Características do Rio
Plano de Aula
Plano de aula: Política de Recursos Hídricos e Governança da água na América Latina
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância estratégica da água e dos recursos hídricos para natureza e usos humanos.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar:
Para a ação propositiva deste plano de aula você deverá imprimir os seguintes materiais:
Cartões dos Participantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tHyqDWVzP7BcEmTwsnqffCUyc4FUuqCHFMThWqSz23eWn2H4cntmyY3Hj8Hm/cartoes-dos-paticipantes-cartoes-dos-paticipantes.pdf
Características do Rio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CttQXeA2T2USksvNxP3CXKQ7cavDQVvyErHURYh5JfjBWdexb72PWMB5sVrB/caracteristicas-do-rio.pdf
Contextos prévios: É interessante que os alunos saibam o que são usos consuntivos e não consuntivos. Caso você não tenham tido oportunidade de falar a eles sobre isso, peça que eles façam uma pesquisa sobre o que são e alguns exemplos dos 2 tipos de uso.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Use os conhecimentos prévios dos alunos para recordar rapidamente sobre os conceitos e conteúdos trabalhados, destacando a importância da água para as diversas atividades humanas, e suscite nos alunos a curiosidade sobre quem é o responsável pela gestão dos recursos hídricos.
É possível que muitos alunos respondam que o governo é o responsável pela gestão hídrica.
Convide-os então para entender um pouco melhor sobre quais são as tendências na gestão de recursos hídricos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO