Guia de Interação
Plano de Aula
Plano de aula: Translações no plano
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Simetrias
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Objetivos específicos
- Construir o conceito de simetria de translação;
- Estudar a movimentação de polígonos no plano cartesiano, trabalhando a sua posição original e localização da forma após transformações.
Conceito-chave
Simetria de translação
Recursos necessários
Folha de atividades impressa, cartões numerados conforme anexo da atividade, Datashow (opcional)
Leitura Complementar
Geometria das transformações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2711/geometria-das-transformacoes> Acesso em: 06/02/2018
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Construir o conceito de simetria de translação;
- Estudar a movimentação de polígonos no plano cartesiano, trabalhando a sua posição original e localização da forma após transformações.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Enfatizar os conceitos a serem abordados levando os alunos a refletirem sobre a movimentação dos vértices de polígonos no plano cartesiano, trabalhando a sua localização antes e após as transformações isométricas nos pares ordenados que o representam: translação
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos conforme slide simplificado acima. Tenha em mente o propósito da aula determinado aqui.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO