GEO8_15UND04 - Cartas para impressão - Cartas
Plano de Aula
Plano de aula: Bacias Hidrográficas da América Latina
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância estratégica da água e dos recursos hídricos para natureza e usos humanos.
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você deverá utilizar os materiais produzidos, que serão disponibilizados junto à este plano de aula.
Caso você tenha alguma dúvida sobre as informações ou elas precisem ser atualizadas, você pode editar os arquivos e/ou consultar as fontes.
Utilize também um mapa do continente americano ou um mapa mundi para a apresentação do tema, contextualização e para a etapa das sistematização.
Material complementar:
Imprima o material “Cartas para Impressão” preferencialmente em papel cartão (um pouco mais grosso que o sulfite). Se você tiver condições, plastifique as cartas para que elas não sejam danificadas durante o uso.
Atenção: Você deve imprimir um número de cópias igual ao número de alunos da sala dividido por 4, uma vez que cada grupo de 4 alunos deverá ter um jogo de cartas completo.
Imprima também as “Regras do Jogo”, para explicar aos alunos e tirar possíveis dúvidas que possam surgir.
Link para os arquivos:
Cartas para impresssão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TDFTV79FbABsUVs4apsH8wZwvnt8kxVWXxKse4UMqmRMdzcSvX4BN6pafvqm/geo8-15und04-cartas-para-impressao-cartas.pdf
Regras do Jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nqaGx245zXcMzcfG7wDPAWBgjXxQCb2rjvmE65CZJTa2ganKhSETX5Ssf83T/geo8-15und04-regras-do-jogo.pdf
Fontes das Informações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w4HPwqrJPeGxqPu9rgpaB8QV49qtyhYXenzSwaBaUE7MP9dFfbE66PAuTAuJ/geo8-15und04-fontes-das-informacoes.pdf
Para você saber mais:
Caso você queira saber um pouco mais sobre cada uma das bacias, acesse os sites que falam especificamente sobre cada uma delas.
Os sites consultados estão disponibilizados no arquivo “Fontes das Informações”.
Como a quantidade de bacias é muito grande e as informações são dinâmicas, sugere-se que você faça outras buscas na internet sobre aqueles assuntos, Bacias hidrográficas ou rios que você precise se aprofundar.
Para conhecer melhor as principais bacias da América Latina, você ainda pode acessar os sites abaixo:
Bacia do Prata. Disponível em: <http://ecoa.org.br/agua/bacia-do-rio-da-prata/>. Acesso em: 28 fev. 2019
Hidrografia do Continente Americano. Disponível em: <https://amigopai.wordpress.com/2017/05/02/hidrografia-do-continente-americano/>. Acesso em: 28 fev. 2019
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Secretaria de Recursos Hídricos. Caderno da Região Hidrográfica Amazônica. Brasília: MMA, 2006. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/161/_publicacao/161_publicacao03032011024915.pdf>. Acesso em 28 Fev. 2019
SAUTCHUCK, Jaime. O rio Orinoco também forma o Amazonas. Disponível em: <https://www.xapuri.info/amazonia-agenda/o-rio-orinoco-tambem-forma-o-amazonas/>. Acesso em: 28 fev 2019.
Use também as informações que você encontrar em livros didáticos disponíveis e outras fontes que você possa encontrar na internet.
Contextos prévios: O conteúdo a ser ministrado nesta aula é bastante extenso, por isso é importante que você faça um trabalho prévio com os alunos para que algumas questões importantes possam ser trabalhadas.
Você pode pedir aos alunos que pesquisem um pouco sobre cada uma das bacias hidrográficas a serem trabalhadas. Essa pesquisa pode ser feita individualmente ou em duplas dependendo do tamanho da turma.
Nesta pesquisa, os alunos devem pesquisar a localização das bacias no continente americano e além disso devem destacar as principais características de cada um dos cursos d’água para compartilharem com os colegas posteriormente.
Exemplos:
- Rio Doce: Banha nos estados de MG e ES. Foi um Rio que sofre uma forte agressão após a tragédia de Mariana (Rompimento das Barragens de Rejeito de Minério de Ferro da Samarco). É um Rio que tem grande notoriedade por comportar em suas margens a Estrada de Ferro Vitória a Minas, que escoa grande parte da produção de minério de ferro do país.
- Rio Tietê: Banha a maior cidade do país (São Paulo - SP), sua bacia é responsável pelo abastecimento de grande parte da população da região metropolitana de São Paulo. Comporta uma das principais hidrovias do país (Hidrovia Tietê-Paraná).
- Rio Grande: Rio que tem grande importância por fazer fronteira entre os EUA e o México, sendo uma fronteira natural que separa a parte mais desenvolvida da América e a menos de desenvolvida (América Latina).
- Rio Amazonas: Maior Bacia Hidrográfica do Mundo, banha as duas principais cidades do Norte do País (Belém e Manaus) e sua vazão corresponde a aproximadamente 15% de toda água doce do planeta.
Após esses levantamentos, os estudantes terão conhecimento sobre uma bacia/ rio e serão levados a comparar as características da bacia estudada com as demais bacias do continente americano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e informe aos estudantes que o objetivo da aula é que todos possam comparar e compartilhar informações sobre as bacias.
Como adequar à sua realidade: Use como exemplo um Rio e sua bacia que seja de conhecimento dos alunos por banhar a cidade em que os alunos vivem e explique que existem várias bacias hidrográficas espalhadas pelo mundo.
Localize o Rio e sua bacia no mapa da cidade/ estado/ país para explicar os conceitos de bacia e sub-bacia, relembrar o conceito de afluentes, nascente, foz, etc.
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