GEO8_22UND03 - Contextualização - Mapa Bacia hidrográfica Amazonas
Plano de Aula
Plano de aula: Bacias hidrográficas da América do Sul
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias regionais de inserções globais
Por: Fabiana Machado Leal
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE22 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito à identificação dos principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cópia dos materiais complementares;
- Borracha, lápis preto e caneta;
- Clipes para agrupar as fichas;
- Cola para os grupos;
- Atlas Geográfico Escolar;
- Equipamento multimídia para reprodução dos slides.
Material complementar:
- Atividades da Ação Propositiva, disponível no arquivo:
- Tabela Bacias hidrográficas da América do Sul, disponível no arquivo Ação Propositiva - Tabela Bacias hidrográficas:
- Tabela Bacia hidrográfica do rio Orinoco, disponível no arquivo Ação Propositiva - Tabela Orinoco:
- Tabela Bacia hidrográfica do rio da Prata, disponível no arquivo Ação Propositiva - Tabela Prata:
- Tabela Bacia hidrográfica do rio São Francisco, disponível no arquivo Ação Propositiva - Tabela São Francisco:
- Tabela Bacia hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia, disponível no arquivo Ação Propositiva - Tabela Tocantins Araguaia:
- Tabela Bacia hidrográfica dos rios da Patagônia, disponível no arquivo Ação Propositiva - Tabela Patagônia:
Link para os mapas:
- Mapa Bacia hidrográfica do rio Amazonas, disponível em Mapa - Bacia hidrográfica Amazonas:
- Mapa Total de recursos hídricos renováveis per capita (2013), disponível em Mapa - Recursos hídricos:
- Mapa Bacias hidrográficas da América do Sul, disponível em Ação Propositiva - Mapa Bacias hidrográficas:
- Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 13 de fevereiro de 2019. (Para consulta ou impressão, caso não haja Atlas Geográfico na escola).
Para você saber mais:
- Leia o relatório Encarando os desafios: estudos de caso e indicadores; contribuição da UNESCO à edição de 2015 Relatório mundial sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos, publicado pela ONU, disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244035, acesso em 14 de fevereiro de 2019.
- Conheça o relatório Recursos naturais na União das Nações Sul-americanas (UNASUL): situação e tendências para uma agenda de desenvolvimento regional, publicado pela CEPAL, disponível em https://www.cepal.org/pt-br/publicaciones/3118-recursos-naturais-uniao-nacoes-sul-americanas-unasul-situacao-tendencias-agenda, acesso em 15 de fevereiro de 2019.
- Confira o artigo Banco Mundial: América Latina tem água em abundância, mas falta saneamento, publicado pela ONU, disponível em https://nacoesunidas.org/banco-mundial-america-latina-tem-agua-em-abundancia-mas-falta-saneamento/, acesso em 15 de fevereiro de 2019.
- Leia o artigo Onde nasce o rio Amazonas?, disponível em http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/onde-nasce-o-rio-amazonas/, acesso em 15 de fevereiro de 2019.
- Acesse o site do Comitê das Bacias Hidrográficas, que são órgãos colegiados que pertencem ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, disponível em http://www.cbh.gov.br/, acesso em 16 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios: recursos hídricos, bacias hidrográficas
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer a distribuição dos recursos hídricos na América do Sul, a partir do estudo das principais bacias hidrográficas da região.
Para você saber mais:
Recebe o nome de bacia hidrográfica a área de captação de água (área de drenagem) de um rio principal e seus afluentes, isto é, da rede hidrográfica. Em outras palavras, a bacia hidrográfica é uma área natural de captação de água.
Os limites de uma bacia hidrográfica são chamados de divisores de água ou interflúvios e eles se encontram em áreas altas do relevo. O percurso da água doce na superfície terrestre, como por exemplo, a água das chuvas, ocorre nos limites de uma bacia hidrográfica.
Nesse sentido, além dos rios e do relevo - que constituem os divisores entre elas - a área de uma bacia hidrográfica engloba outros elementos presentes dentro de seus limites, como a vegetação, os solos, os depósitos subterrâneos. Até mesmo as construções humanas, como as edificações, o asfaltamento e as vias de transportes, interferem no escoamento da água, bem como na qualidade dos recursos.
A bacia hidrográfica é uma unidade básica e fundamental de gestão dos recursos hídricos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: A imagem do slide mostra um homem navegando em um trecho do rio Amazonas, em Puerto Nariño, na Colômbia. Inicie a aula apresentando-a aos alunos e pergunte a eles o que sabem sobre o rio Amazonas.
Certamente, muitos alunos irão comentar que se trata do maior rio do mundo, em volume e em extensão. O rio está localizado na América do Sul e conta com milhares de afluentes distribuídos por oito países da região. Caso julgue pertinente, anote essas informações no quadro.
Provavelmente, se você está em uma área próxima ao rio Amazonas, na região Norte do Brasil, outras informações relacionadas à economia, cultura e modo de vida de povos indígenas e ribeirinhos irão aparecer.
A partir das respostas apresentadas pela turma, explique que se trata de uma fotografia capturada na Colômbia, em Puerto Nariño, cidade localizada às margens do rio, na fronteira com o Peru.
Comente com os alunos que o rio Amazonas conta com cerca de 7 mil quilômetros de extensão e tem sua origem no Peru, no rio Apurímac, cuja nascente está localizada na Cordilheira dos Andes, a mais de 5 mil metros de altitude. Até chegar ao Brasil, o curso principal do rio corta uma extensa área do Peru, passa pela fronteira com a Colômbia, recebendo os nomes de Apurímac, Ene, Tambo, Ucayali e Amazonas.
A extensão brasileira do rio, que se inicia na tríplice fronteira com Peru e Colômbia, é conhecida por rio Solimões e, em Manaus, quando encontra as águas do rio Negro, passa a se chamar Amazonas, até desaguar no oceano Atlântico.
No Brasil, o rio Amazonas e seus principais afluentes são navegáveis em quase toda a extensão, sendo um rio típico de planície e, por isso, uma importante via de transporte para a população da região.
Discuta com os alunos que, além de ser o maior rio, trata-se da maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados. A área de drenagem da bacia hidrográfica e os afluentes do rio Amazonas estão localizados no Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil. Para essa discussão, apresente o mapa da bacia hidrográfica do rio Amazonas, disponível no próximo slide.
Explique para os alunos que os rios da bacia do rio Amazonas são responsáveis por cerca de 20% da água doce líquida do planeta. Também é importante comentar que aproximadamente 45% da área dessa bacia está localizada em território brasileiro.
A bacia hidrográfica tem um imenso potencial para navegação fluvial, sobretudo na extensão brasileira, devido às baixas declividades nas áreas de planície. Ademais, também possui um imenso potencial hidrelétrico, especialmente, em seus afluentes, que percorrem áreas mais acidentadas, constituindo-se como rios de planaltos.
Os rios da bacia também possuem grande importância econômica para as comunidades locais, devido à pesca e a circulação de mercadorias.
Além da importância das águas dessa bacia hidrográfica, também é importante destacar sua importância para o equilíbrio ambiental, nas escalas local e regional, uma vez que essa bacia exerce influência direta na biodiversidade e também no regime de chuvas de áreas distantes, como o Sudeste do país.
Caso julgue necessário, retome o conceito bacia hidrográfica, lembrando aos alunos que se trata de uma região de drenagem que contempla mais do que apenas o rio principal e seus afluentes, ou seja, a rede hidrográfica.
Material complementar
O mapa da bacia hidrográfica do rio Amazonas está disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amazonriverbasin_basemap.png, acesso em 14 de fevereiro de 2019. Se desejar, você pode imprimir uma cópia do mapa para os alunos. A imagem do rio Amazonas está disponível em https://unsplash.com/photos/Mk7Q59-FFD0, acesso em 14 de fevereiro de 2019.
O arquivo para impressão está disponível em Mapa Bacia hidrográfica Amazonas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fBvm3CRZkjdm5ynvxQmbCcTrc68QpHDq5EeshmCaPDnMwJE24TrHJbF6kW9/geo8-22und03-contextualizacao-mapa-bacia-hidrografica-amazonas.pdf
Contextualização
Orientações: A imagem do slide mostra um homem navegando em um trecho do rio Amazonas, em Puerto Nariño, na Colômbia. Inicie a aula apresentando-a aos alunos e pergunte a eles o que sabem sobre o rio Amazonas.
Certamente, muitos alunos irão comentar que se trata do maior rio do mundo, em volume e em extensão. O rio está localizado na América do Sul e conta com milhares de afluentes distribuídos por oito países da região. Caso julgue pertinente, anote essas informações no quadro.
Provavelmente, se você está em uma área próxima ao rio Amazonas, na região Norte do Brasil, outras informações relacionadas à economia, cultura e modo de vida de povos indígenas e ribeirinhos irão aparecer.
A partir das respostas apresentadas pela turma, explique que se trata de uma fotografia capturada na Colômbia, em Puerto Nariño, cidade localizada às margens do rio, na fronteira com o Peru.
Comente com os alunos que o rio Amazonas conta com cerca de 7 mil quilômetros de extensão e tem sua origem no Peru, no rio Apurímac, cuja nascente está localizada na Cordilheira dos Andes, a mais de 5 mil metros de altitude. Até chegar ao Brasil, o curso principal do rio corta uma extensa área do Peru, passa pela fronteira com a Colômbia, recebendo os nomes de Apurímac, Ene, Tambo, Ucayali e Amazonas.
A extensão brasileira do rio, que se inicia na tríplice fronteira com Peru e Colômbia, é conhecida por rio Solimões e, em Manaus, quando encontra as águas do rio Negro, passa a se chamar Amazonas, até desaguar no oceano Atlântico.
No Brasil, o rio Amazonas e seus principais afluentes são navegáveis em quase toda a extensão, sendo um rio típico de planície e, por isso, uma importante via de transporte para a população da região.
Discuta com os alunos que, além de ser o maior rio, trata-se da maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados. A área de drenagem da bacia hidrográfica e os afluentes do rio Amazonas estão localizados no Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil. Para essa discussão, apresente o mapa da bacia hidrográfica do rio Amazonas, disponível no próximo slide.
Explique para os alunos que os rios da bacia do rio Amazonas são responsáveis por cerca de 20% da água doce líquida do planeta. Também é importante comentar que aproximadamente 45% da área dessa bacia está localizada em território brasileiro.
A bacia hidrográfica tem um imenso potencial para navegação fluvial, sobretudo na extensão brasileira, devido às baixas declividades nas áreas de planície. Ademais, também possui um imenso potencial hidrelétrico, especialmente, em seus afluentes, que percorrem áreas mais acidentadas, constituindo-se como rios de planaltos.
Os rios da bacia também possuem grande importância econômica para as comunidades locais, devido à pesca e a circulação de mercadorias.
Além da importância das águas dessa bacia hidrográfica, também é importante destacar sua importância para o equilíbrio ambiental, nas escalas local e regional, uma vez que essa bacia exerce influência direta na biodiversidade e também no regime de chuvas de áreas distantes, como o Sudeste do país.
Caso julgue necessário, retome o conceito bacia hidrográfica, lembrando aos alunos que se trata de uma região de drenagem que contempla mais do que apenas o rio principal e seus afluentes, ou seja, a rede hidrográfica.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a etapa da Problematização perguntando aos alunos sobre qual a situação dos recursos hídricos dos países da América do Sul. Ouça as respostas e, se necessário, anote as informações no quadro.
Na sequência, apresente o mapa Total de recursos hídricos renováveis per capita (2013), disponível no slide. Em conjunto com a turma, faça a interpretação da representação começando pelo título.
A partir da análise da representação cartográfica, os alunos devem perceber que a América do Sul é a região mais privilegiada em relação à disponibilidade per capita dos recursos hídricos renováveis. Isto é, enquanto todos os países da região ainda têm água em abundância (em média mais de 15 mil metros cúbicos ao ano por pessoa), regiões como o Oriente Médio, o norte da África e o Sudeste Asiático já vivem situações de escassez absoluta, escassez e estresse hídrico.
Após a interpretação do mapa, comente com os alunos que a América do Sul é uma região com uma extensa rede fluvial e com a maior disponibilidade de água doce no mundo, especialmente em países como Brasil (1º), Colômbia (3º) e Peru (8º). Juntos, eles englobam grande parte da bacia hidrográfica do rio Amazonas, além de possuírem outras bacias importantes em seus territórios, como a bacia do rio Orinoco e a bacia do Prata (ou Platina).
Explique aos alunos que os países da América do Sul, em conjunto, concentram cerca de 30% dos recursos hídricos renováveis do mundo, o que corresponde a mais de 70% da água doce de todo o continente americano. No entanto, comente que apesar dessa imensa disponibilidade, a ONU aponta que uma parcela da população desses países não têm acesso constante à água potável, nem saneamento melhorado (que conta com instalações sanitárias que separam os dejetos humanos do meio ambiente de modo higiênico), especialmente, nas áreas rurais e nas periferias das grandes cidades.
Também é importante destacar que grande parte do esgoto desses países são despejados diretamente nos rios sem qualquer tratamento, o que prejudica a biodiversidade, o consumo, a pesca e outras atividades humanas. Assim, é importante apresentar para os alunos que esses eventos constantes de escassez, em muito, ocorrem devido à má gestão dos rios e das bacias hidrográficas.
Além disso, também vale apontar que algumas porções da América do Sul estão localizadas em áreas desérticas e semiáridas, o que prejudica o regime de chuvas, a drenagem dos rios e das reservas subterrâneas, bem como o acesso à água potável.
Para finalizar a etapa da Problematização, reflita com a turma que a gestão dos recursos hídricos da América do Sul, geralmente, deve ser considerada no contexto regional e não apenas como uma questão isolada de um país. Isso porque a região possui extensos rios dispostos em grandes bacias hidrográficas, o que faz com que muitas delas sejam transfronteiriças, ou seja, possuam uma rede fluvial que extrapola os limites territoriais dos países.
Essas bacias, pelo tamanho, são justamente as que oferecem grandes volumes de água doce para a América do Sul, como é o caso da própria bacia do rio Amazonas, que está distribuída pelo território de oito países (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil, já mencionados na etapa da Contextualização) e a Bacia do Prata, que se estende pelos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia - todos eles, integrantes do Mercosul.
Como curiosidade, você pode comentar que a assinatura do Tratado da Bacia do Prata, em 1969, que previa a integração das vias fluviais da bacia, está no cerne da constituição do bloco econômico do Mercosul.
Material complementar
Se desejar, faça cópias do mapa Total de recursos hídricos renováveis per capita (2013) para os alunos. O arquivo para impressão está disponível em Mapa Recursos hídricos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7hVxaJceHUmMTju2AExhZzSQgynVgTuQTBxk2wzwtqzs3DYyWkzDh4zXQseM/geo8-22und03-problematizacao-mapa-recursos-hidricos.pdf
Para você saber mais:
- A situação de estresse hídrico ocorre quando a disponibilidade e a capacidade natural de reposição dos recursos hídricos são menores do que a demanda populacional em um determinado país. Esse estresse pode ocorrer por motivos socioeconômicos, geralmente vinculados ao crescimento desordenado das aglomerações urbanas, ou naturais, como ocorre nas áreas desérticas.
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 28 minutos
Orientações: Para iniciar a Ação Propositiva, organize a turma em grupos de 5 alunos e explique que nessa etapa eles irão conhecer as principais características de cinco bacias hidrográficas da América do Sul, a saber: bacia do rio Orinoco, Tocantins-Araguaia, São Francisco, Platina e rios da Patagônia.
Para a realização da atividade, antes do início da aula, imprima as tabelas com as características das bacias hidrográficas e recorte as informações nas áreas pontilhadas, de modo a ter pequenas fichas. As tabelas estão disponíveis nos arquivos:
- Tabela Bacia hidrográfica do rio Orinoco, disponível em Ação Propositiva - Tabela Orinoco
- Tabela Bacia hidrográfica do rio da Prata, disponível em Ação Propositiva - Tabela Prata
- Tabela Bacia hidrográfica do rio São Francisco, disponível em Ação Propositiva - Tabela São Francisco
- Tabela Bacia hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia, disponível em Ação Propositiva - Tabela Tocantins Araguaia
- Tabela Bacia hidrográfica dos rios da Patagônia, disponível em Ação Propositiva - Tabela Patagônia
Reúna as fichas de “Localização” das bacias hidrográficas estudadas em um mesmo conjunto. O mesmo deve ser feito com as fichas das outras características. Assim, para cada grupo da turma, você deverá ter um conjunto de 5 fichas sobre “Localização”, 5 fichas sobre “Área”, 5 fichas sobre “Principais afluentes”, 5 fichas sobre “Uso dos recursos hídricos” e 5 fichas sobre “Usinas hidrelétricas”. Para facilitar sua organização, agrupe-as utilizando clipes.
Na aula, explique a dinâmica da atividade e entregue os materiais necessários. Você pode apresentar as informações no slide, escrever no quadro ou imprimi-las. Vale lembrar que as orientações para essa etapa da aula estão disponíveis no arquivo Atividades da Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5N5BEDtujfpHQqGW9nm4TnY9rdMntZkMPtVHXMhsp7teF2zBWvNBK7zpBbGw/geo8-22und03-acao-propositiva-atividades.pdf
Cada integrante do grupo deverá ser responsável por organizar as informações de uma bacia hidrográfica diferente. Para tanto, entregue um conjunto de fichas e uma tabela em branco eles. Na sequência, solicite que escrevam o nome de sua bacia no espaço correspondente.
O arquivo Ação Propositiva - Tabela Bacias hidrográficas, para impressão das tabelas a serem preenchidas pelos alunos, está disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yBtkNh7Pqymp8zqx5XhXnQXxTfjRnbCXS3CcfxgpKvH8DCK3PV9RuwhZK7FW/geo8-22und03-acao-propositiva-tabela-bacias-hidrograficas.pdf
Para organização dos grupos e explicação das orientações, use os primeiros 8 minutos da Ação Propositiva.
Explique que você irá cronometrar um tempo para que eles escolham, dentre as 5 opções possíveis daquele conjunto de fichas, a informação que consideram ser da bacia hidrográfica a qual ele é responsável.
Passado o tempo, eles devem entregar as 4 fichas restantes para o colega da esquerda e preencher uma nova característica da tabela com uma das quatro fichas que recebeu.
Na sequência, cada aluno receberá 3 fichas, depois 2 e, por fim, apenas 1. Como essa etapa tem 20 minutos, sugerimos que cada rotação de fichas dure cerca de 4 minutos.
Exemplo da dinâmica: se o aluno A, responsável pela bacia do rio Orinoco, iniciar a atividade com as 5 fichas do conjunto “Localização”, ele deve escolher aquela que considera ser a de sua bacia. No caso, deve escolher a ficha “Venezuela e Colômbia”.
Após 4 minutos, ele passa as 4 fichas restantes para o colega da esquerda e recebe 4 novas fichas, por exemplo, do conjunto “Área”. Dessas 4 fichas, ele deve selecionar aquela que considera ser a de sua bacia, passando as 3 fichas restantes ao colega da esquerda. Essa dinâmica deve ser feita até que todos tenham completado a tabela com todas as informações de sua bacia hidrográfica.
Explique que a correção da atividade será feita na etapa subsequente, por isso, oriente os alunos a colar as fichas nos espaços correspondentes das tabelas, para que você possa recolhê-las ao final da aula e realizar seus comentários.
Se possível, durante a atividade, deixe alguns Atlas Escolares à disposição dos grupos. Se preferir, você pode imprimir, ou reproduzir o Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Para auxiliar, você também pode deixar o mapa Bacias hidrográficas da América do Sul disponível para consulta dos alunos. O mapa está disponível no slide e também no arquivo Ação Propositiva - Mapa Bacias hidrográficas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hz5jBmAxK5X762YfuEPsbc5r8emWUfbvJYmNZcazA4megCyZnsy4ky9hNjyU/geo8-22und03-acao-propositiva-mapa-bacias-hidrograficas.pdf
É importante ressaltar que, como as características da bacia hidrográfica do rio Amazonas foram abordadas na etapa da Contextualização, ela não fará parte da Ação Propositiva.
Ação Propositiva
Orientações: Para iniciar a Ação Propositiva, organize a turma em grupos de 5 alunos e explique que nessa etapa eles irão conhecer as principais características de cinco bacias hidrográficas da América do Sul, a saber: bacia do rio Orinoco, Tocantins-Araguaia, São Francisco, Platina e rios da Patagônia.
Para a realização da atividade, antes do início da aula, imprima as tabelas com as características das bacias hidrográficas e recorte as informações nas áreas pontilhadas, de modo a ter pequenas fichas. As tabelas estão disponíveis nos arquivos:
- Tabela Bacia hidrográfica do rio Orinoco, disponível em Ação Propositiva - Tabela Orinoco
- Tabela Bacia hidrográfica do rio da Prata, disponível em Ação Propositiva - Tabela Prata
- Tabela Bacia hidrográfica do rio São Francisco, disponível em Ação Propositiva - Tabela São Francisco
- Tabela Bacia hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia, disponível em Ação Propositiva - Tabela Tocantins Araguaia
- Tabela Bacia hidrográfica dos rios da Patagônia, disponível em Ação Propositiva - Tabela Patagônia
Reúna as fichas de “Localização” das bacias hidrográficas estudadas em um mesmo conjunto. O mesmo deve ser feito com as fichas das outras características. Assim, para cada grupo da turma, você deverá ter um conjunto de 5 fichas sobre “Localização”, 5 fichas sobre “Área”, 5 fichas sobre “Principais afluentes”, 5 fichas sobre “Uso dos recursos hídricos” e 5 fichas sobre “Usinas hidrelétricas”. Para facilitar sua organização, agrupe-as utilizando clipes.
Na aula, explique a dinâmica da atividade e entregue os materiais necessários. Você pode apresentar as informações no slide, escrever no quadro ou imprimi-las. Vale lembrar que as orientações para essa etapa da aula estão disponíveis no arquivo Atividades da Ação Propositiva https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5N5BEDtujfpHQqGW9nm4TnY9rdMntZkMPtVHXMhsp7teF2zBWvNBK7zpBbGw/geo8-22und03-acao-propositiva-atividades.pdf
Cada integrante do grupo deverá ser responsável por organizar as informações de uma bacia hidrográfica diferente. Para tanto, entregue um conjunto de fichas e uma tabela em branco eles. Na sequência, solicite que escrevam o nome de sua bacia no espaço correspondente.
O arquivo Ação Propositiva - Tabela Bacias hidrográficas, para impressão das tabelas a serem preenchidas pelos alunos, está disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yBtkNh7Pqymp8zqx5XhXnQXxTfjRnbCXS3CcfxgpKvH8DCK3PV9RuwhZK7FW/geo8-22und03-acao-propositiva-tabela-bacias-hidrograficas.pdf
Para organização dos grupos e explicação das orientações, use os primeiros 8 minutos da Ação Propositiva.
Explique que você irá cronometrar um tempo para que eles escolham, dentre as 5 opções possíveis daquele conjunto de fichas, a informação que consideram ser da bacia hidrográfica a qual ele é responsável.
Passado o tempo, eles devem entregar as 4 fichas restantes para o colega da esquerda e preencher uma nova característica da tabela com uma das quatro fichas que recebeu.
Na sequência, cada aluno receberá 3 fichas, depois 2 e, por fim, apenas 1. Como essa etapa tem 20 minutos, sugerimos que cada rotação de fichas dure cerca de 4 minutos.
Exemplo da dinâmica: se o aluno A, responsável pela bacia do rio Orinoco, iniciar a atividade com as 5 fichas do conjunto “Localização”, ele deve escolher aquela que considera ser a de sua bacia. No caso, deve escolher a ficha “Venezuela e Colômbia”.
Após 4 minutos, ele passa as 4 fichas restantes para o colega da esquerda e recebe 4 novas fichas, por exemplo, do conjunto “Área”. Dessas 4 fichas, ele deve selecionar aquela que considera ser a de sua bacia, passando as 3 fichas restantes ao colega da esquerda. Essa dinâmica deve ser feita até que todos tenham completado a tabela com todas as informações de sua bacia hidrográfica.
Explique que a correção da atividade será feita na etapa subsequente, por isso, oriente os alunos a colar as fichas nos espaços correspondentes das tabelas, para que você possa recolhê-las ao final da aula e realizar seus comentários.
Se possível, durante a atividade, deixe alguns Atlas Escolares à disposição dos grupos. Se preferir, você pode imprimir, ou reproduzir o Planisfério Político elaborado pelo IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf, acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Para auxiliar, você também pode deixar o mapa Bacias hidrográficas da América do Sul disponível para consulta dos alunos. O mapa está disponível no slide e também no arquivo Ação Propositiva - Mapa Bacias hidrográficas https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hz5jBmAxK5X762YfuEPsbc5r8emWUfbvJYmNZcazA4megCyZnsy4ky9hNjyU/geo8-22und03-acao-propositiva-mapa-bacias-hidrograficas.pdf
É importante ressaltar que, como as características da bacia hidrográfica do rio Amazonas foram abordadas na etapa da Contextualização, ela não fará parte da Ação Propositiva.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a realização da atividade da Ação Propositiva, utilize o momento da Sistematização para corrigir a atividade, compartilhar ideias, solucionar dúvidas e refletir com a turma sobre as características das bacias hidrográficas da América do Sul. Aproveite o encerramento da aula para perguntar à turma sobre a experiência conhecer a distribuição dos recursos hídricos na região.
Você pode realizar a correção da atividade oralmente ou entregar para os grupos as tabelas completas de cada bacia hidrográfica.
Para dinamizar a atividade e criar engajamento na turma, durante a correção, você pode sugerir uma pontuação para os acertos dos grupos. Por exemplo, para cada acerto de uma característica de uma bacia hidrográfica, o grupo soma 1 ponto. Ganha aquele que somar mais pontos.
Se desejar, para finalizar a aula, você pode retomar importância dos rios da região para a irrigação das culturas, o transporte fluvial de pessoas e mercadorias, para a pesca e para a geração de energia hidrelétrica, atentando-se para possíveis informações sobre impactos ambientais nos rios das bacias.
Recolha as tabelas e explique que elas serão devolvidas nas próximas aulas como os seus comentários. Com isso, você pode dar sequência e aprofundar esse plano, pesquisando sobre outros dados, informações, representações cartográficas que evidenciam as características das bacias hidrográficas da América do Sul.
Materiais complementares
GEO8_22UND03 - Problematização - Mapa Recursos hídricos
GEO8_22UND03 - Ação Propositiva - Tabela Tocantins Araguaia
GEO8_22UND03 - Ação Propositiva - Tabela Prata
GEO8_22UND03 - Ação Propositiva - Tabela São Francisco
GEO8_22UND03 - Ação Propositiva - Tabela Patagônia
GEO8_22UND03 - Ação Propositiva - Tabela Orinoco
GEO8_22UND03 - Ação Propositiva - Tabela Bacias hidrográficas
GEO8_22UND03 - Ação Propositiva - Mapa Bacias hidrográficas
GEO8_22UND03 - Ação Propositiva - Atividades
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é reconhecer a distribuição dos recursos hídricos e as principais bacias hidrográficas da América do Sul. Para obter mais informações, consulte o Plano de Aula (disponível aqui). Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Para iniciar esta etapa, grave um áudio e explique que recebe o nome de bacia hidrográfica a área de captação de água (área de drenagem) de um rio principal e seus afluentes, isto é, da rede hidrográfica. Em outras palavras, a bacia hidrográfica é uma área natural de captação de água. Os limites de uma bacia hidrográfica são chamados de divisores de água ou interflúvios, e se encontram em áreas altas do relevo. O percurso da água doce na superfície terrestre, como, por exemplo, a água das chuvas, ocorre nos limites de uma bacia hidrográfica. Envie à turma a foto disponível aqui e o mapa disponível aqui. A foto mostra um homem navegando em um trecho do rio Amazonas, em Puerto Nariño, na Colômbia. Inicie a aula apresentando-a aos alunos e pergunte a eles o que sabem sobre o rio Amazonas. Quanto ao mapa, comente com os alunos que o rio Amazonas conta com cerca de 7 mil quilômetros de extensão e tem sua origem no Peru, no rio Apurímac, cuja nascente está localizada na Cordilheira dos Andes, a mais de 5 mil metros de altitude. Até chegar ao Brasil, o curso principal do rio corta uma extensa área do Peru e passa pela fronteira com a Colômbia, recebendo os nomes de Apurímac, Ene, Tambo, Ucayali e Amazonas. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Professor, inicie esta etapa perguntando aos alunos qual a situação dos recursos hídricos dos países da América do Sul. Ouça as respostas. Na sequência, envie o mapa da Problematização, disponível aqui, a toda a turma, pelo WhatsApp. Apresente o mapa total de recursos hídricos renováveis per capita (2013). Em conjunto com a turma, faça a interpretação da representação começando pelo título. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Para iniciar a Ação propositiva, grave um áudio e explique todos os detalhes. Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, e explique que nesta etapa eles irão conhecer as principais características de cinco bacias hidrográficas da América do Sul, a saber: bacia do rio Orinoco, Tocantins-Araguaia, São Francisco, Platina e rios da Patagônia. Para a realização da atividade, você vai precisar enviar aos alunos todas as tabelas disponíveis aqui. Explique a dinâmica da atividade e solicite os materiais necessários. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Após a realização da atividade da Ação propositiva, utilize o momento da Sistematização para corrigir a atividade, compartilhar ideias, solucionar dúvidas e refletir com a turma sobre as características das bacias hidrográficas da América do Sul. Aproveite o encerramento da aula para perguntar à turma sobre a experiência de conhecer a distribuição dos recursos hídricos na região. Você pode realizar a correção da atividade oralmente ou entregar aos grupos as tabelas completas de cada bacia hidrográfica. Para dinamizar a atividade e promover o engajamento da turma, durante a correção, você pode sugerir uma pontuação para os acertos dos grupos. Por exemplo, para cada acerto de uma característica de uma bacia hidrográfica, o grupo soma 1 ponto. Ganha aquele que somar mais pontos. Se desejar, para finalizar a aula, você pode retomar a importância dos rios da região para a irrigação das culturas, o transporte fluvial de pessoas e mercadorias, a pesca e a geração de energia hidrelétrica, atentando-se a possíveis informações sobre impactos ambientais nos rios das bacias. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário disponível aqui, sobre bacias hidrográficas. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fabiana Leal
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer a distribuição dos recursos hídricos e as principais bacias hidrográficas da América do Sul.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.