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Plano de aula: A servidão medieval e a escravidão moderna

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão moderna

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno ou folha sulfite, lápis, caneta, giz de cera, canetas hidrográficas.

Material complementar:

Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gTPhUSbzFdp7eccDh9G6hJTHfJfjUafZy8trV8zFpeaVafb7cGC24ktUgR2Z/his7-15un02-contexto.pdf

Fonte 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eyAfDXJFCyXYGnPbE97gYrHZ6gTM4RZfMbhRz378sUpcrGmNdpHb4NU2sBvs/his7-15un02-fonte-1.pdf

Fonte 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A3RPJTpkEJW4BHsQ7MH6vWhrxxzymsBqwKbtZxcv8TXCYkU8TN5jvQRMHwJc/his7-15un02-fonte-2.pdf

Glossário para professores:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UeYSHDZU7eMhreV54r9Cjk2ZRUc63V9wfJxuNdvzdyM2k7kttEuc7xUkuM5W/his07-15un02-glossario-professores.pdf

Glossário para alunos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rZb5Atg5gsSktpbf3R4qV3pJu83tMVgMUecunPdkneKap4xajzYETjju9aPz/his07-15un02-glossario-alunos.pdf

Para você saber mais:

CASTRO, Armando. Natureza e variabilidade dos tipos de trabalho compulsório na Antiguidade e na época medieval. Rev. Dept. de História, n. 7, p. 34-44, set., 1988. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/5727657acf80a1643d2a8480/1462199677886/4_Castro%2C+Armando.pdf>.
Acesso em: 25 mar. 19.

DEBRET, Jean-Baptiste. Voyage pittoresque et historique au Brésil [...] (Volume 2). Paris : Firmin Didot Frères, 1835. Disponível em: <https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/3802>. Acesso em: 25 mar. 19.

GELEDÉS. Darwinismo social, racismo e dominação - uma visão geral. Portal Geledés, 24 de março de 2014. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/darwinismo-social-racismo-e-dominacao-uma-visao-geral/>. Acesso em: 29 abr.19.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. UMA CIDADE SENSÍVEL SOB O OLHAR DO “OUTRO”: JEAN-BAPTISTE DEBRET E O RIO DE JANEIRO (1816-1831). Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 4, n. 4, pp. 1-18, out./dez., 2007. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/PDF13/DOSSIE_%20ARTIGO_01-Sandra_Jatahy_Pesavento.pdf>. Acesso em: 25 mar. 19.

RUBANO, Denise Rosana; MOROZ, Melania. Relações de servidão: Europa medieval ocidental. In: ANDERY, Maria Amália. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 15. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. cap. 5, p. 134- 140. Disponível em: <https://ria.ufrn.br/123456789/876>. Acesso em: 25 mar. 19.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Reúna os estudantes em grupos de até quatro pessoas. Faça a leitura coletiva ou projete o slide, se for possível. O objetivo deste plano é realizar uma diferenciação conceitual a respeito da servidão medieval, partindo da análise do trabalho cotidiano de ambos os sujeitos. Sendo assim, os estudantes deverão formar com base em suas análises e com a intervenção do professor, a ideia de diferenciação entre a servidão medieval e a escravidão moderna.

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