Plano de Aula

Plano de aula: Ampliação e Redução

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA20) Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.

Objetivos específicos

Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra

Conceito-chave

Semelhança.

Recursos necessários

  • Folha de papel quadriculado.
  • Atividades impressas (eles podem colar no caderno).

Sugestões de leitura

MACHADO, Nílson José. “Semelhança não é mera coincidência” - (Coleção Vivendo a Matemática).

SANTOMAURO, Beatriz. Geometria das transformações: como trabalhar os conceitos de reflexão, translação, rotação (congruência) e homotetia (semelhança). Nova Escola: Prática Pedagógica. Edição 240, 01 de Março. 2011 - Disponível em: goo.gl/gaezAn. (visitado em 18/11/2017);

BOALER, Jo. “Mentalidades Matemáticas”. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Polígonos: o que são polígonos, medidas das dimensões de um polígono (largura, altura)
  • Noções de áreas de polígonos. Não é necessário que o aluno conheça fórmulas para o cálculo de áreas. É interessante que ele tenha uma noção do conceito de área como a medida da região interna do polígono.
  • Noção de fração para melhor compreensão da idéia de razão de semelhança.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA