GEO7_04UND05 - Mapa Mudo
Plano de Aula
Plano de aula: Migrações externas para o Brasil
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos demográficos do Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O povo brasileiro é formado por diversos grupos étnicos e nacionalidades que vieram para cá. As razões desses deslocamentos populacionais são variados, e fazem parte dos contextos socioeconômicos de cada época, persistindo na atualidade, mesmo que em menor número. Os destinos ou distribuição dessas populações obedecem desde situações estratégias de povoamento de porções do país, até necessidade de mão de obra.
Materiais necessários:
- Atlas
- Livro didático
- Caneta, lápis de cor, folhas de papel sulfite
Material complementar:
Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JEsUZVYmpzrZmSWfUG5hCzRYnZTAwv94yv7R4jMs6FckK3s6kRHjYtDpWS9t/geo7-04und05-contextualizacao.pdf
Sugestão de links para pesquisas dos estudantes - Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YZ6rYhn9GjEQn2QvdAVqxVWcqSdQBW7xYnuYUr7qfDaTz8g2f223vYbssnYc/geo7-04und05-acao-propositiva.pdf
Link para os mapas:
Mapa mundo mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EugJkYTqXEbVdFuvvNfHCUnh2XPjqVeanaaMvmc5ZVk9GzcayahaffCpuQcz/geo7-04und05-mapa-mudo.pdf
Para você saber mais:
O tema migração aparece em várias habilidades da BNCC, trata-se de uma questão importante na formação das identidades pessoais e coletivas, junto às discussões políticas a respeito dos movimentos populacionais.
Migração é o deslocamento populacional de longa duração, geralmente com o objetivo de obter formas de sobrevivência nas áreas de destino. As migrações podem ser definitivas, quando a população que migra não retorna ao lugar de origem, ou temporárias, quando há o retorno.
Imigrante é o indivíduo que chega ao lugar de destino, já emigrante é saiu de seu lugar de origem. Por tanto, existe uma questão de referencial, ou seja, se saio do lugar onde moro, sou um emigrante. Para o lugar que me receberá, serei um imigrante.
As migrações podem ser internas, dentro do próprio território nacional, como os deslocamentos no interior do Brasil, ou podem externas, quando ocorre o deslocamento de um país para outro. Nessa unidade, estão sendo trabalhadas habilidades relacionadas às migrações externas para o Brasil, ou seja, a vinda de imigrantes.
O tráfico negreiro, ou comércio de escravos, intensificado a partir do século XVI até a metade do século XIX, é considerado migração forçada, de forma que as pessoas que foram trazidas (principalmente da diversas regiões da África), não vieram de forma espontânea.
Outro tipo de deslocamentos populacionais diz respeito às populações em busca de refúgio. Os refugiados são pessoas que estão com a segurança e a própria vida ameaçadas por perseguições étnicas, religiosas, políticas e conflitos. Essas pessoas fogem para regiões dentro do próprio país (refugiados internos) ou em outros países (refugiados externos). Historicamente, o Brasil recebeu refugiados de diversas nacionalidades diferentes, como sírios, haitianos e, nos últimos anos, venezuelanos.
Entre 1850 e 1930 houve um boom migratório para o Brasil, ou seja, foi o período em que o país recebeu a maior quantidade de imigrantes estrangeiros. As hospedarias eram lugares que serviam de entrepostos, ou pontos de encontro, entre as populações imigrantes e os agentes das companhias de colonização que contratariam as famílias (principalmente para as atividades rurais no interior do país). Algumas hospedarias era equipadas com ‘alas’ hospitalares para isolar imigrantes que precisassem ficar em quarentena por conta do risco da propagação de determinadas doenças contraídas nas longas viagens de navio.
Atualmente, algumas localidades, como Brasiléia (AC) tem estruturas de abrigos para receber populações de refugiados ou imigrantes indocumentados.
Os diversos grupos de imigrantes foram destinados para algumas áreas do país, especialmente as regiões Sudeste e Sul. No Sul, o incentivo a imigração estava relacionada a necessidade de povoar uma área estratégica e alvo de disputa com nações vizinhas, como Argentina e Paraguai. No Sudeste, a expansão das áreas de cultivo de café e a necessidade de complementar (entre 1850 e 1888) a mão de obra escrava com novos trabalhadores (“livres”), ou seja, a oferta de emprego, foi o principal incentivo para vinda de populações.
Museu da Imigração. Disponível em: <http://museudaimigracao.org.br/>. Acesso em: 10 mar 2019.
O museu localizado na cidade de São Paulo/SP, tem enorme acervo a respeito da imigração estrangeira para o Brasil. Também mantém um rico acervo digital com imagens, vídeos e documentos relacionados ao tema.
Brasil: 500 anos de povoamento. IBGE. Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento.html>. Acesso em: 10 mar 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema da aula no quadro. Pergunte à turma, sobre quem, na visão deles, eram imigrantes estrangeiros no território brasileiro.
As respostas devem ser variadas, fique atento algumas possibilidades de respostas:
- Podem citar que todos, inclusive os grupos indígenas, se levarmos em consideração algumas teorias para a origem das populações pré-colombianas na América. Seria importante dialogar com o professor de História e saber como o tema foi discutido em sala.
- Se tomar como partida, a chegada dos portugueses ao território que hoje vem a ser o Brasil, pode ser que eles tratem os portugueses como imigrantes. No entanto, o Brasil fazia parte de um território colonial pertencente a Portugal.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO