GEO8_09UND01 - Exemplo de Mapa Conceitual
Plano de Aula
Plano de aula: Associação das Economias Emergentes
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança de eixo: de Norte-Sul para Sul-Sul. Parceiros e acordos comerciais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Folha de papel tamanho A3 (pode ser substituída por 2 folhas A4 ou cartolina).
Para este plano você precisará imprimir cópias dos seguintes trechos de reportagens / sites:
Material complementar:
Texto 1: BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (ler apenas a primeira parte do texto)
Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics>
Acesso em 18 Mai. 2019.
Texto 2: BRICS - BRICS: o que significa e qual a importância do grupo
Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics >
Acesso em 18 Mai. 2019.
Texto 3: O que é BRIC e qual sua importância na economia mundial?
Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/337/o-que-e-bric-e-qual-sua-importancia-na-economia-mundial>
Acesso em 18 Mai. 2019.
Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
Para cada um dos textos, imprima um número de cópias equivalente ao número de alunos da sala dividido por 3.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e diga aos alunos que hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre um grupo de países chamado BRICS. Diga aos alunos que o acrônimo é formado pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (África do Sul).
Pergunte se os alunos sabem em qual continente está localizado cada um dos países e que características ou informações eles têm sobre cada um deles. As características citadas serão possivelmente bem diferentes. A partir disso, convide-os a entender porque esses países vieram a formar um grupo.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Incentive os alunos a encontrarem agora quais são as possíveis semelhanças entre os países.
Se as respostas não fluírem naturalmente, tente fazer com que os alunos destaquem fatores ligados às economias, às situações dos países quanto ao estágio de desenvolvimento, à população residente e consequente mercado consumidor, à existência de recursos naturais, etc. Vá anotando algumas das falas pertinentes no quadro. Umas 3 ou 4 afirmações são suficientes para esta etapa.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, use as perguntas do slide para provocar a reflexão dos alunos.
O intuito aqui não é que eles já tenham uma resposta, mas que fiquem curiosos para responder à essas questões.
Após lançar as perguntas e ouvir algumas opiniões, peça para que os alunos se juntem em trios e entregue uma cópia de cada um dos 3 textos selecionados para o trio. Peça que cada integrante leia 2 dos 3 textos, organizando da seguinte forma:
Aluno 1: Ler textos 1 e 2
Aluno 2: Ler textos 2 e 3
Aluno 3: Ler textos 3 e 1
Após ler os textos os estudantes certamente se sentirão mais preparados para discutir o tema. Passe então para a etapa posterior.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Explique aos estudantes o que é um mapa conceitual e se precisar use o exemplo citado no slide 6.
Forneça a folha de Papel A3 e peça que os alunos coloquem o termo BRICS no centro do mapa e use conectores para responder às perguntas elaboradas anteriormente.
Se você achar conveniente, acrescente outras perguntas para que os alunos possam construir o mapa, como por exemplo:
- Como surgiu o termo BRICS ?
- O que define esse grupo de países ?
- Quais são as características comuns a esses países ?
- Quais são as previsões para o futuro desses países ?
- O que os BRICS pleiteiam ? Que ações os BRICS já tomaram ?
- Quantas cúpulas (encontros) já foram realizados ?
- O que esses países representam em termos de população e PIB mundial ?
Todas essas perguntas podem ser respondidas com a interpretação dos textos fornecidos.
Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
Para você saber mais:
Caso você queira entender um pouco melhor o que é um mapa conceitual para explicar para os alunos, consulte os materiais abaixo:
Como Construir um Mapa Conceitual. 2016 (18min08seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YvcxPEAPLSE>. Acesso em: 12 mar. 2019
O que é um Mapa conceitual? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/>.
Acesso em 12 Mar. 2019
O que é um mapa conceitual? Lucidchart. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>.
Acesso em: 12 mar. 2019
Ação Propositiva
Orientações: Explique aos estudantes o que é um mapa conceitual e se precisar use o exemplo citado no slide 6.
Forneça a folha de Papel A3 e peça que os alunos coloquem o termo BRICS no centro do mapa e use conectores para responder às perguntas elaboradas anteriormente.
Se você achar conveniente, acrescente outras perguntas para que os alunos possam construir o mapa, como por exemplo:
- Como surgiu o termo BRICS ?
- O que define esse grupo de países ?
- Quais são as características comuns a esses países ?
- Quais são as previsões para o futuro desses países ?
- O que os BRICS pleiteiam ? Que ações os BRICS já tomaram ?
- Quantas cúpulas (encontros) já foram realizados ?
- O que esses países representam em termos de população e PIB mundial ?
Todas essas perguntas podem ser respondidas com a interpretação dos textos fornecidos.
Exemplo de Mapa Conceitual: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mnUNSWE5JrnRWygjAeGHpezr8zAcczV7RZTWD8QM8mM844HSZSkfkmyBzs5/geo8-09und01-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
Para você saber mais:
Caso você queira entender um pouco melhor o que é um mapa conceitual para explicar para os alunos, consulte os materiais abaixo:
Como Construir um Mapa Conceitual. 2016 (18min08seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YvcxPEAPLSE>. Acesso em: 12 mar. 2019
O que é um Mapa conceitual? Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/>.
Acesso em 12 Mar. 2019
O que é um mapa conceitual? Lucidchart. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-um-mapa-conceitual>.
Acesso em: 12 mar. 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Após os alunos elaborarem o mapa conceitual, peça para que cada grupo dê uma resposta para a questão posta no slide.
Use as respostas para demonstrar a importância de associação entre os países com economias emergentes para fazer frente às nações mais desenvolvidas e promova o debate entre os grupos que tiverem opiniões divergentes.
Aproveite para preencher as lacunas de informações importantes que eventualmente não tenham sido citadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o que são os BRICS, as vantagens dessa associação de países e as principais características de cada um dos membros. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e diga aos alunos que hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre um grupo de países chamado BRICS. Diga aos alunos que o acrônimo é formado pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (África do Sul). Questione os alunos que semelhanças podemos encontrar entre esses países. Incentive-os a participarem e enviarem mensagens e áudios pelo WhatsApp. Se as respostas não fluírem naturalmente, tente fazer com que os alunos destaquem fatores ligados às economias, às situações dos países quanto ao estágio de desenvolvimento, à população residente e ao consequente mercado consumidor, à existência de recursos naturais etc. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Provoque a discussão com mais perguntas: "Será que esse grupo de países tem alguma importância no contexto global? Quais são as principais características desse grupo?". Solicite que enviem áudios ou mensagens pelo WhatsApp expondo suas ideias. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Peça que os alunos se juntem em trios e lhes entregue os textos selecionados. Peça que cada integrante leia 2 dos 3 textos, organizando-os da seguinte forma: Aluno 1 - textos 1 e 2; Aluno 2 - textos 2 e 3; Aluno 3 - textos 3 e 1. Os textos estão disponíveis aqui (Texto 1); aqui (Texto 2) e aqui (Texto 3). Após ler os textos, os estudantes certamente se sentirão mais preparados para discutir o tema. Passe então para a etapa posterior. Os alunos irão fazer um mapa conceitual. Explique o que é e, se achar necessário, envie aos alunos o exemplo disponível aqui. Todo mapa conceitual precisa de uma pergunta focal, portanto, explique que eles irão responder à seguinte pergunta: "Quais são as características comuns a esses países?". Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
É hora de socializar os mapas conceituais! Solicite que os alunos enviem pelo WhatsApp uma foto do mapa conceitual com um áudio explicando como foi elaborado. Incentive-os a ler os mapas conceituais produzidos pelos amigos. Professor, aproveite para retomar o objetivo de aprendizagem; se for necessário, faça comentários sobre os conceitos utilizados por eles e proponha melhorias. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao documentário sobre os BRICS, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fábio Campos
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender o que são os BRICS, as vantagens dessa associação de países e as principais características de cada um dos membros
Habilidade (s) da Base: (EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).