GEO8_23UND04 - Imagens América Latina
Plano de Aula
Plano de aula: América Latina: problemas ambientais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Paisagens culturais e naturais da América Latina
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE23) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Disponibilizar um mapa mundi, utilizando um projetor, impressão ou que esteja acessível na escola; folhas de papel; lápis de cor ou giz de cera.
Material complementar:
Para você saber mais:
GOLFIERI, Daniela. Com 480 toneladas de lixo despejadas diariamente, trecho do Rio Tietê no interior tem espuma e mau cheiro. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/07/31/com-480-toneladas-de-lixo-despejadas-diariamente-trecho-do-rio-tiete-no-interior-tem-espuma-e-mau-cheiro.ghtml>. Acesso em: 20 fev 2019.
PONTES, Nádia. América Latina gera 10% das emissões globais. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml>. Acesso em: 20 fev 2019.
TORRES, Gabriela. Qual é a surpreendente cidade mais poluída da América Latina? BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional/2016/05/160514_cidade_poluicao_latam_gt_cc>. Acesso em: 20 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações: Neste momento, questione se os alunos possuem um conhecimento prévio dos problemas ambientais que são observados de forma recorrente, sobretudo nos países da América Latina. Em seguida, comente que, apesar do processo de globalização facilitar, frequentemente, a disseminação da informação, a sociedade latinoamericana, de forma geral, ainda não inseriu suficientemente métodos de preservação ambiental em seu cotidiano. Posteriormente, ressalte que, ainda que se perceba um aumento no número de pessoas que buscam se conscientizar quanto aos impactos negativos inerentes à degradação do meio ambiente, muito ainda deve ser feito.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO