Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Folhas de Cartolina, folha tamanho A1 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).
Materiais complementares:
Exemplos de notícias para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf
Para você saber mais:
Barreiras Comerciais
Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/803-barreiras-comerciais>
Acesso em: 27 Mar. 2019
Acordos da OMC
Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/1885-omc-acordos-da-omc>
Acesso em: 27 Mar. 2019
Entenda como se resolvem disputas na OMC
Disponível em:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/03/entenda-como-se-resolvem-disputas-na-omc.html
Acesso em: 27 Mar. 2019
Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização
Disponível em:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html
Acesso em: 27 Mar. 2019
Os BRICS na OMC: políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
Disponível em:
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/15964/web_brics_na_omc.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Acesso em: 27 Mar. 2019
Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, será necessário que você solicite que os alunos pesquisem e leiam previamente notícias na internet, usando os seguintes termos “Barreiras Comerciais”, “Medidas protecionistas”, “OMC”, “Estados Unidos” e “BRICS”.
Oriente eles a pesquisarem os termos separadamente e depois em conjunto e selecionarem algumas notícias para trazer para a aula pelo menos 3 notícias cada um.
Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno.
Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 Minuto
Orientações: Apresente o Tema da Aula e diga que eles irão compreender de forma colaborativa um pouco mais sobre as relações comerciais entre BRICS e EUA. Se necessário, relembre aos alunos quais são os países chamados BRICS e não deixe de destacar que o Brasil está incluído neles.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens que os países têm ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.
Contextualização
Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens deles ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.
Contextualização
Orientações: Use essa etapa para fazer e responder a essas perguntas junto com a participação da turma. Se necessário, explique sucintamente o que são as barreiras comerciais impostas pelos países e quais são as vantagens deles ao imporem essas barreiras. Destaque o papel da OMC como mediadora de conflitos relacionadas ao assunto.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Indague os alunos com as perguntas colocadas no slide e, a partir delas, chame-os para respondê-las conjuntamente através da ação propositiva.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Peça que os alunos se juntem em grupos de 5 pessoas e compartilhem entre eles as manchetes e o que diz cada uma das 3 notícias que cada um componente do grupo trouxe, tendo em vista responder às perguntas colocadas na problematização.
Peça para que eles separem as notícias em 3 temas distintos:
- Questões comerciais entre BRICS e EUA;
- Tentativas ou intenção de acordos comerciais entre 2 países;
- Litígios e reclamações à OMC;
Na folha A1, Cartolinas ou local para execução do mural, divida um espaço para cada um dos 3 temas e peça para que, após discutirem entre si sobre qual o eixo mais apropriado para a notícia, eles colem ou escrevam a manchete no espaço reservado.
Materiais complementares
Veja alguns exemplos de notícias que podem ser utilizadas em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2snN3c9cBNd73Th6gJ2xGrN4AJ8pqcwShC2ryBWsJK44u9v4D8pYbfHjgFp/geo8-09und03-acao-propositiva-exemplos-de-noticias.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após todos os grupos terem colado ou escrito as manchetes, leia as manchetes de cada tema para toda a turma e discuta as peculiaridades encontradas nelas. Utilize as notícias para perguntar aos alunos o que eles acham das tarifas alfandegárias impostas. Qual a opinião deles sobre o assunto (se acham certo ou errado essas tarifas). Se eles imaginavam que existiam tantos conflitos e disputas por conta do comércio entre países.
Tente destacar a recente atuação do Governo Trump implementando tarifas alfandegárias e outras barreiras protecionistas e a oportunidade de intensificação das relações comerciais entre os BRICS diante dos grandes mercados consumidores e das grandes e diversas economias que esses países possuem.