Plano de Aula

Plano de aula: Atividades extrativistas no Brasil

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geografia econômica, estado-nação e colonialismo.

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade objetiva a análise de fatos e situações representativas de alterações espaciais decorrentes a partir do mercantilismo e do estabelecimento do capitalismo. O plano, em específico, objetiva a compreensão das principais atividades desenvolvidas pelo Brasil no ramo do extrativismo a partir de uma comparação entre as atividades mais tradicionais e a mineração moderna a partir de discussões e atividade de grupo.

Materiais necessários: Quadro, projetor, caderno, lápis grafite, borracha, lápis de cor, caneta.

Material complementar:

Imagens utilizadas no plano:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PGeXGzMx4xyhKz59pyMAvqzeX898qUxmyGsDtkM5x5354t4RAESdtm8eYZNT/ge07-05und03-imagens-utilizadas-no-plano.pdf

Estações da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7mTqjNT2Vzau5zbCCMBQX7Eh5r7r6ENrsnwmEuqbB8aSBfVhUTXQ8dKuftZB/ge07-05und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Link para os mapas:

Mapa mudo utilizado na Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JdqGvbzcWwcnSv5fG5sxKEwEBhVy8WAZHPjJWW7ZSqWFM94MprDNh52C7kPa/ge07-05und03-acao-propositiva-mapa.pdf

Para você saber mais:

Extrativismo são todas aquelas atividades e coleta de produtos naturais, sejam estes de origem animal, vegetal ou mineral e que, usualmente, são utilizados como matéria-prima na confecção de outros produtos. No Brasil, este tipo de produção como atividade econômica de grande destaque tem origem com a exploração do pau-brasil ainda no século XVI, seguida pela extração do ouro no século XVII. A partir do Pacto Colonial realizado entre Portugal (metrópole) e o Brasil (colônia), os produtos explorados eram destinado a Portugal, permitindo seu enriquecimento e pagamento de dívidas, sobretudo com a Inglaterra. Ao longo de sua história, o Brasil também fez uso das chamadas “drogas do sertão”, madeira, borracha, amêndoas, folhas e raízes, atualmente 65% das exportações brasileiras têm origem nas commodities (que incluem os produtos provenientes do extrativismo e da agropecuária, como frango e soja), sendo caracterizado como um dos maiores produtores mundiais de commodities (dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento).

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. L&PM Pocket, Porto Alegre, 2014. 400p

CASTRO, José Roberto. As commodities e seu impacto na economia do Brasil. Nexo Jornal. 31 de março de 2016. Disponível em:

https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/03/31/As-commodities-e-seu-impacto-na-economia-do-Brasil (Acesso em 18/02/2019)

HOMMA, Alfredo Kingo Oyama. Extrativismo, Biodiversidade e Biopirataria na Amazônia. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Secretaria de Gestão e Estratégia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasília-DF, 2008. Disponível em:

https://www.researchgate.net/profile/Alfredo_Homma/publication/268219189_Extrativismo_biodiversidade_e_biopirataria_na_Amazonia/links/5465cbff0cf2f5eb17ff6862/Extrativismo-biodiversidade-e-biopirataria-na-Amazonia.pdf (Acesso em 18/02/2019)

SASSAKI, Claudio. Aule diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola, 21 de outubro de 2016. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem (Acesso em 18/02/2019)

EXAME, Revista. As 15 maiores empresas de mineração. Revista Exame, 13 de setembro de 2016. Disponível em:

https://exame.abril.com.br/revista-exame/as-15-maiores-empresas-de-mineracao/ (Acesso em 18/02/2019)

Contextos prévios: É recomendável que os alunos estejam familiarizados com questões sobre o Pacto Colonial enquanto uma medida de controle realizada do século XVI ao XVIII no contexto mercantilista. Desta forma, as metrópoles controlavam o que e como eram as produções realizadas pelas colônias sob seus domínios em um pacto de exclusividade. Nos territórios dominados pela Espanha houve a intensificação dos processos de extração de minérios (como ouro e prata). No caso brasileiro, investiu-se na monocultura (sendo este até os dias atuais o principal modelo de produção agrícola nacional), além da extração do ouro. Assim, durante o Pacto Colonial, o Brasil apresentou três principais ciclos produtivos, sendo eles: o pau-brasil, a cana-de-açúcar e o ouro.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e pergunte se eles sabem a que se refere a palavra “extrativismo”, pedindo para que eles prestem atenção à palavra e se ela os lembra de alguma outra. Espera-se que os alunos a associem com “extração”. Caso seja necessário, explique que “extrair” significa “retirar” e que nesta aula será estudado quais são as atividades econômicas brasileiras que se ocupam em retirar algo de algum lugar a fins de comercialização.

Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola se insere, ou alguma localidade próxima, se ocupe de alguma atividade extrativista traga este situação para a discussão em sala, permitindo que os alunos relacionem este tema com atividades presentes em seu cotidiano.

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