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Plano de aula: Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sociedade coloniais americanas

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor.

Material complementar:

Comissão de frente da Paraíso do Tuiuti 2018.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kQ5DmgZDzkhB6ymnUyS6snEwC5bcAqRNH78rtY9bTxub3cfMkhwbwMUKx2Wk/his7-10und03-comissao-de-frente-da-parais-do-tuiuti-2018.pdf

Em 2018, a escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti apresentou o enredo “Meus Deus, meu Deus… Está extinta a escravidão?”. O seu principal objetivo foi evidenciar a exploração do trabalho humano nos dias de hoje. Para tal, a sua comissão de frente representou a crueldade praticada contra os negros escravizados e a sua redenção.

Ficha: relacionando as informações

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BAENJXEVECGnPtFPgsqHCRXy7P2ETN8T9H78k38SVUvecSfNMV7erZeta22j/his7-10und03-ficha-relacionando-as-informacoes.pdf

Ficha para auxiliar os alunos na análise relacional das fontes. Deve ser distribuída uma por grupo.

Manchete do site Repórter Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sap7jgwyDTa2aDjN7zks9XqNjdG93Cb2WS3Uz6eUWMKrZ8tk2nwPSnKcU4Zj/his7-10und03-manchete-do-site-reporter-brasil.pdf

Reportagem publicada em 24 de outubro de 2018, onde divulga o trabalho dos fiscais do Ministério do Trabalho nas lavouras de cana e denuncia que o Brasil ainda mantém regimes de trabalhos semelhantes à escravidão.

Trecho do texto de Arno Wehling e Maria José Wehling

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k3bM42pRxYDr5pd7ZnDDYgY3jWFucneafAm5BcKSsGswsKqabPkdfpwuZVCF/his7-10und03-trecho-do-texto-de-arno-wehling-e-maria-jose-wehling.pdf

O trecho selecionado é parte do sétimo capítulo do livro Formação do Brasil Colonial, intitulado “Sociedade e quadros mentais”. Nesta parte, os autores iluminam a estratificação social e étnica dos grupos escravizados em função da economia do açúcar, afirmando que esse tipo de sistema era a base da pirâmide social.

Para você saber mais:

ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas. Casa de Souza e Comp. Rio de Janeiro. 1837. Disponível em: https://ia800202.us.archive.org/29/items/DELTA53970FA/BSG_DELTA53970FA.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

BELTRÃO, Gabriel Magalhães. Manufatura açucareira colonial: constituição, desenvolvimento e particularidade. In: Latitude, vol. 5, nº 1, 2011, p. 138. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/1002/pdf. Acesso em: 19 out. 2018.

BOL. Como nasce um desfile de Carnaval. In: Notícias BOL Carnaval 2014. Disponível em: https://www.riocarnaval.com/guia/por-dentro-da-escola-de-samba. Acesso em: 13 fev. 2019.

ESCRAVO NEM PENSAR. Trabalho escravo contemporâneo. Disponível em: http://escravonempensar.org.br/livro/capitulo-1/#.
Acesso em: fev. 2015.

LEITE, Marceli Rocha et al . O trabalho no corte de cana-de-açúcar, riscos e efeitos na saúde: revisão da literatura. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 52, 80, 2018 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102018000100507&lng=pt&nrm=iso.
Acesso em: 14 fev. 2019.

PENHA. Daniel. Exaustos, trabalhadores cortavam 22 toneladas de cana por dia para Raízen. In: Repórter Brasil. 21 out. 2019. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2018/10/exaustos-trabalhadores-cortavam-22-toneladas-de-cana-por-dia-para-raizen/. Acesso em: 14 fev. 2019.

WEHLING, Arno. WEHLING, Maria José. A formação do Brasil Colonial. Nova Fronteira. Rio de Janeiro. 2005.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, cuide para que ao fazer isso não antecipe respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

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