Plano de aula: Agricultura familiar e questão agrária

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geografia econômica, estado-nação e colonialismo.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade objetiva a análise de fatos e situações representativas de alterações espaciais decorrentes a partir do mercantilismo e do estabelecimento do capitalismo. Este plano objetiva analisar a organização da agricultura familiar brasileira conjuntamente à discussão acerca da distribuição de terras e concentração fundiária. A aula se inicia com discussões seguindo para atividade de estudo dirigido e elaboração de cartazes em trios ou grupos.

Materiais necessários:

• Quadro
  • Projetor
  • Caderno
  • Cartolina
  • Lápis grafite, borracha, canetinha, lápis de cor
  • Tesoura, cola
  • Revistas e Jornais velhos

Material complementar:

Imagens utilizadas no plano:

Atividade da Ação Propositiva:

Para você saber mais:

A Lei de Terras foi criada em 1850 em um contexto de transição para o capitalismo industrial, de modo que a terra passa a ser mais um componente econômico (transformando-a em mercadoria) a partir de sua exploração agrícola, no caso brasileiro. A Lei definia que a terra deveria ser adquirida por meio de sua compra, o que proibia o sistema de sesmarias e a posse de terras devolutas. Na prática, a Lei permitiu que as relações entre quem já possuía as terras se mantivesse, no caso os latifundiários.

A Reforma Agrária objetiva, por meio do Estado, a redistribuição das propriedades rurais de modo mais igualitário. O processo consiste na compra ou desapropriação de porções de propriedades improdutivas de latifundiários por parte do Estado e sua redistribuição para famílias camponesas. Trata-se de um projeto de democratização do acesso à terra. Este processo, no entanto, encontra grande resistência por parte dos latifundiários, o que dificulta a sua execução.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Censo Agropecuário - Agricultura familiar, primeiros resultados. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio de Janeiro, 2006. Disponível em:

<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/50/agro_2006_agricultura_familiar.pdf>. Acesso em: 22 fev 2019.

SPERB, Paula. Como o MST se tornou o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. BBC Brasil. 07 de maio e 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39775504>. Acesso em: 28 fev 2019.

Reforma Agrária. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. s/d Disponível em:

<http://www.mst.org.br/reforma-agraria/>. Acesso em: 28 fev 2019.

ROCHA, Camila. Por que o MST aposta na produção de alimentos orgânicos. Nexo Jornal. 26 de agosto de 2018. Disponível em:

<https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/08/26/Por-que-o-MST-aposta-na-produ%C3%A7%C3%A3o-de-alimentos-org%C3%A2nicos>. Acesso em: 28 fev 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é recomendado que os alunos apresentem noções iniciais acerca da agricultura patronal e da existência de latifúndios no Brasil.

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema aos alunos projetando-o ou escrevendo-o no quadro. Diga que nesta aula vocês discutirão sobre a agricultura familiar no Brasil. Pergunte se alguém sabe do que se trata o termo “agrária” e caso não haja resposta, explique que o termo se refere sobre questões de posses de terra e dos bens agrícolas. Ou seja, nesta aula será discutido o funcionamento da agricultura familiar pensando-se a partir de como é feita uma distribuição de terras e bens agrícolas no Brasil.

Como adequar à sua realidade: Caso existam alunos os quais os pais ou conhecidos pratiquem a agricultura familiar, traga essas discussões para a sala de aula, permitindo que esses alunos, caso desejem, possam contribuir com a aula a partir de suas experiências e concepções. Em caso de escola rural ou município com produção agrícola marcante, traga esses elementos do cotidiano para a aula de modo a enriquecer o aprendizado e se aproximar da realidade dos alunos.

Para você saber mais:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA