Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Potências de mesmo expoente e potência de potência.
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Propriedades das potências com expoente inteiro
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Objetivos específicos
Relembrar e usar as propriedades das potências com expoentes inteiros e negativos.
Conceito-chave
Potência de um produto; potência de uma divisão (potência de um quociente); potência da potência.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e caderno.
- Se possível, atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relembrar e usar as propriedades das potências com expoentes inteiros e negativos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Interessante que ao final desta aula o aluno pense: “Aprendi algo novo sobre Matemática hoje!”
Material complementar
- Sugestão de Website - Propriedades das potências:
http://brasilescola.uol.com.br/matematica/propriedades-das-potencias.htm
- Pinterest - infográficos e imagens relacionadas à potenciação
http://bit.ly/2H4y1dt
- Sugestão de Leitura: Cada um aprende de um jeito
https://novaescola.org.br/conteudo/1444/cada-um-aprende-de-um-jeito
Reportagem de Nova Escola, de janeiro de 2003, com dicas teóricas e práticas sobre as diferenças de cada um na aprendizagem e de como respeitar o ritmo de cada criança e preparar estratégias de ensino que privilegiem as atividades diferenciadas.
- Sugestão de Leitura: São tantos na classe, mas cada um é um
https://novaescola.org.br/conteudo/798/sao-tantos-na-classe-mas-cada-um-e-um
Artigo do físico e educador Luis Carlos Menezes para Nova Escola, de fevereiro de 2012, dando dicas sobre como lidar com uma classe heterogênea.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 10)
Orientação: Faça a pergunta aos alunos e aguarde por respostas. O quiz é uma maneira divertida de recordar alguns conceitos.
Propósito: Relembrar a propriedade da multiplicação de potências com o mesmo expoente.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 10)
Orientação: Apresente a resposta dando ênfase principalmente na multiplicação dos fatores, para que o aluno entenda a propriedade sem que se torne uma fórmula vazia de “decoreba”. O objetivo é fazer o aluno pensar no porquê de conservar o expoente e multiplicar as bases.
Propósito: Relembrar a propriedade da multiplicação de potências com o mesmo expoente.
Discuta com a turma:
- Como é a propriedade comutativa da multiplicação?
- A propriedade comutativa se aplica neste exemplo? 3x3 x 2x2 = 3x2 x 3x2
- O uso de propriedades facilita o trabalho?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 10)
Orientação: Faça a pergunta aos alunos e aguarde por respostas. O quiz é uma maneira divertida de recordar alguns conceitos.
Propósito: Relembrar a propriedade da divisão de potências com o mesmo expoente.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 10)
Orientação: Apresente a resposta dando ênfase principalmente na multiplicação dos fatores, para que o aluno entenda a propriedade sem que se torne uma fórmula vazia de “decoreba”. O objetivo é fazer o aluno pensar no porquê de conservar o expoente e multiplicar as bases.
Propósito: Relembrar a propriedade da multiplicação de potências com o mesmo expoente.
Discuta com a turma:
- Como é a propriedade comutativa da multiplicação?
- A propriedade comutativa se aplica neste exemplo? 3x3 x 2x2 = 3x2 x 3x2
- O uso de propriedades facilita o trabalho?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 10)
Orientação: Faça a pergunta aos alunos e aguarde por respostas. O quiz é uma maneira divertida de recordar alguns conceitos.
Propósito: Relembrar a propriedade de potência de potência.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 10)
Orientação: Faça a pergunta aos alunos e aguarde por respostas. O quiz é uma maneira divertida de recordar alguns conceitos.
Propósito: Relembrar a propriedade de potência de potência.
Discuta com a turma:
- Entender a propriedade é mais fácil do que decorar a frase?
- Para entender uma propriedade, o que é necessário? Resp.: Saber operações básicas e propriedades anteriores.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 10)
Orientação: Faça a pergunta aos alunos e aguarde por respostas. O quiz é uma maneira divertida de recordar alguns conceitos.
Propósito: Relembrar a propriedade do expoente negativo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 10)
Orientação: Relembre com os alunos como trabalhamos com expoentes negativos. Mostre que, para as propriedades de potências serem válidas, o expoente negativo deve se relacionar com o inverso da base. Relembre que escrever (?)² resulta no mesmo que escrever 1/3², mas que isso só é válido para frações de numerador 1.
Propósito: Relembrar a propriedade do expoente negativo.
Discuta com a turma:
- Abrir a potência em multiplicação facilitou o entendimento? Como?
- O expoente negativo deixa o resultado negativo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Agrupe a turma em duplas e oriente os alunos a abrirem as potências na forma de multiplicação, para chegarem nos resultados de tal forma que consigam descobrir a validade das propriedades para os expoentes inteiros negativos. Não passe as regras de potenciação como válidas para os expoentes negativos ainda. Deixe com que os alunos explorem através da definição.
Propósito: Retomar o assunto de propriedades de potências introduzindo o expoente negativo sem, no entanto, recorrer à memória, mas sim ao entendimento.
Discuta com a turma:
- Ao abrir as potências para calcular, sem usar uma fórmula, facilitou o exercício?
- As propriedades que acabamos de relembrar, no aquecimento, funcionariam nesses exercícios?
- Vocês se lembram da utilização de expoentes negativos?
Material complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 a 17)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Juntar os conceitos de expoentes inteiros e negativos com as propriedades de potências.
Discuta com a turma:
- Valem as propriedades que estudamos anteriormente? Quais?
Material complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 a 17)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive àqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Juntar os conceitos de expoentes inteiros e negativos com as propriedades de potências.
Discuta com a turma:
- Qual propriedade da matemática nos permite fazer 4x2x4x2x4x2 ao invés de 4x4x4x2x2x2? Resp.: (Comutativa da multiplicação)
- Por que o uso da propriedade comutativa foi importante para chegar ao resultado final? Possível resposta: Ficou mais fácil enxergar a multiplicação das bases.
Material complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 a 17)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive àqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Mostrar a propriedade de potência de potência com expoente negativo.
Material complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 a 17)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive àqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Mostrar a propriedade de potência de potência com expoente negativo.
Material complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 a 17)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive àqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Juntar os conceitos de expoentes inteiros e negativos com as propriedades de potências.
Discuta com a turma:
- Valem as propriedades que estudamos anteriormente? Qual?
- Na questão c, o que aconteceu com o expoente? Aumentou ou diminuiu? Por quê?
- Na questão d, se a operação é de divisão, por que aparece a multiplicação dos fatores de uma multiplicação?
Material complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 12 a 17)
Orientação: Peça para que os alunos venham ao quadro para descreverem suas soluções. Incentive àqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.
Propósito: Juntar os conceitos de expoentes inteiros e negativos com as propriedades de potências.
Material complementar:
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 16 a 18).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização da propriedade e a influência do expoente negativo.
Propósito: Reforçar o conceito da multiplicação de potências de mesmo expoente.
Discuta com a turma:
- O expoente negativo altera o uso da propriedade?
- Como vocês explicariam com suas palavras a influência do expoente negativo?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 16 a 18).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização da propriedade e a influência do expoente negativo. Fica bem claro a inversão aqui.
Propósito: Reforçar o conceito da divisão de potências de mesmo expoente.
Discuta com a turma:
- O expoente negativo altera o uso da propriedade?
- Como vocês explicariam com suas palavras a influência do expoente negativo?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 16 a 18).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização da propriedade e a influência do expoente negativo.
Propósito: Reforçar o conceito da multiplicação de potências de mesmo expoente.
Discuta com a turma:
- O expoente negativo altera o uso da propriedade?
- Como vocês explicariam com suas palavras a influência do expoente negativo?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explique que as propriedades ajudam em muitos casos a simplificar operações mais complexas, os alunos devem ficar atentos que são casos da multiplicação de algarismos e que o expoente inteiro e negativo pode inverter isso.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos usem a maneira que se sentirem mais à vontade para resolver essas operações.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das propriedades da potenciação: multiplicação e divisão de potências de expoentes iguais e potência da potência.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_02NUM02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO
Aquecimento
O Aquecimento é bem longo e funciona como parte introdutória dos conhecimentos discutidos na aula. Há 4 Quiz. Sugerimos que a turma seja dividida em quatro grupos. Cada grupo de alunos fica responsável por uma questão do Quiz (mas, os alunos realizarão a atividade individualmente). Você pode disponibilizar o Quiz e a respostas (use a versão impressa). Solicite aos alunos que analisem as situações e elaborem um pequeno vídeo explicando como se resolve a questão. Em seguida, eles encaminharão para você, via WhatsApp. Você avalia os vídeos e socializa com a turma todos aqueles que julgar mais adequado para compreensão de todos.
Peça à turma que assista aos vídeos selecionados para realizar as atividades seguintes (Principal, Raio X e complementares)
Nesse plano de aula há a sugestão de vídeos da Khan Academy. Apoiamos o uso dos vídeos para os alunos com acesso à internet:
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-basics/alg-basics-expressions-with-exponents#core-alg-negative-exponents
Você também pode usar:
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-negative-exponents/v/negative-exponents
Atividade principal
Use as questões da Atividade Principal e das atividades complementares como apoio do Aquecimento. Você pode fazer uma seleção dos itens para que os alunos resolvam. Os demais itens podem ser resolvidos e discutidos em outro momento. Você também pode fazer uma síntese das principais ideias discutidas no vídeo (Aquecimento) para os alunos registrarem no caderno ou imprimirem.
Discussão das soluções
Os pequenos vídeos solicitados no Aquecimento servirão de base para as discussões das soluções. Você também pode fazer um vídeo curto (encaminhar via WhatsApp) explicando algumas questões mais complexas ou dando algumas dicas.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
Pode aparecer tanto no vídeo dos alunos quanto no seu.
Encerramento
xxxx
Raio X
O Raio X pode ser usado como apoio no Aquecimento ou em outros momentos como forma de ampliação e revisão das aprendizagens.
Convite às famílias
xxxxx
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Objetivos específicos
Relembrar e usar as propriedades das potências com expoentes inteiros e negativos.
Conceito-chave
Potência de um produto; potência de uma divisão (potência de um quociente); potência da potência.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e caderno.
- Se possível, atividades impressas.