Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Interessante que ao final desta aula o aluno pense: “Aprendi algo novo sobre Matemática hoje!”
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Apresente aos alunos a possibilidade das propriedades estarem juntas em um mesma operação. Peça para que eles tentem resolver a expressão individualmente.
Propósito: Reforçar o aprendizado das últimas aulas sobre potenciação com expoente inteiro e propriedades da potência.
Discuta com a turma:
- Quando há várias propriedades, o que fazer primeiro?
- Quais estratégias podemos utilizar para resolver o problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Mostrar que é possível resolver um mesmo problema de diferentes formas. Pode haver uma forma melhor que a outra, mas nem sempre isso é fácil de ser percebido. Bom momento de saber a preferência, facilidade ou dificuldade dos alunos. Deixe que eles exponham a forma que consideram mais fácil de resolver.
Propósito: Reforçar o aprendizado das últimas aulas sobre potenciação com expoente inteiro e propriedades da potência.
Discuta com a turma:
- Qual sua preferência ao resolver esse problema?
- Qual a sua dificuldade?
- Alguma propriedade estudada anteriormente pode nos ajudar na resolução? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Agrupe a turma em duplas ou trios para a resolução desses problemas. Usando ou não as propriedades, aproveite para explorar a linha de raciocínio dos alunos, se chegaram facilmente às respostas ou se demoraram. Ande pela sala para ver se os alunos estão conseguindo progredir nos cálculo e use o Guia de Intervenções, para orientar os alunos com boas perguntas para que possam progredir na atividade.
Propósito: Trabalhar com as propriedades da potência agrupadas em um só problema.
Discuta com a turma:
- Existe alguma operação que podemos fazer para simplificar os cálculos? Qual?
- Há alguma propriedade para lidar com subtração de potência ou é apenas uma parte da operação?
- Escrever 9 = 32 ou 32 = 9 poderia facilitar o cálculo? Qual sua preferência? Por quê?
Material complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Ao andar pela sala, você notará diferentes soluções dos alunos. Escolha alguns alunos para virem ao quadro e descreverem suas soluções, não necessariamente iguais ou corretas. É importante que os alunos saibam julgar se as soluções dos colegas estão corretas ou não. Temos duas partes, a solução em si e a explicação da solução. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Trabalhar com as propriedades juntas, analisando e reescrevendo a expressão antes de efetivamente resolver, fazendo com que os alunos exponham suas resoluções e possam compartilhá-las com a sala.
Discuta com a turma:
- Existe uma única maneira de chegar à resposta? Conseguem ver outra forma de resolver este mesmo problema?
- Podemos escrever o resultado da expressão como uma fração? Qual?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Ao andar pela sala, você notará diferentes soluções dos alunos. Escolha alguns alunos para virem ao quadro e descreverem suas soluções, não necessariamente iguais ou corretas. É importante que os alunos saibam julgar se as soluções dos colegas estão corretas ou não. Temos duas partes, a solução em si e a explicação da solução. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Trabalhar com as propriedades juntas, analisando e reescrevendo a expressão antes de efetivamente resolver, fazendo com que os alunos exponham suas resoluções e possam compartilhá-las com a sala.
Discuta com a turma:
- No numerador 9 = 32 ou no denominador 32 = 9 , com qual valor é mais fácil trabalhar nesta solução?
- Conseguem ver outra forma de resolver este mesmo problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique que podem acontecer casos de expressões serem compostas por várias operações, analisar e reescrever pode auxiliar na solução.
Propósito: Fazer uma reflexão com os alunos sobre os conteúdos aprendidos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos usem a maneira que se sentirem mais à vontade para resolver essas operações. Ao terminarem, peça para que vejam com o colega ao lado se utilizaram o mesmo caminho de resolução e se chegaram na mesma resposta.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das propriedades da potenciação: multiplicação e divisão de potências de expoentes iguais e potência da potência.
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar