
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Autobiografia e Depoimento
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
1. Apresente então, esse trecho da autobiografia de Adeline Yen Mah, Cinderela Chinesa, e solicite aos alunos que façam uma linha do tempo e marque os acontecimentos que se sucederam desde o seu nascimento e o quê ela conta aí.
2. Depois de socializar as respostas lance as perguntas: Posso saber, pela forma como está organizado o texto e como estão relatados os acontecimentos, quantos anos depois de seu nascimento a autora ganhou um novo irmão? Quais são as palavras ou expressões que nos permitem saber isso, já que essa informação não está escrita no texto explicitamente?
3. Explore então essa ideia dos marcadores temporais, eles organizam o relato evidenciando a sequência cronológica e nos permitem inferir informações não explícitas.
4. Em seguida, pergunte: Qual a posição que esses marcadores ocupam em relação à oração em que estão colocados? Em todas as ocorrências eles ocupam a mesma posição? Que sentido podemos atribuir a essa escolha?
5. Por fim, mostre que os marcadores colocados sempre no início da frase são seguidos de uma vírgula, o que os separa do restante da frase, dando-lhes ainda mais destaque.
Orientações:
Orientações:
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os planos 7 e 8 de uma sequência de 15 planos de aula sobre o gênero autobiografia.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais
Os dois planos aqui adaptados compõem uma proposta para realização de análise linguística e semiótica de textos do gênero autobiografia, de modo a levar os alunos à percepção da importância de elementos notacionais da escrita para a construção de sentido pretendido.
Introdução: Como foi o seu despertar hoje e o que lhe aconteceu até este momento do dia?
Importante: sempre inicie sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Esta etapa corresponde à adaptação do plano LPO7_07SQA07. Envie um áudio aos alunos narrando alguns fatos do seu dia. Faça uso de marcadores temporais, de modo que fique evidenciada a linha cronológica dos fatos. Em seguida, chame a atenção deles para a linha cronológica dos fatos narrados por você e explique como os marcadores temporais ajudam a evidenciar essa linha cronológica, determinando a sequência dos acontecimentos. Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão perceber como se dá o funcionamento desses marcadores temporais no texto escrito. Envie a eles, por e-mail, junto às questões apresentadas, os textos dos dois primeiros slides de desenvolvimento, previamente transpostos para um documento Word. Oriente os alunos a efetuarem a leitura, construírem a linha do tempo e responderem às questões propostas, fazendo inclusive a reescrita de alguns trechos, reposicionando os marcadores cronológicos nas orações. Estabeleça um prazo para a realização e entrega da tarefa a você.
Se possível, organize a devolutiva em um momento síncrono, usando o Zoom ou o Google Meet, para que as respostas possam ser socializadas pelos alunos e amarradas por você com uma explicação sobre os marcadores temporais e sua função no texto. Caso essa opção não seja viável, prepare uma devolutiva, por vídeo ou áudio, comentando as respostas. Efetue as explicações teóricas sobre a função dos marcadores temporais no texto, sua função no relato autobiográfico, a posição que podem ocupar na frase e a relação entre o uso da vírgula e essa posição.
Como encerramento desta etapa, aplique a atividade do terceiro slide de desenvolvimento e peça aos alunos que construam uma linha do tempo com suas autobiografias, fazendo uso dos marcadores temporais indicados no slide. Estabeleça o prazo para realização e entrega da tarefa, e, posteriormente, depois de revisado o texto com suas dicas de melhoria e comentários sobre os usos dos marcadores temporais e das vírgulas, peça que os alunos socializem suas autobiografias, de modo que uns possam ler os textos dos outros. Essa troca pode ser feita por e-mail ou mesmo via WhatsApp.
Desenvolvimento
Esta etapa corresponde à adaptação do plano LPO7_07SQA08.
Previamente, digite o texto da autobiografia Por que não dancei, de Esmeralda do Carmo Ortiz, apresentado no slide de introdução, sem pontuação e em letras maiúsculas, conforme aparece no plano. Envie-o aos alunos e peça que façam a leitura em voz alta, mesmo que estejam sós, pois é importante que tentem oralizar o texto para que percebam a falta de pontuação. Peça, então, que respondam às seguintes perguntas: como foi ler o texto? Vocês se perderam em algum momento da leitura? Há alguma explicação para esse estranhamento? Afinal, o que há de diferente no texto? Estabeleça um prazo para envio das respostas, por e-mail ou WhatsApp, e envie aos alunos o texto do segundo slide de introdução, agora conforme foi publicado. Peça que leiam e respondam se a leitura ficou mais fácil e por qual motivo.
Aguarde as respostas e faça a devolutiva comentando a importância da pontuação para a produção de sentido no texto. Após esse momento, peça que os alunos voltem ao texto da autobiografia, editado e pontuado, conforme o original, e respondam: por que uma simples vírgula e um simples ponto facilitam tanto a vida do leitor? Peça que observem como estão escritas as palavras que vêm depois do ponto final. Questione-os também a respeito do uso das vírgulas no trecho indicado no slide de desenvolvimento. Faça perguntas como: Esmeralda apresenta mais de um motivo para escrever sua autobiografia? Quantos motivos ela apresenta? Ela enumera cada motivo? Esses motivos aparecem separados? Agrupados? Oriente os alunos a interagirem com outros amigos da classe para responderem às questões. Espere que os alunos enviem as respostas e faça uma devolutiva, se possível em um momento síncrono, para trocarem ideias sobre as hipóteses levantadas pelos alunos para os usos das vírgulas.
Fechamento:
Para o fechamento das aulas, peça que os alunos sugiram dicas para alguém que queira usar a vírgula e o ponto ao escrever seus textos autobiográficos. Estabeleça um prazo para a realização e entrega das sugestões. Organize, então, um quadro com as melhores sugestões e outras que você julgar pertinentes, e envie aos alunos para que lhes sirva de consulta.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar com seus familiares a linha do tempo de seu relato autobiográfico e a falar sobre a importância de certos aspectos linguísticos para a construção de sentido no gênero, como a pontuação e os marcadores temporais. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: