Plano de Aula

Plano de aula: Do escravizado antigo ao escravizado contemporâneo: contrapontos e convergências

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão moderna

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel sulfite, giz de cera ou canetas hidrográficas.

Material complementar:

Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VyqQQPEefY2CHf6akVXsdWB6QqjJR9NprVHH4nESK2Tx5UVUhxbX4dY9mXaF/his15-un04-contexto.pdf

Fonte 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nMJJN2kv9uTz3VawJV94twzrVUVAArEr2AqRXPcEYceQChnQp8dv4xu5k9xw/his7-15un04-fonte-1.pdf

Fonte 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sxt5PxnqDEwYJ7777NeKHg4rkQhKUvMu6gsrzvsvmwVCtxWnR9EDqfSyP9JU/his7-15un04-fonte-2.pdf

Fonte 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bQmvkMcGsqkRpRaZbuFHHXXhdAMqTzHrg26BfBBj4vcxJuuAWYdTSERQn9BZ/his7-15un04-fonte-3.pdf

Modelo para elaboração do conjunto de leis: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PS43eTEkCbXvxZC79eXdrvTgKTZVsqSVuVvSsGbEgvbGFUchaXwUtRGyw949/his7-15un04-elaboracao-de-um-conjunto-de-leis.pdf

Para você saber mais:

CONDE, Soraya Franzoni. As medidas de enfrentamento à exploração do trabalho infantil no Brasil: forças em luta. R. Katál., Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 241-247, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802013000200010/25769>.
Acesso em: 8 abr. 19.

Escravo, nem pensar!: uma abordagem sobre trabalho escravo contemporâneo na sala de aula e na comunidade. São Paulo: Repórter Brasil, 2015. Disponível em: <http://escravonempensar.org.br/livro/>. Acesso em: 18 mar. 19.

MACHADO, Sidnei. Trabalho escravo e trabalho livre no Brasil - alguns paradoxos históricos do Direito do Trabalho. Revista da Faculdade de Direito UFPR, v. 38, p. 151-158. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/1766/1463>. Acesso em: 8 abr. 19.

SCOTT, Rebecca. O trabalho escravo contemporâneo e os usos da História. Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 5, n. 9, 2013, p. 129-137. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2292162>. Acesso em: 8 abr. 19.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Faça a leitura em voz alta ou conjuntamente com os alunos. Se possível, também projete. É importante deixar claro aos alunos que não se trata de um tema com recorte temporal único, e sim relativo às Idades Antiga, Moderna e Contemporânea, visto que a escravidão antiga ainda permanece em moldes parecidos até meados da Idade Moderna, e que a escravidão moderna em alguns aspectos também é semelhante à escravidão contemporânea. Por isso, é essencial entender no que se assemelham e no que se diferem dentro de seus diferentes contextos históricos.

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