Plano de aula: Os combustíveis veiculares e a poluição do ar

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações químicas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta da aula será mais bem desenvolvida se aulas anteriores dessa mesma habilidade já tiverem sido aplicadas. Esta aula tem como objetivo propiciar que os alunos reconheçam que os combustíveis veiculares contribuem para a poluição do ar e levá-los a identificar qual dos combustíveis, entre etanol, gasolina e diesel, é o menos poluente. Esta proposta poderá ser melhor desenvolvida se a aula CIE6_02ME09 (O que acontece com os combustíveis nos automóveis) já tiver sido aplicada.

Materiais necessários para a aula: Projetor e fichas impressas das atividades, disponíveis em: http://bit.ly/2AOKGCf .

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente para os alunos o título da aula e diga que eles irão relacionar a poluição do ar com a utilização de combustíveis nos automóveis. Pergunte quais são os combustíveis veiculares que eles conhecem.