Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: O tráfico e as etnias dos escravizados
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tráfico negreiro
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno ou papel sulfite, caneta.
Material complementar:
Contexto:
Fonte 1:
Fonte 2:
Fonte 3:
Para você saber mais:
AMARAL, Aurélio. As origens dos negros no Brasil. Nova Escola, 1º de março de 2015. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1319/as-origens-dos-negros-do-brasil>. Acesso em: 27 mar. 19.
CINE GROUP. Brasil: DNA África. Disponível em: <http://cinegroup.com.br/2014/07/brasil-dna-africa/>. Acesso em: 27 mar. 19.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Johann Moritz Rugendas. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa707/johann-moritz-rugendas>. Acesso em: 27 mar. 19.
FLORES, Elio Chaves. Nós e eles: etnia, etnicidade e etnocentrismo. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra. Educando em direitos humanos: Fundamentos Culturais. 2 ed. Editora UFPB: Pernambuco, 2016. pp. 25-38. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wp-content/uploads/2017/10/EducandoemDH_Vol-2.pdf#page=26>. Acesso em: 27 mar. 19.
HALL. Gwendolyn Midlo. Cruzando o Atlântico: etnias africanas nas Américas. Topoi, v. 6, n. 10, jan./jun. 2005, pp. 29-70. Disponível em: < http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/Topoi%2010/topoi10a2.pdf>. Acesso em: 27 mar. 19.
IMS. Acervo de fotografias Alberto Henschel. Disponível em: <https://ims.com.br/titular-colecao/alberto-henschel/>. Acesso em: 27 mar. 19.
SOARES, Marilda Aparecida. Etnias e povos africanos na formação histórico-social do Brasil. Para entender a história , v. 10, p. 1-10, 2013. Disponível em: <http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2013/12/etnias-e-povos-africanos-na-formacao.html>. Acesso em: 27 mar. 19.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. Ática: São Paulo, 2012.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Os estudantes podem ser divididos em duplas, para melhor organização da Sistematização posteriormente. O professor pode ler a frase em voz alta, ou projetar, se possível. Devido a uma historiografia predominantemente eurocêntrica, e que por muitos anos desconsiderou a diversidade da formação dos povos africanos, os alunos muitas vezes enxergam como homogêneos os africanos escravizados, desconhecendo suas origens e locais de onde vieram no período do fluxo do tráfico de escravizados. Por isso, o objetivo desta aula é introduzi-los na análise das diferentes etnias dos africanos escravizados, entendendo que a temática pode ser ampliada para outras discussões, aulas, e experiências.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO