Plano de Aula

Plano de aula: Barreiras protecionistas no comércio mundial

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de Cartolina, folha tamanho A1 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).

Materiais complementares:

Exemplos de notícias para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf

Para você saber mais:

Barreiras Comerciais

Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/803-barreiras-comerciais>

Acesso em: 27 Mar. 2019

Acordos da OMC

Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/1885-omc-acordos-da-omc>

Acesso em: 27 Mar. 2019

Entenda como se resolvem disputas na OMC

Disponível em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/03/entenda-como-se-resolvem-disputas-na-omc.html

Acesso em: 27 Mar. 2019

Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização

Disponível em:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html

Acesso em: 27 Mar. 2019

Os BRICS na OMC: políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Disponível em:

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/15964/web_brics_na_omc.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Acesso em: 27 Mar. 2019

Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, será necessário que você solicite que os alunos pesquisem e leiam previamente notícias na internet, usando os seguintes termos “Barreiras Comerciais”, “Medidas protecionistas”, “OMC”, “Estados Unidos” e “BRICS”.

Oriente eles a pesquisarem os termos separadamente e depois em conjunto e selecionarem algumas notícias para trazer para a aula pelo menos 3 notícias cada um.

Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno.

Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 Minuto

Orientações: Apresente o Tema da Aula e diga que eles irão compreender de forma colaborativa um pouco mais sobre as relações comerciais entre BRICS e EUA. Se necessário, relembre aos alunos quais são os países chamados BRICS e não deixe de destacar que o Brasil está incluído neles.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA