Plano de Aula

Plano de aula: Razão de Semelhança

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF06MA20) Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.

Objetivos específicos

Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra

Conceito-chave

Semelhança.

Recursos necessários

  • Papel quadriculado.
  • Régua.
  • Tesoura.

Sugestões de leitura

MACHADO, Nílson José. “Semelhança não é mera coincidência” - (Coleção Vivendo a Matemática).

SANTOMAURO, Beatriz. Geometria das transformações: como trabalhar os conceitos de reflexão, translação, rotação (congruência) e homotetia (semelhança). Nova Escola: Prática Pedagógica. Edição 240, 01 de Março. 2011 - Disponível em: goo.gl/gaezAn. (visitado em 18/11/2017);

BOALER, Jo. “Mentalidades Matemáticas”. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Polígonos: o que são polígonos, medidas das dimensões de um polígono (largura, altura)
  • Noção de fração para melhor compreensão da idéia de razão de semelhança.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o objetivo da aula para os alunos. O objetivo pode ser apresentado na lousa com o slide, pode ser escrito na lousa ou pode ser apenas falado pelo professor.

Propósito: Fazer com que os alunos fiquem em estado de prontidão para a aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO