Plano de Aula

Plano de aula: Os portos de desembarque dos escravizados no Brasil

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tráfico negreiro

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolina, giz de cera ou canetas hidrográficas, lápis, caneta.

Material complementar:

Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uHPmm5HuCMJWuucYV4hdeW8eJkXt2v4btXBw8VhfJ7H3kchdhqh9kEh3Cr3s/his7-16un03-contexto-para-impressao.pdf

Fonte 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uUNJQTAuscd3KwdxqC7fcV3S77Qwrhvrr85DtuAq8zDQaRQ3YADe52ghRvYS/his7-16un03-fonte-1.pdf

Fonte 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xzMQHvw6WPmADNT6ws94xcS22VPs3PsPfhMrYRk8YfYuQhBjE3MXs6rShgDf/his7-16un03-fonte-2.pdf

Fonte 3 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8RB7kGwfjEfBj2xqQq8XtuYvcMBTRryBGbEmqFaVK7Djrn3bRnBT5X8XX2xv/his7-16un03-fonte-3.pdf

Fonte 4 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dgRrvwwfaqqju5F7pQbZfqBJAHqHcMqWgTmp3haXfw4HfX2R6HxKdJmwR2SJ/his7-16un03-fonte-4.pdf

Para você saber mais:

LABHOI/UFF. Inventário dos lugares de memória do tráfico atlântico de escravos e da História dos africanos escravizados no Brasil. Laboratório de História Oral e Imagem, 2013. Disponível em: <http://www.labhoi.uff.br/sites/default/files/inventario_julho_2013.pdf>. Acesso em: 2 abr. 19.

SILVA JÚNIOR, Carlos. Mapeando o tráfico transatlântico de escravos. Resenha: ELTIS, David, e RICHARDSON, David. Atlas of the Transatlantic Slave Trade. Afro-Ásia, n. 45, p. 179-184, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0002-05912012000100008>.
Acesso em: 19 abr. 19.

ALENCASTRO, Luiz felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul - séculos XVI e XVII. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2000.

Site com as rotas de viagens dos navios negreiros e as informações sobre o tráfico de escravizados: https://www.slavevoyages.org/

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Com os alunos em grupos de até quatro pessoas, o professor pode ler o objetivo coletivamente, ou somente apresentar o slide. O objetivo deste plano é que os alunos compreendam a abrangência da população negra no Brasil atualmente com base nos principais portos de desembarque de escravizados, sendo estes em Salvador e no Rio de Janeiro, que foram capitais do Brasil no período da escravidão. Esta dinâmica influenciou na composição étnica dos estados nos quais estes portos estão localizados, mas também levou escravizados a outros estados do Brasil, com menor número de negros, mas que ainda assim receberam escravizados por meio destes portos de desembarque do tráfico transatlântico. É importante ressaltar as diversas etnias que vieram para o Brasil, não abordando somente como africanos, mas como iorubás, ashantis, fons, bantos, mandingas, fulanis, e inúmeras outras etnias às quais pertenciam os africanos que foram escravizados e que aqui foram homogeneizadas somente como “africanos”, sem diferenciações de culturas, línguas, religiosidades, entre outros aspectos.

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