GE07_05UND03 - Ação Propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Atividades extrativistas no Brasil
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geografia econômica, estado-nação e colonialismo.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade objetiva a análise de fatos e situações representativas de alterações espaciais decorrentes a partir do mercantilismo e do estabelecimento do capitalismo. O plano, em específico, objetiva a compreensão das principais atividades desenvolvidas pelo Brasil no ramo do extrativismo a partir de uma comparação entre as atividades mais tradicionais e a mineração moderna a partir de discussões e atividade de grupo.
Materiais necessários: Quadro, projetor, caderno, lápis grafite, borracha, lápis de cor, caneta.
Material complementar:
Imagens utilizadas no plano:
Estações da Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Mapa mudo utilizado na Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Extrativismo são todas aquelas atividades e coleta de produtos naturais, sejam estes de origem animal, vegetal ou mineral e que, usualmente, são utilizados como matéria-prima na confecção de outros produtos. No Brasil, este tipo de produção como atividade econômica de grande destaque tem origem com a exploração do pau-brasil ainda no século XVI, seguida pela extração do ouro no século XVII. A partir do Pacto Colonial realizado entre Portugal (metrópole) e o Brasil (colônia), os produtos explorados eram destinado a Portugal, permitindo seu enriquecimento e pagamento de dívidas, sobretudo com a Inglaterra. Ao longo de sua história, o Brasil também fez uso das chamadas “drogas do sertão”, madeira, borracha, amêndoas, folhas e raízes, atualmente 65% das exportações brasileiras têm origem nas commodities (que incluem os produtos provenientes do extrativismo e da agropecuária, como frango e soja), sendo caracterizado como um dos maiores produtores mundiais de commodities (dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento).
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. L&PM Pocket, Porto Alegre, 2014. 400p
CASTRO, José Roberto. As commodities e seu impacto na economia do Brasil. Nexo Jornal. 31 de março de 2016. Disponível em:
https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/03/31/As-commodities-e-seu-impacto-na-economia-do-Brasil (Acesso em 18/02/2019)
HOMMA, Alfredo Kingo Oyama. Extrativismo, Biodiversidade e Biopirataria na Amazônia. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Secretaria de Gestão e Estratégia Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasília-DF, 2008. Disponível em:
SASSAKI, Claudio. Aule diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola, 21 de outubro de 2016. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem (Acesso em 18/02/2019)
EXAME, Revista. As 15 maiores empresas de mineração. Revista Exame, 13 de setembro de 2016. Disponível em:
https://exame.abril.com.br/revista-exame/as-15-maiores-empresas-de-mineracao/ (Acesso em 18/02/2019)
Contextos prévios: É recomendável que os alunos estejam familiarizados com questões sobre o Pacto Colonial enquanto uma medida de controle realizada do século XVI ao XVIII no contexto mercantilista. Desta forma, as metrópoles controlavam o que e como eram as produções realizadas pelas colônias sob seus domínios em um pacto de exclusividade. Nos territórios dominados pela Espanha houve a intensificação dos processos de extração de minérios (como ouro e prata). No caso brasileiro, investiu-se na monocultura (sendo este até os dias atuais o principal modelo de produção agrícola nacional), além da extração do ouro. Assim, durante o Pacto Colonial, o Brasil apresentou três principais ciclos produtivos, sendo eles: o pau-brasil, a cana-de-açúcar e o ouro.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e pergunte se eles sabem a que se refere a palavra “extrativismo”, pedindo para que eles prestem atenção à palavra e se ela os lembra de alguma outra. Espera-se que os alunos a associem com “extração”. Caso seja necessário, explique que “extrair” significa “retirar” e que nesta aula será estudado quais são as atividades econômicas brasileiras que se ocupam em retirar algo de algum lugar a fins de comercialização.
Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola se insere, ou alguma localidade próxima, se ocupe de alguma atividade extrativista traga este situação para a discussão em sala, permitindo que os alunos relacionem este tema com atividades presentes em seu cotidiano.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO