Plano de Aula

Plano de aula: Associação das Economias Emergentes

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folha de papel tamanho A3 (pode ser substituída por 2 folhas A4 ou cartolina).

Para este plano você precisará imprimir cópias dos seguintes trechos de reportagens / sites:

Material complementar:

Texto 1: BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (ler apenas a primeira parte do texto)

Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics>

Acesso em 18 Mai. 2019.

Texto 2: BRICS - BRICS: o que significa e qual a importância do grupo

Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics >

Acesso em 18 Mai. 2019.

Texto 3: O que é BRIC e qual sua importância na economia mundial?

Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/337/o-que-e-bric-e-qual-sua-importancia-na-economia-mundial>

Acesso em 18 Mai. 2019.

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para cada um dos textos, imprima um número de cópias equivalente ao número de alunos da sala dividido por 3.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre um grupo de países chamado BRICS. Diga aos alunos que o acrônimo é formado pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (África do Sul).

Pergunte se os alunos sabem em qual continente está localizado cada um dos países e que características ou informações eles têm sobre cada um deles. As características citadas serão possivelmente bem diferentes. A partir disso, convide-os a entender porque esses países vieram a formar um grupo.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA