A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Autobiografia e Depoimento
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Atenção!
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele tem o objetivo de mostrar para você, professor, como esta sequência de atividades está organizada.
Leia todos os slides iniciais com atenção. Eles ajudarão a entender se é necessário fazer adequações para a sua turma ou antecipar eventuais dificuldades dos alunos.
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
Para informações sobre o autor.
Página de Ondjaki. Disponível em: http://www.kazukuta.com/ondjaki/ondjaki.html
Entrevista programa Roda Viva. Disponível em:http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/238/entrevistados/ondjaki_2007.htm
Entrevista com Onjaki, Revista da Universidade de Blumenau. Disponível em: http://bu.furb.br/sarauEletronico/index.php?option=com_content&task=view&id=125
Para informações sobre Angola.
Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Angola
Consulado Geral de Angola. Disponível em: http://www.angolaconsulate-ca.org/v2/historia
Conheça a história e a evolução política de Angola. Portal Terra. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3157193-EI294,00-Conheca+a+historia+e+a+evolucao+politica+de+Angola.html.
Para informação sobre repercussão das telenovelas brasileiras
Repórter Brasil. Disponível em: http://reporterbrasil.org.br/2007/04/das-novelas-brasileiras-aos-mercados-populares-da-frica/
Instituto Agostinho Neto. Disponível em:http://www.agostinhoneto.org/index.php?option=com_content&view=article&id=361:brasilian-way-of-life-angola-e-mocambiq
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
O termo tuga popularizou-se durante os anos 1960, no decurso da guerra colonial, como expressão para designar os portugueses por parte dos guerrilheiros da oposição independente africana. Tinha como contraponto o termo turra (para terrorista, influenciada por gíria turra ["andar às turras"], usado pelos portugueses para designar os guerrilheiros independentistas). Ambas as expressões foram, nessa época, entendidas como depreciativas, por serem usadas pelo inimigo. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuga
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
TV Brasil Disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/novelawindeck/post/novelas-brasileiras-estao-no-cotidiano-de-angola
bu·é 2
(origem onomatopaica)
substantivo masculino
[Brasil, Popular] Berreiro de criança. = CHORADEIRA
Confrontar: boé.
bu·é 1
(talvez do quimbundo)
advérbio
1. [Portugal, Informal] Em grande quantidade ou intensidade (ex.: corremos bué).
determinante e pronome indefinido de dois gêneros e dois números
2. [Portugal, Informal] Grande número ou quantidade (ex.: estava bué gente).
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/bu%C3%A9
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
O bem-amado. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/o-bem-amado.htm
Sinhá Moça. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/sinha-moca-1-versao.htm
Vereda tropical. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/vereda-tropical.htm
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
3. O advérbio “quando” está ligado a que palavras nos dois segmentos do capítulo? Que informações indicam sobre os verbos a que se relacionam?
4. O adjetivo “contente” está ligado a que palavra? Que informação indica sobre essa palavra?
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo estimado: 30 minutos
Orientações:
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Envie um áudio aos alunos apresentando a obra autobiográfica cujos fragmentos de textos servirão para análise linguística e semiótica. Caso você tenha aplicado as aulas anteriores, os alunos já devem estar familiarizados com o gênero. Esta aula, assim como as duas anteriores, é uma proposta de análise linguística e semiótica e visa a levar os alunos a perceber como os adjetivos e advérbios contribuem para a produção de sentido no gênero autobiografia. Apresente, então, ainda nesse contato, o propósito da aula: identificação dos advérbios e adjetivos nas autobiografias. Comente com os alunos as frases do slide de abertura apontando e explicando as diferenças entre o adjetivo e o advérbio. Conclua relacionando adjetivo a substantivo e advérbio a verbo.
Caso seja possível realizar um encontro síncrono nessa abertura, conduza a discussão de forma que os alunos se expressem e demonstrem os conhecimentos que já têm sobre o tema da aula.
Desenvolvimento
Previamente, digite em um arquivo Word o capítulo "No galinheiro, no devagar do tempo", da autobiografia de Ondjaki, cujos fragmentos estão nos slides de desenvolvimento. Envie o texto aos alunos e peça que façam uma leitura atenciosa, procurando em um dicionário palavras que não conheçam. Estabeleça um prazo para a leitura e peça que enviem mensagens a você, comentando se gostaram da leitura e de quais partes mais gostaram.
Digite, então, em um documento de Word, as questões que envolvem o texto, indicadas nos slides de desenvolvimento e de fechamento. Envie o documento aos alunos e peça que respondam às questões. Estabeleça um prazo para realização e entrega.
Fechamento
Para o fechamento da aula, organize um quadro-síntese com as respostas dos alunos. Inclua no quadro também uma lista de advérbios de tempo e de marcadores temporais, conforme o slide de fechamento. Envie o quadro aos alunos, juntamente com um áudio ressaltando como os adjetivos e advérbios colaboram para a construção de sentido no gênero autobiografia.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar com seus familiares a leitura do capítulo estudado na aula. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: