Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Semelhança de Triângulos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas
Por: Paula Vieira Soares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira Soares
Mentora: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF06MA20 - Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
Objetivos específicos
Verificar os casos de semelhança de triângulos, através do estudo de ampliações e reduções.
Conceito-chave
Semelhança de Triângulos
Recursos necessários
- Régua;
- Papel sulfite;
- Tesoura
- Varetas (para construir pipas) - pode ser usado palito de churrasco, canudos, mas quanto mais fino o material, maior a precisão da construção dos alunos.
- Papel cartão ou cartolina.
Sugestões de Leitura
FERREIRA, Anna Rachel. O desafio de organizar e mediar o trabalho em grupo. Nova Escola: Prática Pedagógica, 19 de Abril. 2017 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP (visitado em 02/12/2017)
MACHADO, Nílson José. Semelhança não é mera coincidência - (Coleção Vivendo a Matemática). Scipione, 2000.
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
- Noção de semelhança de polígonos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Verificar os casos de semelhança de triângulos, através do estudo de ampliações e reduções.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO