Plano de Aula

Plano de aula: Circulação mundial das riquezas da América Portuguesa

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geografia econômica, estado-nação e colonialismo.

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade objetiva a análise de fatos e situações representativas de alterações espaciais decorrentes a partir do mercantilismo e do estabelecimento do capitalismo. Este plano, especificamente, se orienta no sentido de relacionar a acumulação primitiva de capital com a formação socioespacial da América Latina a partir do Pacto Colonial. O plano se organiza apoiado em discussões que atravessam toda a aula e uma atividade em dupla com posterior produção textual.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (em sua ausência o quadro pode ser utilizado, assim como é possível buscar em livros didáticos e/ou apostilas imagens semelhantes às apresentadas nos slides)
  • Lápis de escrever, borracha, lápis de cor, canetinha

Material complementar:

Imagens utilizadas nas etapas de Contextualização e Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/85GsMXFUZyxmBfyuaSnhtSTghcZnjptCnDm7y7fGKnPkj5gaG6ASEMZpwgg5/geo7-05und01-imagens-da-contextualizacao-e-problematizacao.pdf

Mapa Mundi mudo utilizado na etapa de Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k9CUAnDMKtP46KCe9qfKXt9k8pZkwmUbVeRQE3NZNWjvGBCcQbUSpJ8CG2AY/geo7-05und01-mapa-mundi-mudo.pdf

Exemplo de Mapa Mundi proposto na etapa de Ação Propositiva:

https://drive.google.com/open?id=1J-pvnA73Cw_YA6NWzO_XPfPCDMHVb305

Link para os mapas:

Mapa utilizado na etapa de Contextualização e Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzDhxeCAXZSsuS8mH5fThHgpSagYCMux5bHbPHybHMSMEYYEk43kZND7sY7H/geo7-05und01-mapas-contextualizacao-e-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais: O mercantilismo se trata de um conjunto de práticas econômicas oriunda dos reinos absolutistas da Europa entre o século XV ao início da Primeira Revolução Industrial no contexto das Grandes Navegações e na colonização da América. O mercantilismo era baseado no monopólio sobre atividades nas colônias, na balança comercial favorável, em medidas protecionistas e no metalismo.

CRUZ, Maria Clara da. O conceito de formação espacial: sua gênese e contribuição para Geografia. GEOgraphia. v. 5, n. 9, 2003. Disponível em: <http://periodicos.uff.br/geographia/issue/view/826>. Acesso em: 27 jan 2019.

FIGUEIREDO, Adma Hamam. Formação territorial. IN: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI. IBGE, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap1.pdf> (Capítulo 1); <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=297884&view=detalhes> (Obra completa). Acesso em 27 jan 2019.

FREITAS, Eduardo de. Formação e organização do território brasileiro. Brasil Escola. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm>. Acesso em: 27 jan 2019.

HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. IN: HEIDRICH, Álvaro Luiz et al. A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2008. 312p.

PENA, Rodolfo F. Alves. O que é território? Brasil Escola. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-territorio.htm>. Acesso em: 24 jan 2019.

STRAFORINI, Rafael. A formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização. Geo UERJ. Ano 10 - no 18 - Vol. 1 - 1o semestre de 2008. Disponível em:

<https://drive.google.com/open?id=1_W8VnI07uuKj1BAF0BVHUjea7j8DUGz3>. Acesso em 27 jan 2019.

Contextos prévios: Para esta aula é indicado que o aluno esteja familiarizado com alguma concepção de território. Segundo o professor Rogério Haesbaert, o território carrega uma dimensão de poder, tanto em um sentido mais concreto, como dominação, quanto em um sentido mais simbólico, de apropriação. Segundo o autor, portanto, o território trata-se de algo que vai desde uma dominação político-econômica até uma dimensão cultural/simbólica e, desta forma, deve ser pensando em suas multiplicidades de poderes e agentes/sujeitos nele envolvidos e seus interesses.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos projetando-o no slide ou escrevendo-o no quadro. Explique que nesta aula será discutida a circulação das riquezas entre ao que atualmente chamamos de América Latina e entre os países europeus, sobretudo Portugal e Espanha. Aponte que, desta forma, serão pensados os fluxos de produção que saíam das colônias em direção às metrópoles e os fluxos que saíam das metrópoles em direção às colônias e em como esses fluxos criaram transformações nos territórios e nas sociedades dos países envolvidos.

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