Plano de Aula

Plano de aula: O crescimento das cidades

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geografia econômica, estado-nação e colonialismo.

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade objetiva a análise de fatos e situações representativas de alterações espaciais decorrentes a partir do mercantilismo e do estabelecimento do capitalismo. Este plano em específico tem o objetivo de pensar o crescimento das cidades a partir do aumento da população urbana em detrimento da população rural no Brasil.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (caso não seja possível utilizar projetor, imprima as imagens ou busque por imagens semelhantes em livros didáticos e/ou apostilas)
  • Caderno
  • Lápis de escrever e borracha

Material complementar:

Imagens utilizadas no plano:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5cz89AD5Qh2KGFQHGBWa2ekq7EmCBQs8kGC5HK4Nfy6YAr9wqmcW44S3p9sF/geo7-05und05-imagens.pdf

Link para os mapas:

Mapa de Concentração Industrial no Brasil (IBGE):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Jd7cWgtB5WTE2F2updCvV5JGkxpBGKR6zYPZ372RrnGwqNYPPZUssYFderd/geo7-05und05-mapa-distribuicao-espacial-da-industria-no-brasil.pdf

Para você saber mais:

Segundo a professora Arlete Moysés Rodrigues, as desigualdades socioespaciais são fruto do modo de produção capitalista e seus efeitos sobre a urbanização e revela os mecanismos de apropriação e propriedade, da cidade como mercadoria, da exploração do trabalho e da terra como mercadoria. Assim, para a autora, as desigualdades socioespaciais são consequência da divisão de classes e da apropriação desigual da riqueza produzida. Desta forma, a cidade parece se dividir em duas: “Nas áreas ricas ou nobres, bairros jardins, onde trabalha, reside e transita uma determinada camada de classe, as unidades habitacionais têm ampla fachada, garagens, grades e muros, ruas, avenidas, praças com iluminação pública, ajardinamento e arborização onde se encontram vigias em cubículos e empregados que só aparecem no vai e vem do morar ao trabalhar. Os edifícios utilizados para escolas, hospitais, bancos, shopping centers, restaurantes, são amplos e “modernos”. (...) Fora do circuito da riqueza, é visível a outra face do urbano, em geral nas periferias distantes e nas áreas centrais “degradadas”. São nelas que trabalham, moram e circulam os trabalhadores, nelas se encontram favelas, ocupações coletivas de terra , cortiços, casas precárias, conjuntos habitacionais de casas/apartamentos com dimensões mínimas, edifícios precários utilizados para escolas, creches, postos de saúde, hospitais. As ruas são estreitas, sujas, esburacadas, com pouca ou nenhuma iluminação pública por onde circulam ônibus, vans, caminhões, carros velhos que colocam em risco a vida dos que neles são transportados. Nessas áreas, os trabalhadores não desaparecem após a jornada de trabalho e sua presença torna visível a desigualdade socioespacial” (2007, p. 75 e 76).

RODRIGUES, Arlete Moysés. Desigualdades socioespaciais: a luta pelo direito à cidade. Revista Cidades, v. 4, nº6, 2007. p.73-88. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/view/571/602>. Acesso em: 08 mar 2019.

GONÇALVES, Amanda Regina. A escrita de crônicas para a Aula de Geografia e a Autoria da Aula. Fala Professor: (qual) é o fim do ensino de Geografia? In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia. Catalão (GO), 08 a 12 de outubro de 2015. Disponível em: <http://www.falaprofessor2015.agb.org.br/resources/anais/5/1441767243_ARQUIVO_Trabalho_AmandaGoncalves_Catalao.pdf>. Acesso em: 07 mar 2019.

MEIRELLES, Elisa. Leitura Alternativa. Revista Nova Escola, 01 de novembro de 2009. Disponível em:

<https://novaescola.org.br/conteudo/2329/leitura-alternativa>. Acesso em: 07 mar 2019.

VILARINHO, Sabrina. Crônica. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm>. Acesso em: 07 mar 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e diga que nesta aula serão discutidas as transformações e crescimento das cidades ao longo do tempo a partir de suas paisagens e dados gráficos.

Como adequar à sua realidade: A depender de onde a escola se localiza, é possível realizar esta aula com maior atenção à cidade em que se encontra. Em outra aula ou com maior disponibilidade de tempo é possível fazer um paralelo entre as discussões levantadas neste plano com o histórico socioespacial da cidade onde a escola se encontra ou ainda, de uma cidade próxima e relevante no contexto municipal.

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