Plano de Aula

Plano de aula: Os movimentos populacionais na América Latina

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; um gravador de áudio que pode ser, inclusive, um aparelho celular.

Link para o mapa e figuras:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8E2v38mC8KHnUwKwmhC7JcDQWntyHjjRu5eTPc7FGuBTbd5WQCY7p3JHZur/mapa-mundi.pdf

América Latina - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9pZNh5Qqp8HMxmFgeS6nrrJtxMjKJRNGEp36MjyhGMRJqyBNENEQ3xXDEzE2/america-latina-slide-4.pdf

América Latina - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KgzXbUS7U8G7zqQpEMRP7KndRkGCuGA22dBFr7qZASpnpA8VafEFYDgp28mX/america-latina-slide-5.pdf

Para você saber mais:

OLIVEIRA, M. “Imigração e identidades nacionais na América Latina: o elo esquecido”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 31, n. 90. Paraná, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v31n90/0102-6909-rbcsoc-31-90-0177.pdf. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.

Fonte: Trump pede que México mande migrantes para casa e repete chamado para financiamento de muro, de Reuters. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/trump-pede-que-mexico-mande-migrantes-para-casa-e-repete-chamado-para-financiamento-de-muro,29ab5fae35cda960260096cc0f5d41b02r74337c.html. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.

Fonte: Número de refugiados e migrantes da Venezuela chega a 3 milhões, diz ONU, de France Presse, disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/11/08/numero-de-refugiados-e-migrantes-da-venezuela-chega-a-3-milhoes-diz-onu.ghtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.

Fonte: Para compensar baixa natalidade Chile precisa de migração, de Flávia Mantovani, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/11/para-compensar-baixa-natalidade-chile-precisa-de-migracao-diz-diretor.shtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.

Fonte: Migração cubana, meio século de tensão entre Washington e Havana, de France Presse, disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/migracao-cubana-meio-seculo-de-contencioso-entre-washington-e-havana.ghtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos movimentos populacionais que ocorrem entre os países da América Latina ou dentro de um mesmo país. Posteriormente, ressalte que, nesta região, os movimentos populacionais estão relacionados, sobretudo, aos aspectos socioeconômicos, políticos e culturais vivenciados pelos países que a constituem.

Para você saber mais:

OLIVEIRA, M. “Imigração e identidades nacionais na América Latina: o elo esquecido”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 31, n. 90. Paraná, 2016, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v31n90/0102-6909-rbcsoc-31-90-0177.pdf. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA