GEO7_04UND03 - Problematização - Material didático
Plano de Aula
Plano de aula: Censo demográfico e a população indígena
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos demográficos do Brasil
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Articulamos o plano para que os estudantes conheçam o Censo Demográfico como instrumento de contagem da população e análise de suas características. Partindo do quesito “Cor ou raça” questionado no Censo, vamos discutir a dinâmica demográfica indígena e as mudanças relacionadas aos dados dessa população.
A proposta deste plano envolve atividades que necessitam de conhecimento prévio do estudante, por isso, está disponibilizado um arquivo no material complementar referente ao tema da aula. Se houver disponibilidade de livro didático com conteúdos a respeito do Censo demográfico e População Indígena, sugira a leitura prévia dos estudantes sobre esses assuntos.
Os estudantes podem trabalhar em duplas ou pequenos grupos, o professor lançará as perguntas do verdadeiro ou falso na ação propositiva.
Materiais necessários:
Livro didático
Papel cartão nas cores verde e vermelho
Palito de picolé ou espeto de madeira
Material complementar:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fk5S49FMpbyJ3aFDKsM6vQy8HSgADReH5F3trEeYPY4zGBNthn2GUbzgwwEf/geo7-04und03-problematizacao-material-didatico.pdf - Texto para impressão. O arquivo pode ser compartilhado por meio digital. Os textos e a tabela devem ser lidos pelos estudantes antes de colocar o plano em prática.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJN52aytTfngcQfP73BpJ3xajujEvtuffdSn9xsVZx5AaHMPu6f8x4fAkrwf/geo7-04und03-acao-propositiva-questoes.pdf - Ação propositiva. Questões do verdadeiro ou falso.
https://censo2010.ibge.gov.br/coleta/questionarios.html - Acesso ao questionário do Censo de 2010 - o professor pode imprimir para mostrar para a turma.
Para você saber mais:
O Censo demográfico é uma pesquisa realizada a cada dez anos com o objetivo de conhecer a evolução da distribuição populacional do país, e as características socioeconômicas e dos domicílios brasileiros. A pesquisa, até o ano de 2010, é dividida em dois questionários: o básico e o amostra. O segundo apresenta quantidade de perguntas maior e não é aplicado em todos os domicílios, ou seja, trata-se de uma amostragem. Já o básico é aplicado nos domicílios que não fazem parte da amostragem, é mais simples, com menos perguntas.
Entre as perguntas feitas no Censo, tanto na pesquisa básica, quanto na amostra, está a questão referente a “Cor ou raça”. O objetivo dessa questão é analisar a composição étnica da sociedade brasileira, suas características socioeconômicas, afim de embasar as políticas públicas do Estado brasileiro.
A autodeclaração é o modo pela qual o entrevistado indica como deve ser assinalada sua resposta ao recenseador. Diferente da heterodeterminação que ocorre na situação inversa, o que configura prática de discriminação étnica.
O Censo é realizado desde 1872, e as investigações a respeito da composição étnica da população não ocorreu em todas as edições. Além disso, as adequações para melhor compreensão da distribuição étnica são recentes, e as correções de alguns equívocos (dos Censos anteriores) ainda estão em curso.
No Censo de 2010, houve a preocupação com um detalhamento melhor daqueles que se autodeclararam indígenas nas áreas urbanas e rurais. Essas mudanças tiveram influência sobre a diminuição daqueles que se declararam indígenas nas áreas urbanas, o que gera uma série de discussões sobre movimentos migratórios (ainda não analisados), identidade e autoimagem.
Entendemos como identidade a forma como o indivíduo se reconhece a partir de suas interações sociais.
IBGE. Indígenas. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3.html . Acessado em fev. de 2019
IBGE. Tendências demográficas. Uma análise dos indígenas com base nos resultados da amostra dos Censos Demográficos 1991 e 2000. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv28099.pdf . Acessado em fev. de 2019
IBGE. Os Indígenas no Censo Demográfico 2010 - primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/estudos/indigena_censo2010.pdf . Acessado em fev. de 2019
IBGE. Características Étnico-Raciais da População. Um estudo das categorias de classificação de cor ou raça 2008. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv49891.pdf . Acessado em fev. de 2019
IBGE. Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/cd_2010_caracteristicas_populacao_domicilios.pdf . Acessado em fev. de 2019
Canal Aline Von Bahten. Peer Instruction (Instrução por Pares) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida) por Aline vB. 2016. 5m53seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lOIFfmA2Noo . Acessado em fev. de 2019
Instituto Socioambiental. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/node . Acessado em fev. de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar do Censo demográfico, ou mesmo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Comente que a palavra censo vêm do latim. Na Roma Antiga, havia a figura do “Censor” - responsável pela contagem da população e da vigilância a respeito dos costumes romanos.
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