Mapa Mundi
Plano de Aula
Plano de aula: Os movimentos populacionais na América Latina
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; um gravador de áudio que pode ser, inclusive, um aparelho celular.
Link para o mapa e figuras:
América Latina - slide 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9pZNh5Qqp8HMxmFgeS6nrrJtxMjKJRNGEp36MjyhGMRJqyBNENEQ3xXDEzE2/america-latina-slide-4.pdf
América Latina - slide 5: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KgzXbUS7U8G7zqQpEMRP7KndRkGCuGA22dBFr7qZASpnpA8VafEFYDgp28mX/america-latina-slide-5.pdf
Para você saber mais:
OLIVEIRA, M. “Imigração e identidades nacionais na América Latina: o elo esquecido”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 31, n. 90. Paraná, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v31n90/0102-6909-rbcsoc-31-90-0177.pdf. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Trump pede que México mande migrantes para casa e repete chamado para financiamento de muro, de Reuters. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/trump-pede-que-mexico-mande-migrantes-para-casa-e-repete-chamado-para-financiamento-de-muro,29ab5fae35cda960260096cc0f5d41b02r74337c.html. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Número de refugiados e migrantes da Venezuela chega a 3 milhões, diz ONU, de France Presse, disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/11/08/numero-de-refugiados-e-migrantes-da-venezuela-chega-a-3-milhoes-diz-onu.ghtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Para compensar baixa natalidade Chile precisa de migração, de Flávia Mantovani, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/11/para-compensar-baixa-natalidade-chile-precisa-de-migracao-diz-diretor.shtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Migração cubana, meio século de tensão entre Washington e Havana, de France Presse, disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/migracao-cubana-meio-seculo-de-contencioso-entre-washington-e-havana.ghtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos movimentos populacionais que ocorrem entre os países da América Latina ou dentro de um mesmo país. Posteriormente, ressalte que, nesta região, os movimentos populacionais estão relacionados, sobretudo, aos aspectos socioeconômicos, políticos e culturais vivenciados pelos países que a constituem.
Para você saber mais:
OLIVEIRA, M. “Imigração e identidades nacionais na América Latina: o elo esquecido”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 31, n. 90. Paraná, 2016, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v31n90/0102-6909-rbcsoc-31-90-0177.pdf. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, faça impressão ou exponha um mapa mundi disponível na escola, e apresente a América Latina. Em seguida, exponha que movimentos populacionais podem ocorrer dentro de um mesmo país (migração interna), bem como entre países (migração externa). Ressalte que os movimentos populacionais podem ocorrer de forma voluntária (busca por melhores condições de vida, empregos, dentre outros) ou forçada (fuga de conflitos étnico-raciais, perseguições políticas e religiosas, dentre outros). Neste momento, questione se os alunos conhecem alguém da família ou próximo a eles que tenham mudado de cidade, estado, país, ou que realizem movimentos pendulares em seu dia-a-dia.
Para você saber mais:
Fonte: Trump pede que México mande migrantes para casa e repete chamado para financiamento de muro, de Reuters, disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/trump-pede-que-mexico-mande-migrantes-para-casa-e-repete-chamado-para-financiamento-de-muro,29ab5fae35cda960260096cc0f5d41b02r74337c.html. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Número de refugiados e migrantes da Venezuela chega a 3 milhões, diz ONU, de France Presse, disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/11/08/numero-de-refugiados-e-migrantes-da-venezuela-chega-a-3-milhoes-diz-onu.ghtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Para compensar baixa natalidade Chile precisa de migração, de Flávia Mantovani, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/11/para-compensar-baixa-natalidade-chile-precisa-de-migracao-diz-diretor.shtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Fonte: Migração cubana, meio século de tensão entre Washington e Havana, de France Presse, disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/migracao-cubana-meio-seculo-de-contencioso-entre-washington-e-havana.ghtml. Acesso em: 17 de janeiro de 2019.
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens de movimentos populacionais que ocorrem na América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto foi tirada em 2015 na fronteira da Venezuela com a Colômbia. Posteriormente, enfatize que essa situação ocorre em diversos lugares do mundo e não apenas nos limites da América Latina. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: “Por quais motivos você acredita que idosos também se arriscam ao procurar refúgio em países vizinhos?”, “Nesta imagem são observados homens e mulheres de diversas faixas etárias. De que forma você agiria caso estivesse passando por problemas, sobretudo socioeconômicos, em seu país?”, “De que forma agiria caso seus familiares estivessem nessas condições? Justifique.”
Contextualização
Orientações: Nos slides 4 e 5, serão apresentadas imagens de movimentos populacionais que ocorrem na América Latina. Neste momento, retome os assuntos abordados nos slides 2 e 3, enquanto apresenta as imagens a seguir por meio de projetor ou impressão. Informe aos alunos que esta foto de refugiados colombianos foi tirada em 2015. Em seguida, ressalte que a imagem retrata a realidade de muitas famílias que buscam apoio, segurança e melhores condições de vida em lugares, muitas vezes, distantes de seu local de origem e com culturas e tradições até então desconhecidas por eles. Apesar disso, veem o movimento de migração como uma chance/tentativa de recomeçar suas vidas. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como “Você se imagina em uma situação parecida com a vivenciada por esta família? Por quê?”, “Como você se sentiria ao se ver longe da sua casa, família e amigos, em busca de melhorias que sequer tem garantia de existirem?”
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Neste momento, apresente a situação hipotética que iniciará a atividade proposta a seguir, através de projeção, impressão ou escrita no quadro. Faça questionamentos como “Você já teve contato com migrantes de algum país? De onde eles eram?”.
Caso a resposta seja positiva, questione se os alunos tiveram oportunidade de conhecer suas histórias e sugira que façam um breve relato.
Caso a resposta seja negativa, solicite que os alunos reflitam sobre os motivos que levam pessoas a abandonarem suas cidades, estados ou países.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Divida a turma em trios ou quartetos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. As orientações da ação proposta podem ser projetadas, impressas ou escritas no quadro.
A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada grupo realizará as duas atividades. Entretanto, a atividade 1 deverá ser desenvolvida em 13 minutos e a atividade 2 terá duração de até 12 minutos (tempo que deverá contemplar a gravação dos áudios de todos os grupos). Como sugestão, informe aos alunos que cada grupo poderá ter sua história contada em, no máximo, 2 minutos.
Na atividade 1, cada grupo elaborará uma breve história hipotética, onde passam a ser migrantes contando relatos de suas vidas, conforme explicitado no slide.
Na atividade 2, se possível, solicite que cada grupo o acompanhe até outro ambiente (como biblioteca, sala de vídeo, entre outros) para que seja realizada a gravação dos relatos. Caso não haja disponível um celular, aparelho de gravação de voz ou computador, peça que os alunos redijam esta história.
Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, certifique-se de que estão realizando-a adequadamente.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Com base no que foi apresentado e discutido em sala, transmita os áudios gravados na ação propositiva e, em seguida, estimule a turma a discutir acerca dos relatos produzidos. Incentive os alunos a refletirem sobre os motivos que levam famílias a abandonarem suas casas no intuito de encontrarem melhores condições de vida e o que, muitas vezes, eles enfrentam não só pelo caminho, mas também quando chegam no lugar que idealizaram. Posteriormente, sugira que os alunos busquem, a todo momento, ajudar as pessoas ao seu redor, migrantes ou não, enfatizando que, por menor que sejam seus gestos, eles podem amenizar as dificuldades sofridas por uma pessoa, grupo ou família.
Como sugestão, caso seja possível, reproduza esses áudios durante o intervalo dos alunos para que outras turmas tenham contato com histórias hipotéticas, mas, ao mesmo tempo, tão reais na vida de muitos.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e gravador de voz
Valor trabalhado
Respeito à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Comente que nesta aula o objetivo é compreender os movimentos populacionais que ocorrem na América Latina. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará sempre mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada nele, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o respeito à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Nesse momento, peça para os alunos visualizarem um mapa-múndi (há um disponível no Plano de Aula; envie-o aos alunos). Questione se eles possuem um conhecimento prévio a respeito dos movimentos populacionais que ocorrem entre os países da América Latina ou dentro de um mesmo país. Incentive-os a participar via WhatsApp. Posteriormente, ressalte que nessa região os movimentos populacionais estão relacionados, sobretudo, aos aspectos socioeconômicos, políticos e culturais vivenciados pelos países que a constituem. Ressalte que os movimentos populacionais podem ocorrer de forma voluntária (busca por melhores condições de vida, empregos, dentre outros) ou forçada (fuga de conflitos étnico-raciais, perseguições políticas e religiosas, dentre outros). Nesse momento, questione se os alunos conhecem alguém da família ou próximo deles que tenha mudado de cidade, estado, país, ou que realize movimentos pendulares em seu dia a dia. Apresente as imagens de movimentos populacionais que ocorrem na América Latina. Informe aos alunos que essa foto foi tirada em 2015, na fronteira da Venezuela com a Colômbia. Posteriormente, enfatize que essa situação ocorre em diversos lugares do mundo e não apenas nos limites da América Latina. Enquanto os alunos observam as imagens, faça questionamentos como: "Por quais motivos você acredita que idosos também se arriscam ao procurar refúgio em países vizinhos?". Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Neste momento, apresente a situação hipotética que aparece no slide da Problematização que iniciará a atividade proposta a seguir. Faça questionamentos como: “Você já teve contato com migrantes de algum país? De onde eles eram?”. Caso a resposta seja positiva, questione se os alunos tiveram oportunidade de conhecer suas histórias e sugira que façam um breve relato. Caso a resposta seja negativa, solicite que os alunos reflitam sobre os motivos que levam pessoas a abandonarem suas cidades, estados ou países. Tempo estimado: 5 minutos.
Ação propositiva
Divida a turma em trios ou quartetos e, em seguida, apresente as atividades que serão realizadas por eles. A atividade proposta deve ser realizada em estações, ou seja, cada grupo realizará as duas atividades. Entretanto, a atividade 1 deverá ser desenvolvida primeiro. Como sugestão, informe aos alunos que cada grupo poderá ter sua história contada em, no máximo, 2 minutos. Na atividade 1, cada grupo elaborará uma breve história hipotética, onde passam a ser migrantes contando relatos de suas vidas, conforme explicitado no slide. Na atividade 2, peça que gravem a história no gravador de voz do celular. Tempo estimado: 30 minutos.
Sistematização
Com base no que foi apresentado e discutido, transmita os áudios gravados na ação propositiva e, em seguida, estimule a turma a discutir acerca dos relatos produzidos. Incentive os alunos a refletirem sobre os motivos que levam famílias a abandonarem suas casas no intuito de encontrarem melhores condições de vida e o que muitas vezes enfrentam não só pelo caminho, mas também quando chegam no lugar que idealizaram. Posteriormente, sugira que os alunos busquem, a todo momento, ajudar as pessoas ao seu redor, migrantes ou não, enfatizando que, por menores que sejam seus gestos, eles podem amenizar as dificuldades sofridas por uma pessoa, grupo ou família. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem sobre migração na América Latina, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Érika Cardoso Da Silva Baptista
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender os movimentos populacionais que ocorrem na América Latina.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.