Plano de Aula

Plano de aula: Associação das Economias Emergentes

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folha de papel tamanho A3 (pode ser substituída por 2 folhas A4 ou cartolina).

Para este plano você precisará imprimir cópias dos seguintes trechos de reportagens / sites:

Material complementar:

Texto 1: BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (ler apenas a primeira parte do texto)

Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics>

Acesso em 18 Mai. 2019.

Texto 2: BRICS - BRICS: o que significa e qual a importância do grupo

Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics >

Acesso em 18 Mai. 2019.

Texto 3: O que é BRIC e qual sua importância na economia mundial?

Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/337/o-que-e-bric-e-qual-sua-importancia-na-economia-mundial>

Acesso em 18 Mai. 2019.

Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

Para cada um dos textos, imprima um número de cópias equivalente ao número de alunos da sala dividido por 3.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre um grupo de países chamado BRICS. Diga aos alunos que o acrônimo é formado pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (África do Sul).

Pergunte se os alunos sabem em qual continente está localizado cada um dos países e que características ou informações eles têm sobre cada um deles. As características citadas serão possivelmente bem diferentes. A partir disso, convide-os a entender porque esses países vieram a formar um grupo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO