Plano de Aula

Plano de aula: América Latina: problemas ambientais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; lápis de cor ou giz de cera.

Material complementar:

Mapa Mundi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/StfRRXMm3J3gxjAxQXCrpn5Ns9u2Ku5UweZxCXEHs9JpVxY5jC2VJ3QXQshy/geo8-23und04-mapa-mundi.pdf

América Latina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TerCNpk3jMm3zPhgCmtzAUHCAHWSWqYbUwZ5jXWxA3XRwNMxEYJaxJpyd9Gq/geo8-23und04-imagens-america-latina.pdf

Para você saber mais:

GOLFIERI, Daniela. Com 480 toneladas de lixo despejadas diariamente, trecho do Rio Tietê no interior tem espuma e mau cheiro. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/07/31/com-480-toneladas-de-lixo-despejadas-diariamente-trecho-do-rio-tiete-no-interior-tem-espuma-e-mau-cheiro.ghtml>. Acesso em: 20 fev 2019.

PONTES, Nádia. América Latina gera 10% das emissões globais. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml>. Acesso em: 20 fev 2019.

TORRES, Gabriela. Qual é a surpreendente cidade mais poluída da América Latina? BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional/2016/05/160514_cidade_poluicao_latam_gt_cc>. Acesso em: 20 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos problemas ambientais que são observados de forma recorrente, sobretudo nos países da América Latina. Em seguida, comente que, apesar do processo de globalização facilitar, frequentemente, a disseminação da informação, a sociedade latinoamericana, de forma geral, ainda não inseriu suficientemente métodos de preservação ambiental em seu cotidiano. Posteriormente, ressalte que, ainda que se perceba um aumento no número de pessoas que buscam se conscientizar quanto aos impactos negativos inerentes à degradação do meio ambiente, muito ainda deve ser feito.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA