Plano de Aula

Plano de aula: Retas paralelas e perpendiculares

Plano 2 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Construção de paralelas e perpendiculares com réguas, esquadros e softwares

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Vieira Soares

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares

Objetivos específicos

Usar paralelas e perpendiculares para estudar propriedades de alguns quadriláteros.

Conceito-chave

Quadriláteros, lados paralelos e perpendiculares.

Recursos necessários

Sugestões de Leitura

Manual:

Manual Geogebra 5.0 (português) - https://wiki.geogebra.org/pt/Manual (visitado em 09/12/2017).

Software Geogebra online: https://www.geogebra.org/classic (visitado em 09/12/2017).

Ogeogebra - site com dicas e vídeos - http://ogeogebra.com.br/site/ (visitado em 09/12/2017).

VICHESSI, Beatriz. Sete respostas sobre o software Geogebra. Nova Escola: Prática Pedagógica, 01 de Agosto. 2011 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP  (visitado em 09/12/2017).

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018,

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005 -

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Usar paralelas e perpendiculares para estudar propriedades de alguns quadriláteros.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo - Polígonos, paralelas e perpendiculares
Objetivo - Polígonos, paralelas e perpendiculares

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos.

Propósito: Deixar os alunos de prontidão para o tema da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO