Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

BNCC na prática: veja atividade de geometria para Fundamental 2

Veja como professor de Matemática mobilizou alunos para compreender geometria das transformações com atividade alinhada à Base

POR:
NOVA ESCOLA
Aluno parado em frente a uma tela de computador que mostra uma figura geométrica
Foto: NOVA ESCOLA

A ideia de que alunos do Ensino Fundamental 2 consigam lidar com conceitos mais sofisticados de geometria pode estar mais próxima do que muitos imaginam graças a uma atividade desenvolvida por Fabrício Eduardo Ferreira, professor de Matemática convidado para uma aula para o 7º ano da EMEF Cel. Ary Gomes, em São Paulo (SP). E agora esta atividade está explicada em vídeo.

Nesse vídeo, que faz parte da série que mostra práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) produzida pela NOVA ESCOLA com o apoio da Fundação Lemann, Fabrício mostra uma atividade para alunos do 7º ano da EMEF Cel. Ary Gomes, em São Paulo (SP) na qual ele trabalhou com a geometria das transformações.

“Nessa atividade específica do professor Fabrício, eles ainda não estão trabalhando com a álgebra dentro da geometria, mas eles já estão trabalhando com a ideia de que cada ponto do plano pode ser marcado como vértice de um polígono, então cada vértice pode ser representado por um par de coordenadas por alunos. Uma maneira de ele entender as transformações geométricas é perceber as operações que são feitas com essas coordenadas”, explica Rodrigo Blanco, mentor e revisor do time de autores de Matemática de NOVA ESCOLA.

Para Fabrício, essa abordagem proposta pela Base pode levar o aluno a ampliar o uso da geometria.

“Quando você desenhava uma figura na lousa, no quadro ou até mesmo no caderno do aluno, não tinha como você movimentar aquela figura, ela ficava lá, parada. A geometria das transformações traz essa inovação: fazer com que as transformações geométricas modifiquem as figuras e o aluno comece a pensar mais em como que essas transformações podem ser utilizadas nas mais diversas situações.”

O vídeo mostra a atividade proposta pelo professor Fabrício e também comentários de Rodrigo Blanco. Nessa atividade, os alunos estão usando computadores para criarem suas imagens, no entanto, Fabrício conta que não é preciso ter equipamentos em sua escola.

“Caso sua escola não tenha os equipamentos para a atividade – computador, smartphone, tablet – não precisa se preocupar. Pode fazer adaptações usando papel quadriculado, malha pontilhada ou outros materiais. O importante é fazer com que os alunos façam experiências visuais, elaborem as hipóteses e possam testá-las para verificar se elas estão corretas ou não”, afirma.

Veja o episódio:

 

Veja como colocar as legendas no vídeo:

Clique no símbolo das legendas no canto inferior direito da tela, como mostra a imagem abaixo

Imagem dá instruções de como colocar legendas nos vídeos da NOVA ESCOLA 

Sobre a Série BNCC na Prática

Nesta série em vídeo, BNCC na Prática, produzida por NOVA ESCOLA com a Fundação Lemann, você vai acompanhar, do começo ao fim, atividades e práticas feitas por professores pelo Brasil para entender, com exemplos reais, como trabalhar o que a Base propõe para Matemática.

Veja aqui outro episódio para a disciplina Matemática:

Veja como é simples ensinar álgebra no Fundamental 1

Veja mais episódios para a disciplina Língua Portuguesa:

 Língua Portuguesa: veja como trabalhar Gramática com o Fundamental 2

Veja como trabalhar a escrita coletiva, prática alinhada à Base para a Alfabetização

Língua Portuguesa: como trabalhar textos multissemióticos

 

Tags

Guias

Tags

Guias