Plano de Aula

Plano de aula: Translações no plano

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Simetrias

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Objetivos específicos

  • Construir o conceito de simetria de translação;
  • Estudar a movimentação de polígonos no plano cartesiano, trabalhando a sua posição original e localização da forma após transformações.

Conceito-chave

Simetria de translação

Recursos necessários

Folha de atividades impressa, cartões numerados conforme anexo da atividade, Datashow (opcional)

Leitura Complementar

Geometria das transformações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2711/geometria-das-transformacoes> Acesso em: 06/02/2018

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Construir o conceito de simetria de translação;
  • Estudar a movimentação de polígonos no plano cartesiano, trabalhando a sua posição original e localização da forma após transformações.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Enfatizar os conceitos a serem abordados levando os alunos a refletirem sobre a movimentação dos vértices de polígonos no plano cartesiano, trabalhando a sua localização antes e após as transformações isométricas nos pares ordenados que o representam: translação

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos conforme slide simplificado acima. Tenha em mente o propósito da aula determinado aqui.