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Plano de aula: Os fluxos do tráfico de escravizados

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tráfico negreiro

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens de produtos como: prata, açúcar, algodão, ouro e café. Folha sulfite. Canetas hidrográficas. Lápis de cor.

Material complementar:

Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzuAwSVGktRq73wd4y2FzP8m7TcdhhXTFeFYsPbJjZyQyEqzvjFFUzdZseN7/his7-16un01-contexto.pdf

Fonte 1 - Mapa do tráfico de escravizados:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6zRhgNWaQa8GPedp7GTvDZcB7V9BSyZw5YVHTAjSXtMyKM2Vzrzb3eq5y5TB/his7-16un01-mapas.pdf

Fonte 2 - Mapa dos ciclos econômicos do Brasil:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FTFr7hf3eYvW5JhRj4K9mkKKg9HH6hHE7SytazKCxfTTKhDN7hhVmTDDhseK/his7-16und01-ciclos-economicos-do-brasil.pdf

Para você saber mais:

FGV. Atlas Histórico do Brasil - Mapa da escravidão negra e indígena. Fundação Getulio Vargas - Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC). Disponível em: <https://atlas.fgv.br/marcos/trabalho-e-escravidao/mapas/trafico-negreiro-1502-1866>. Acesso em: 19 mar. 19.

GOMES, Flávio. A demografia atlântica dos africanos no Rio de Janeiro, séculos XVII, XVIII e XIX: algumas configurações a partir dos registros eclesiásticos. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.19, supl., dez. 2012, p. 81-106. Disponível em: < https://www.redalyc.org/html/3861/386138072006/>. Acesso em: 18 mar. 19.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos, escrevendo no quadro ou projetando pelo data show. O objetivo principal da aula é levar os alunos a interpretar mapas e entender as principais rotas do tráfico de escravizados do século XVI a XIX, compreendendo que os principais portos estavam na costa africana, pontos de maior participação dos europeus, e principalmente dos portugueses. Estes fluxos também auxiliam a entender os elementos da cultura africana presentes na cultura afro-brasileira.

Para você saber mais:

GOMES, Flávio. A demografia atlântica dos africanos no Rio de Janeiro, séculos XVII, XVIII e XIX: algumas configurações a partir dos registros eclesiásticos. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.19, supl., dez. 2012, p. 81-106. Disponível em: < https://www.redalyc.org/html/3861/386138072006/>. Acesso em: 18 mar. 19.

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