Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Usando álgebra e propriedades de potência para resolver expressões.
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades das potências com expoente inteiro
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Objetivos específicos
Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.
Conceito-chave
Potências de mesma base; Expoentes negativos; Potência de um produto; potência de uma divisão (potência de um quociente); Simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas. Atividades complementares usando a propriedade distributiva; redução de termos semelhantes.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e caderno.
- Se possível, atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Interessante que ao final desta aula o aluno pense: “Aprendi algo novo sobre Matemática hoje!”
Material complementar
- Clubes de Matemática da OBMEP
- Portal da matemática - 8º ano do Ensino Fundamental
https://portaldosaber.obmep.org.br/index.php/modulo/lista?serie=3
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO