Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Semelhanças e Fractais
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas
Por: Paula Vieira Soares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira
Mentora: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF06MA20 - Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
Objetivos específicos
Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações presentes em fractais.
Conceito-chave
Ampliação, redução e semelhança.
Recursos necessários
- Régua;
- Papel quadriculado;
- Software Geogebra Classic 5 - download disponível: https://www.geogebra.org/download.
Sugestões de Leitura
Manual:
Manual Geogebra 5.0 (português) - https://wiki.geogebra.org/pt/Manual (visitado em 09/12/2017).
Software Geogebra online: https://www.geogebra.org/classic (visitado em 09/12/2017).
Ogeogebra - site com dicas e vídeos - http://ogeogebra.com.br/site/ (visitado em 09/12/2017).
Artigo:
VICHESSI, Beatriz. Sete respostas sobre o software Geogebra. Nova Escola: Prática Pedagógica, 01 de Agosto. 2011 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP (visitado em 09/12/2017).
SALLA, Fernanda. O que são fractais. Mundo Estranho. Publicado em 11 de Março de 2011. - Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-sao-fractais/ (visitado em 09/12/2017).
Paradidático:
MACHADO, Nílson José. Semelhança não é mera coincidência - (Coleção Vivendo a Matemática). Scipione, 2000.
Livro:
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005 -
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações presentes em fractais.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo da aula para os alunos (Caso não queira usar o slide, o objetivo pode ser escrito na lousa ou falado para os alunos).
Propósito: Fazer com que os alunos fiquem em estado de prontidão para a aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO