Veja como organizar um TEDx na sala de aula

Os alunos vão organizar suas ideias e levar uma mensagem inspiradora a alguém em pouco tempo

POR:
Débora Garofalo
Alunos reunidos em uma roda de conversa em sala de aula, gesticulando
Foto: Getty Images

Você possivelmente já ouviu e ou assistiu um vídeo TEDx? Trata-se de um dos maiores projetos de compartilhamento de conhecimento do mundo, com mais de cem idiomas e diversos temas.

Você já imaginou levar essa metodologia para a sala de aula? Recentemente participei de um TEDx (que você pode assistir aqui) e fiquei imaginando o potencial dessa prática na sala de aula, principalmente pelo alcance de trabalhar com qualquer área do conhecimento e com um bônus de auxiliar na aprendizagem de leitura e escrita dos estudantes.

LEIA MAIS  Pequenos vídeos, grandes discussões

Como iniciar e levar essa metodologia para a sala de aula

O princípio de um TEDx é levar uma mensagem a alguém, contar uma história, focando em um momento e servindo de inspiração. A seguir, elaboramos uma série de etapas para você levar para a sala de aula. 

Contando a sua história

O primeiro passo é incentivar os alunos a contar a sua própria história, sendo eles mesmos os personagens de suas histórias. Para facilitar vamos expor um passo a passo de exercícios que podem ser realizados.

No primeiro momento peça aos estudantes para escrever no papel sua história, mas impondo um limite de apenas em 7 linhas. Oriente os alunos para que eles se concentrem em uma narrativa que passe uma mensagem a alguém, pode ser uma mensagem de superação, um desafio, uma ajuda.

LEIA MAIS  Seis palestras inspiradoras sobre Educação

Na sequência em duplas os alunos irão contar a sua história para o colega em 2 minutos e vice-versa. Em seguida, peça para os estudantes trocarem de dupla e contar a sua história, agora em um minuto para outro colega e vice-versa. Lembre-se que o objetivo desta atividade é fazer com que os estudantes consigam repassar sua história com objetividade ao focar na mensagem principal.

Por fim, peça para os estudantes trocarem novamente de dupla e contar novamente a sua história, agora em 30 segundos e vice-versa. Marque o tempo com algum alarme.

Para encerrar essa atividade realize uma roda de conversa e peça para os alunos contarem como foi essa experiência. Muito provavelmente, eles falarão da dificuldade do tempo e como a redução do tempo disponível ajudou a focar na história e naquilo que realmente interessava para contar essa história.

Escolha cinco alunos e organize um círculo na sala. Peça a eles para contarem a sua história em 30 segundos. Para encerrar essa atividade, leve um TEDx para exibir aos alunos, mostre a eles a importância de contar uma história, mostrando que um dos passos que foi usado pelo palestrante foi esse.

Mostre a eles que são pessoas únicas e que tem ideias totalmente únicas. Se essas ideias podem mudar o mundo, então vale a pena compartilhar com as pessoas. Basta garantir que a mensagem seja passada de forma clara.

No próximo texto vamos abordar os passos para realizar um TED com os alunos.

Até a próxima. Um abraço,

Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

Tags

Guias