Plano de Aula

Plano de aula: Semelhança de Triângulos

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF06MA20 - Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.

Objetivos específicos

Verificar os casos de semelhança de triângulos, através do estudo de ampliações e reduções.

Conceito-chave

Semelhança de Triângulos

Recursos necessários

  • Régua;
  • Papel sulfite;
  • Tesoura
  • Varetas (para construir pipas) -  pode ser usado palito de churrasco, canudos, mas quanto mais fino o material, maior a precisão da construção dos alunos.
  • Papel cartão ou cartolina.

Sugestões de Leitura

FERREIRA, Anna Rachel. O desafio de organizar e mediar o trabalho em grupo. Nova Escola: Prática Pedagógica, 19 de Abril. 2017 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP  (visitado em 02/12/2017)

MACHADO, Nílson José. Semelhança não é mera coincidência - (Coleção Vivendo a Matemática). Scipione, 2000.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Noção de semelhança de polígonos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Verificar os casos de semelhança de triângulos, através do estudo de ampliações e reduções.

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