Plano de Aula

Plano de aula: Razão de Semelhança

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA20) Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.

Objetivos específicos

Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra

Conceito-chave

Semelhança.

Recursos necessários

  • Papel quadriculado.
  • Régua.
  • Tesoura.

Sugestões de leitura

MACHADO, Nílson José. “Semelhança não é mera coincidência” - (Coleção Vivendo a Matemática).

SANTOMAURO, Beatriz. Geometria das transformações: como trabalhar os conceitos de reflexão, translação, rotação (congruência) e homotetia (semelhança). Nova Escola: Prática Pedagógica. Edição 240, 01 de Março. 2011 - Disponível em: goo.gl/gaezAn. (visitado em 18/11/2017);

BOALER, Jo. “Mentalidades Matemáticas”. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Polígonos: o que são polígonos, medidas das dimensões de um polígono (largura, altura)
  • Noção de fração para melhor compreensão da idéia de razão de semelhança.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO