Plano de Aula

Plano de aula: Circulação mundial das riquezas da América Portuguesa

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geografia econômica, estado-nação e colonialismo.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade objetiva a análise de fatos e situações representativas de alterações espaciais decorrentes a partir do mercantilismo e do estabelecimento do capitalismo. Este plano, especificamente, se orienta no sentido de relacionar a acumulação primitiva de capital com a formação socioespacial da América Latina a partir do Pacto Colonial. O plano se organiza apoiado em discussões que atravessam toda a aula e uma atividade em dupla com posterior produção textual.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (em sua ausência o quadro pode ser utilizado, assim como é possível buscar em livros didáticos e/ou apostilas imagens semelhantes às apresentadas nos slides)
  • Lápis de escrever, borracha, lápis de cor, canetinha

Material complementar:

Imagens utilizadas nas etapas de Contextualização e Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85GsMXFUZyxmBfyuaSnhtSTghcZnjptCnDm7y7fGKnPkj5gaG6ASEMZpwgg5/geo7-05und01-imagens-da-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Mapa Mundi mudo utilizado na etapa de Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k9CUAnDMKtP46KCe9qfKXt9k8pZkwmUbVeRQE3NZNWjvGBCcQbUSpJ8CG2AY/geo7-05und01-mapa-mundi-mudo.pdf

Exemplo de Mapa Mundi proposto na etapa de Ação Propositiva:

https://drive.google.com/open?id=1J-pvnA73Cw_YA6NWzO_XPfPCDMHVb305

Link para os mapas:

Mapa utilizado na etapa de Contextualização e Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzDhxeCAXZSsuS8mH5fThHgpSagYCMux5bHbPHybHMSMEYYEk43kZND7sY7H/geo7-05und01-mapas-contextualizacao-e-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais: O mercantilismo se trata de um conjunto de práticas econômicas oriunda dos reinos absolutistas da Europa entre o século XV ao início da Primeira Revolução Industrial no contexto das Grandes Navegações e na colonização da América. O mercantilismo era baseado no monopólio sobre atividades nas colônias, na balança comercial favorável, em medidas protecionistas e no metalismo.

CRUZ, Maria Clara da. O conceito de formação espacial: sua gênese e contribuição para Geografia. GEOgraphia. v. 5, n. 9, 2003. Disponível em: <http://periodicos.uff.br/geographia/issue/view/826>. Acesso em: 27 jan 2019.

FIGUEIREDO, Adma Hamam. Formação territorial. IN: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI. IBGE, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap1.pdf> (Capítulo 1); <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=297884&view=detalhes> (Obra completa). Acesso em 27 jan 2019.

FREITAS, Eduardo de. Formação e organização do território brasileiro. Brasil Escola. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm>. Acesso em: 27 jan 2019.

HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. IN: HEIDRICH, Álvaro Luiz et al. A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2008. 312p.

PENA, Rodolfo F. Alves. O que é território? Brasil Escola. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-territorio.htm>. Acesso em: 24 jan 2019.

STRAFORINI, Rafael. A formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização. Geo UERJ. Ano 10 - no 18 - Vol. 1 - 1o semestre de 2008. Disponível em:

<https://drive.google.com/open?id=1_W8VnI07uuKj1BAF0BVHUjea7j8DUGz3>. Acesso em 27 jan 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é indicado que o aluno esteja familiarizado com alguma concepção de território. Segundo o professor Rogério Haesbaert, o território carrega uma dimensão de poder, tanto em um sentido mais concreto, como dominação, quanto em um sentido mais simbólico, de apropriação. Segundo o autor, portanto, o território trata-se de algo que vai desde uma dominação político-econômica até uma dimensão cultural/simbólica e, desta forma, deve ser pensando em suas multiplicidades de poderes e agentes/sujeitos nele envolvidos e seus interesses.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos projetando-o no slide ou escrevendo-o no quadro. Explique que nesta aula será discutida a circulação das riquezas entre ao que atualmente chamamos de América Latina e entre os países europeus, sobretudo Portugal e Espanha. Aponte que, desta forma, serão pensados os fluxos de produção que saíam das colônias em direção às metrópoles e os fluxos que saíam das metrópoles em direção às colônias e em como esses fluxos criaram transformações nos territórios e nas sociedades dos países envolvidos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO