Plano de Aula

Plano de aula: Crescimento e estrutura etária da população brasileira

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos demográficos do Brasil

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Iremos analisar a distribuição da população em relação a dinâmica do crescimento natural ou vegetativo. As mudanças estruturais da população brasileira e a perspectiva de envelhecimento populacional serão abordados neste plano.

Materiais necessários:

Caderno ou folhas sulfite, lápis de escrever, borracha, livros didáticos.

Material complementar:

Temas para o trabalho dos grupos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bHSdVkWqMKFcE5UTmKPXKFXvS49nNfVQ9sgDT6bZAsDrSJuST46x7YhZnYhT/geo7-04und02-acao-propositiva-temas.pdf

Para você saber mais:

O crescimento natural ou vegetativo diz respeito à diferença entre o número de nascimentos e mortes dos indivíduos de uma população durante um determinado período.

A população brasileira está inserida em um processo de transição demográfica, e as seguintes mudanças são observadas:

  • diminuição da natalidade
  • estabilização da mortalidade
  • aumento da esperança ou expectativa de vida

O processo de crescimento natural ocorre, mas em um ritmo menor do que em décadas anteriores.

Outro aspecto, se analisarmos apenas o crescimento natural (ou seja, descartando os movimentos migratórios), as projeções indicam a redução da população brasileira, caso continue ocorrendo a diminuição da natalidade.

As mudanças referentes à redução da natalidade no Brasil têm causas que não são unânimes, mas apresentam correlação:

  • processo de urbanização e aumento do custo de vida
  • inserção da mulher no mercado de trabalho formal (cuidado com um senso comum ou falso discurso de que as mulheres antigamente não trabalhavam)
  • ampliação do acesso aos métodos contraceptivos e de esterilização.

Já a redução da mortalidade geral e sua estabilização está relacionada:

  • acesso aos serviços de saneamento básico (resultado da concentração populacional em cidades)
  • acesso aos serviços de saúde (vacinação, medicamentos e tratamentos médicos)

Portal G1. População brasileira já chega aos 208 milhões de habitantes, estima IBGE. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/29/populacao-brasileira-ja-chega-aos-208-milhoes-de-habitantes-estima-ibge.ghtml . Acessado em 06 de fev. de 2019

Portal G1. População brasileira chegará a 233 milhões em 2047 e começará a encolher, aponta IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/25/populacao-brasileira-chegara-a-233-milhoes-em-2047-e-comecara-a-encolher-aponta-ibge.ghtml . Acessado em 11 de fev. de 2019

IBGE - Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira e os impactos do processo de envelhecimento da população. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98579.pdf . Acessado em 07 de fev. de 2019.

IBGE -Mudança Demográfica no Brasil no início do século XXI. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv93322.pdf . Acessado em 10 de fev. de 2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresenta o tema aos estudantes, e pergunte, se na opinião deles, a população brasileira está crescendo ou diminuindo. Outra questão que pode ser abordada nesse momento, diz respeito ao grupo etário que predomina na população.

Como adequar à sua realidade:

O questionamento sobre a dinâmica de crescimento ou diminuição da população pode ser utilizado em diferentes escalas, como a do município, estado ou região onde vivem.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados