber mais:

Barreiras Comerciais

Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/803-barreiras-comerciais>

Acesso em: 27 Mar. 2019

Acordos da OMC

Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/1885-omc-acordos-da-omc>

Acesso em: 27 Mar. 2019

Entenda como se resolvem disputas na OMC

Disponível em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/03/entenda-como-se-resolvem-disputas-na-omc.html

Acesso em: 27 Mar. 2019

Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização

Disponível em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html

Acesso em: 27 Mar. 2019

Os BRICS na OMC: políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Disponível em:

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/15964/web_brics_na_omc.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Acesso em: 27 Mar. 2019

Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, será necessário que você solicite que os alunos pesquisem e leiam previamente notícias na internet, usando os seguintes termos “Barreiras Comerciais”, “Medidas protecionistas”, “OMC”, “Estados Unidos” e “BRICS”.

Oriente eles a pesquisarem os termos separadamente e depois em conjunto e selecionarem algumas notícias para trazer para a aula pelo menos 3 notícias cada um.

Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno.

Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 Minuto

Orientações: Apresente o Tema da Aula e diga que eles irão compreender de forma colaborativa um pouco mais sobre as relações comerciais entre BRICS e EUA. Se necessário, relembre aos alunos quais são os países chamados BRICS e não deixe de destacar que o Brasil está incluído neles.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO