Plano de Aula

Plano de aula: Transformações econômicas e culturais provocadas pelo tráfico de escravizados

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comércio entre África e a América

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel sulfite, quadro, giz.

Material complementar:

Modelo do artigo de jornal:

Para o professor - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pFfpty6SSMDEktp932UD5QGBhK4M5GqznMzfcJr6Fjhtp79VmAv73ychFtQj/his7-14und03-modelo-de-artigo-de-jornal-professor.pdf

Para o aluno - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CanHzKwTdANG8QJmCct5JXtPufUGePvhp9eA4D7KavBJ6Pbuvz5AeqUJDA2F/his7-14und03-modelo-de-artigo-de-jornal-aluno.pdf

Para você saber mais:

ACERVO AGUDÁ. Acervo do Agudá - os “brasileiros” do Benin. Acervo Agudá, 2019. Disponível em: <http://acervoaguda.com.br/>.
Acesso em: 18 fev. 19.

ACERVO AGUDÁ. Celebração de Nossa Senhora do Bonfim - Desfile. Acervo Agudá, 2019. Disponível em: <http://acervoaguda.com.br/pt/conjuntos-tematicos/celebracao-de-n-s-do-bonfim-desfile>. Acesso em: 18 fev. 19.

AZEVEDO, Gê. As igrejas, capelas e passos de Ouro Preto. Mineiros na estrada, 13 de setembro de 2017. Disponível em: <http://www.mineirosnaestrada.com.br/igrejas-ouro-preto/>. Acesso em: 18 fev. 19.

EBC. Relações entre Brasil e África são inseparáveis e caminham para futuro promissor. Agência EBC, 31 de maio de 2015. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2015/05/relacoes-entre-brasil-e-africa-sao-inseparaveis-e-caminham-para-futuro>. Acesso em: 18 fev. 19.

PORTUGAL FILHO, Fernandez. O uso mágico e terapêutico do sabão da costa. São Paulo: Editora Ísis, 2015. Disponível em: <https://issuu.com/editoraisis/docs/issuu_-_sabao_da_costa>. Acesso em: 4 mar. 19.

ROSSI, Amanda. Navios portugueses e brasileiros fizeram mais de 9 mil viagens com africanos escravizados. BBC News São Paulo, 7 de agosto de 2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45092235 >. Acesso em: 18 fev. 19.

SILVA, Alberto da Costa e. Francisco Félix de Souza, mercador de escravos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: EdUERJ, 2004.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Os alunos devem estar agrupados em quatro ou cinco pessoas para a Sistematização posterior. O objetivo deste plano é levar os alunos a compreender as transformações econômicas e culturais no mundo Atlântico provocadas pelo tráfico de escravizados. Para isso, é necessário relacionar os continentes africano, americano, europeu e asiático, visto que os três primeiros protagonizaram o tráfico, e foram palco de alterações em suas configurações culturais, principalmente o Brasil e a África. O objetivo, então, é instigá-los a perceber como as relações culturais e econômicas podem ser vistas até a atualidade, ainda que tenham sido fruto de processos históricos anteriores. Para isso, pode se apresentar o mapa dos fluxos do tráfico de escravizados e a figura de Francisco Félix de Souza, o Chachá I (traficante de escravizados), que foram preponderantes na configuração de intensas trocas culturais entre as regiões de maior fluxo de escravizados e o Brasil, principalmente o litoral.

Para você saber mais:

Fundação Getulio Vargas. Mapa do tráfico negreiro – 1502-1866. Atlas FGV, 2019. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/marcos/trabalho-e-escravidao/mapas/trafico-negreiro-1502-1866>. Acesso em: 18 fev. 19.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA