Resolução da atividade de aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Razão de Semelhança
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas
Por: Paula Vieira Soares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA20) Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
Objetivos específicos
Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra
Conceito-chave
Semelhança.
Recursos necessários
- Papel quadriculado.
- Régua.
- Tesoura.
Sugestões de leitura
MACHADO, Nílson José. “Semelhança não é mera coincidência” - (Coleção Vivendo a Matemática).
SANTOMAURO, Beatriz. Geometria das transformações: como trabalhar os conceitos de reflexão, translação, rotação (congruência) e homotetia (semelhança). Nova Escola: Prática Pedagógica. Edição 240, 01 de Março. 2011 - Disponível em: goo.gl/gaezAn. (visitado em 18/11/2017);
BOALER, Jo. “Mentalidades Matemáticas”. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
- Polígonos: o que são polígonos, medidas das dimensões de um polígono (largura, altura)
- Noção de fração para melhor compreensão da idéia de razão de semelhança.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO