Plano de aula: Política de Recursos Hídricos e Governança da água na América Latina

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância estratégica da água e dos recursos hídricos para natureza e usos humanos.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Para a ação propositiva deste plano de aula você deverá imprimir os seguintes materiais:

Cartões dos Participantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tHyqDWVzP7BcEmTwsnqffCUyc4FUuqCHFMThWqSz23eWn2H4cntmyY3Hj8Hm/cartoes-dos-paticipantes-cartoes-dos-paticipantes.pdf

Características do Rio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CttQXeA2T2USksvNxP3CXKQ7cavDQVvyErHURYh5JfjBWdexb72PWMB5sVrB/caracteristicas-do-rio.pdf

Contextos prévios: É interessante que os alunos saibam o que são usos consuntivos e não consuntivos. Caso você não tenham tido oportunidade de falar a eles sobre isso, peça que eles façam uma pesquisa sobre o que são e alguns exemplos dos 2 tipos de uso.

Tema da aula

Orientações: Use os conhecimentos prévios dos alunos para recordar rapidamente sobre os conceitos e conteúdos trabalhados, destacando a importância da água para as diversas atividades humanas, e suscite nos alunos a curiosidade sobre quem é o responsável pela gestão dos recursos hídricos.

É possível que muitos alunos respondam que o governo é o responsável pela gestão hídrica.

Convide-os então para entender um pouco melhor sobre quais são as tendências na gestão de recursos hídricos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA