_GEO7_04UND04 - Contextualização - Mapas e gráficos
Plano de Aula
Plano de aula: As desigualdades sociais no Brasil
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos demográficos do Brasil
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano serão analisados os aspectos referentes às desigualdades sociais na população brasileira. Como se trata de um tema com múltiplas facetas, tais como: cor, gênero, escolaridade e outros; utilizaremos a técnica conhecida como “The World Café”, na qual os estudantes pesquisam sobre um tema e depois ‘viajam’ para as estações de cada grupo onde conhecem os outros temas por meio do estudante porta-voz (único aluno que continua na estação enquanto os outros se deslocam). Os textos e mapas referentes ao problema da desigualdade foram extraídos das produções do IBGE: Atlas escolar e especial “Constituição cidadã: 30 anos depois”.
Materiais necessários:
Cartolinas (quantidade de acordo com o número de grupos e temas explorados).
Canetas hidrocor, lápis de cor ou canetas esferográficas.
Material complementar:
Mapas e gráficos para Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3zb42Cm92Z5hX2JMtwVNbVK8c4X99gPrM2B7c63F59umfxZkdg2MspJYqQ5e/geo7-04und04-contextualizacao-mapas-e-graficos.pdf
Ação propositiva - links para direcionamento das pesquisas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtZDt2jZRJybecNEvnrfy8sQugECXxcnQtERMSZW9PnStsYc5kwFUX98YUUQ/geo7-07und04-acao-propositiva-orientacao.pdf
Para você saber mais:
A desigualdade social é estabelecida como a diferença econômica existente em determinados grupos de pessoas em uma mesma sociedade. As mulheres e os negros (população que se declara preta e parda no censo demográfico) são dois exemplos de grupos que historicamente foram distanciados daqueles com maiores rendimentos e poder econômico.
Essa diferença manifesta-se espacialmente, em diferentes escalas, na cidade e no campo, sobretudo no acesso aos direitos e serviços como educação, saúde, moradia e saneamento básico.
“World Café” é uma técnica semelhante a rotação por estações, ao invés de desafios ou atividades com perguntas e respostas, cada mesa tem uma temática que será compartilhada com os participantes que “viajam” pelas mesas. No final, ocorre uma exposição dos temas realizado pelos porta-vozes de cada grupo.
IBGE. Séries Especiais. Constituição Cidadã: 30 anos depois. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/series-especiais.html?serie=2906 . Acessado em fev. de 2019.
IBGE. Revista Retratos. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21206-ibge-mostra-as-cores-da-desigualdade . Acessado em fev. de 2019.
NEXO Jornal. O que faz a desigualdade ser tão persistente no Brasil. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/25/O-que-faz-a-desigualdade-ser-t%C3%A3o-persistente-no-Brasil . Acessado em fev. de 2019.
IBGE. Atlas escolar. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/en/mapas-atlas/mapas-do-brasil/desigualdade-socioeconomica.html . Acessado em fev. de 2019
CoCRIAR. World Café. Disponível em: https://cocriar.com.br/biblioteca/metodologias/world-Café/ . Acessado em fev. de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema da aula no quadro, e dê exemplo de um tipo de desigualdade existente no país. Os próximos slides farão referência a desigualdade de renda, se quiser, utilize essa desigualdade como exemplo.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nessa etapa é importante ilustrar a desigualdade de rendimentos e como essa questão está distribuída pelo território, tanto na comparação da escala nacional, quanto nos espaços rural e urbano.
Aproveite para fazer a leitura atenta dos mapas, destaque o título e as legendas. Para engajar os estudantes, convide alguns estudantes (dois a três) para realizar essa leitura cartográfica.
No mapa com o título “Domicílios com rendimento domiciliar médio mensal maior que 10 salários mínimos”, comente sobre o valor do salário mínimo (em 2019, R$998,00), permita que façam o cálculo do que seriam dez salários mínimos em valores.
Aspectos que podem ser explorados: quantidades de estados em cada faixa de legenda, distribuição desses dados por macrorregiões, e apontamento dos extremos (DF como unidade federativa com maior número de domicílios; e PA, MA, PI, CE, PE, AL e SE com a menor quantidade de domicílios com rendimento mensal maior que dez salários).
Utilize o mapa “Rendimento médio mensal domiciliar” para mostrar a distribuição de rendimentos médios por quantidade de salários mínimos em seu estado ou região. Como se trata de um mapa com mais informações, apoie-se na quantidade de domicílios por faixa da legenda.
Já o gráfico sobre “Valor do rendimento médio mensal das pessoas de 15 anos ou mais de idade (Reais)” faça as comparações entre homens e mulheres de domicílios urbanos e rurais, e analise também a distribuição dessa diferença por macrorregião.
Caso não disponha de meios para apresentação dos mapas e gráficos, realize uma exposição dialógica. Utilize a questão das paisagens presentes em sua região como forma de estimular a compreensão sobre a existência da desigualdade social. Na questão referente às diferenças de rendimento de homens e mulheres na zona rural e urbana, pergunte aos alunos sobre a presença dessa desigualdade nas próprias famílias.
Material complementar
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3zb42Cm92Z5hX2JMtwVNbVK8c4X99gPrM2B7c63F59umfxZkdg2MspJYqQ5e/geo7-04und04-contextualizacao-mapas-e-graficos.pdf - Mapas e gráficos para Contextualização
Como adequar à sua realidade: Utilize questões inerentes a temática relacionadas a sua cidade/região, incluindo mapas, gráficos e manchetes da mídia local.
Para você saber mais:
A desigualdade social é estabelecida como a diferença econômica existente em determinados grupos de pessoas em uma mesma sociedade. As mulheres e os negros (população que se declara preta e parda no censo demográfico) são dois exemplos de grupos que historicamente foram distanciados daqueles com maiores rendimentos e poder econômico.
Essa diferença manifesta-se espacialmente, em diferentes escalas, na cidade e no campo, sobretudo no acesso aos direitos e serviços como educação, saúde, moradia e saneamento básico.
“World Café” é uma técnica semelhante a rotação por estações, ao invés de desafios ou atividades com perguntas e respostas, cada mesa tem uma temática que será compartilhada com os participantes que “viajam” pelas mesas. No final, ocorre uma exposição dos temas realizado pelos porta-vozes de cada grupo.
IBGE. Séries Especiais. Constituição Cidadã: 30 anos depois. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/series-especiais.html?serie=2906 . Acessado em fev. de 2019.
IBGE. Revista Retratos. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21206-ibge-mostra-as-cores-da-desigualdade . Acessado em fev. de 2019.
NEXO Jornal. O que faz a desigualdade ser tão persistente no Brasil. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/25/O-que-faz-a-desigualdade-ser-t%C3%A3o-persistente-no-Brasil . Acessado em fev. de 2019.
IBGE. Atlas escolar. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/en/mapas-atlas/mapas-do-brasil/desigualdade-socioeconomica.html . Acessado em fev. de 2019
CoCRIAR. World Café. Disponível em: https://cocriar.com.br/biblioteca/metodologias/world-Café/ . Acessado em fev. de 2019
Contextualização
Orientações: Nessa etapa é importante ilustrar a desigualdade de rendimentos e como essa questão está distribuída pelo território, tanto na comparação da escala nacional, quanto nos espaços rural e urbano.
Aproveite para fazer a leitura atenta dos mapas, destaque o título e as legendas. Para engajar os estudantes, convide alguns estudantes (dois a três) para realizar essa leitura cartográfica.
No mapa com o título “Domicílios com rendimento domiciliar médio mensal maior que 10 salários mínimos”, comente sobre o valor do salário mínimo (em 2019, R$998,00), permita que façam o cálculo do que seriam dez salários mínimos em valores.
Aspectos que podem ser explorados: quantidades de estados em cada faixa de legenda, distribuição desses dados por macrorregiões, e apontamento dos extremos (DF como unidade federativa com maior número de domicílios; e PA, MA, PI, CE, PE, AL e SE com a menor quantidade de domicílios com rendimento mensal maior que dez salários).
Utilize o mapa “Rendimento médio mensal domiciliar” para mostrar a distribuição de rendimentos médios por quantidade de salários mínimos em seu estado ou região. Como se trata de um mapa com mais informações, apoie-se na quantidade de domicílios por faixa da legenda.
Já o gráfico sobre “Valor do rendimento médio mensal das pessoas de 15 anos ou mais de idade (Reais)” faça as comparações entre homens e mulheres de domicílios urbanos e rurais, e analise também a distribuição dessa diferença por macrorregião.
Caso não disponha de meios para apresentação dos mapas e gráficos, realize uma exposição dialógica. Utilize a questão das paisagens presentes em sua região como forma de estimular a compreensão sobre a existência da desigualdade social. Na questão referente às diferenças de rendimento de homens e mulheres na zona rural e urbana, pergunte aos alunos sobre a presença dessa desigualdade nas próprias famílias.
Material complementar
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3zb42Cm92Z5hX2JMtwVNbVK8c4X99gPrM2B7c63F59umfxZkdg2MspJYqQ5e/geo7-04und04-contextualizacao-mapas-e-graficos.pdf - Mapas e gráficos para Contextualização
Como adequar à sua realidade: Utilize questões inerentes a temática relacionadas a sua cidade/região, incluindo mapas, gráficos e manchetes da mídia local.
Contextualização
Orientações: Nessa etapa é importante ilustrar a desigualdade de rendimentos e como essa questão está distribuída pelo território, tanto na comparação da escala nacional, quanto nos espaços rural e urbano.
Aproveite para fazer a leitura atenta dos mapas, destaque o título e as legendas. Para engajar os estudantes, convide alguns estudantes (dois a três) para realizar essa leitura cartográfica.
No mapa com o título “Domicílios com rendimento domiciliar médio mensal maior que 10 salários mínimos”, comente sobre o valor do salário mínimo (em 2019, R$998,00), permita que façam o cálculo do que seriam dez salários mínimos em valores.
Aspectos que podem ser explorados: quantidades de estados em cada faixa de legenda, distribuição desses dados por macrorregiões, e apontamento dos extremos (DF como unidade federativa com maior número de domicílios; e PA, MA, PI, CE, PE, AL e SE com a menor quantidade de domicílios com rendimento mensal maior que dez salários).
Utilize o mapa “Rendimento médio mensal domiciliar” para mostrar a distribuição de rendimentos médios por quantidade de salários mínimos em seu estado ou região. Como se trata de um mapa com mais informações, apoie-se na quantidade de domicílios por faixa da legenda.
Já o gráfico sobre “Valor do rendimento médio mensal das pessoas de 15 anos ou mais de idade (Reais)” faça as comparações entre homens e mulheres de domicílios urbanos e rurais, e analise também a distribuição dessa diferença por macrorregião.
Caso não disponha de meios para apresentação dos mapas e gráficos, realize uma exposição dialógica. Utilize a questão das paisagens presentes em sua região como forma de estimular a compreensão sobre a existência da desigualdade social. Na questão referente às diferenças de rendimento de homens e mulheres na zona rural e urbana, pergunte aos alunos sobre a presença dessa desigualdade nas próprias famílias.
Material complementar
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3zb42Cm92Z5hX2JMtwVNbVK8c4X99gPrM2B7c63F59umfxZkdg2MspJYqQ5e/geo7-04und04-contextualizacao-mapas-e-graficos.pdf - Mapas e gráficos para Contextualização
Como adequar à sua realidade: Utilize questões inerentes a temática relacionadas a sua cidade/região, incluindo mapas, gráficos e manchetes da mídia local.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: A questão disparadora não exige a resposta imediata dos estudantes. É importante comentar que as desigualdades apresentam muitas faces, e é sobre essas faces que cada grupo irá trabalhar. A imagem do slide ilustra a desigualdade de condição de moradia, no entanto, pergunte aos alunos, sobre as desigualdades que estão presentes para além daquilo que vemos na paisagem, ou seja, no interior delas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: A atividade será desenvolvida em etapas, a técnica é conhecida como “World Café”:
- Forme grupos de estudantes, distribua uma cartolina para cada grupo e determine o tema que serão responsáveis (Questão étnico racial; Trabalho infantil, Moradia e saneamento básico; Educação; Segurança pública; Alimentação e Emprego).
- Cada grupo deve realizar pesquisa (utilizando livros didáticos, internet ou o texto sugerido no material complementar). As informações e ideias principais devem ser anotadas na cartolina. Ao final dessa etapa, o grupo deve definir um porta-voz.
- O porta-voz ficará na mesa do próprio grupo, enquanto os outros integrantes devem se deslocar para a mesa ao lado (é importante que exista um sentido de deslocamento para todos os grupos) que vão conhecer os temas pesquisados e estruturados pelo grupo receptor.
- O estudante porta-voz deve explicar para cada grupo visitante, o tema desenvolvido pelo seu grupo. Nesse momento, ele pode anotar e receber as contribuições dos grupos visitantes.
O objetivo da utilização dessa técnica (World Café) é estimular a interação dos estudantes com os diversos temas que permeiam a desigualdade, permitindo que eles façam colaborações a partir de suas próprias percepções sobre o assunto. Os objetivos da pesquisa, assim como orientações mais específicas para a atividade se encontram no Material Complementar. Caso não tenha acesso a computadores e internet em sua escola, imprima os textos previamente e distribua aos grupos.
Material complementar
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtZDt2jZRJybecNEvnrfy8sQugECXxcnQtERMSZW9PnStsYc5kwFUX98YUUQ/geo7-07und04-acao-propositiva-orientacao.pdf - Ação propositiva - links para direcionamento das pesquisas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A finalização pode ocorrer com uma roda de conversa envolvendo os estudantes que tiveram a função de porta-voz. Nesse momento, o professor/mediador, permite que cada aluno faça uma devolutiva das contribuições e pesquisa efetuada pelo seu grupo. E por fim, os estudantes podem fazer apontamentos sobre como reduzir a desigualdade.
Uma outra sugestão é a propor, como tarefa, a produção de um texto ou outra forma de expressão (como desenhos) com as ideias para redução da desigualdade no Brasil.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); internet e Google Apresentações ou Documentos.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula analisará as desigualdades sociais no Brasil.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar o estudante para entender as diferentes dimensões da desigualdade brasileira. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo com três representações (dois mapas e um gráfico), disponível na contextualização do plano. Peça aos estudantes que escrevam no caderno um parágrafo sobre cada representação destacando as principais informações de cada uma delas.
Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula e a organização dos grupo, sendo necessária apenas a adaptação do produto final a ser apresentado pelos grupos. A primeira parte é a organização de 7 grupos e a definição dos temas de cada um. As opções são: questão étnico racial, trabalho infantil, moradia e saneamento básico, educação, segurança pública, alimentação e emprego. Além da organização dos grupos, peça também que estabeleçam alguma forma de comunicação entre si. Boas opções são os grupos do WhatsApp ou o agendamento de videochamadas entre os estudantes. Solicite a colaboração dos familiares para a organização da comunicação dos grupos.
Escolhidos os grupos e os temas, envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo que está na ação propositiva, juntamente com as orientações da atividade. A única adaptação necessária é que o cartaz será virtual. Combine com os estudantes o uso de arquivo de texto (Word ou Google Documentos) ou slides (PowerPoint ou Google Apresentações) para a produção do cartaz.
Sistematização
Organize todos os cartazes enviados pelos grupos e faça uma exposição virtual. Caso a escola tenha site ou redes sociais, uma sugestão é publicar os cartazes, ou organizá-los em um arquivo único e enviar por e-mail aos alunos e familiares.
Convite às famílias
Convide as famílias a lerem com os estudantes a publicação "Retratos do IBGE", disponível aqui, que apresenta diversas informações sobre a desigualdade social do país.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Guilherme Yamaguti
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Estabelecer relação entre os dados estatísticos de renda e as desigualdades presentes na sociedade brasileira.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.