Resolução da atividade de aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Razão de Semelhança
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas
Por: Paula Vieira Soares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA20) Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
Objetivos específicos
Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra
Conceito-chave
Semelhança.
Recursos necessários
- Papel quadriculado.
- Régua.
- Tesoura.
Sugestões de leitura
MACHADO, Nílson José. “Semelhança não é mera coincidência” - (Coleção Vivendo a Matemática).
SANTOMAURO, Beatriz. Geometria das transformações: como trabalhar os conceitos de reflexão, translação, rotação (congruência) e homotetia (semelhança). Nova Escola: Prática Pedagógica. Edição 240, 01 de Março. 2011 - Disponível em: goo.gl/gaezAn. (visitado em 18/11/2017);
BOALER, Jo. “Mentalidades Matemáticas”. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
- Polígonos: o que são polígonos, medidas das dimensões de um polígono (largura, altura)
- Noção de fração para melhor compreensão da idéia de razão de semelhança.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Apontar as características que determinam se uma figura é uma ampliação ou redução de outra
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o objetivo da aula para os alunos. O objetivo pode ser apresentado na lousa com o slide, pode ser escrito na lousa ou pode ser apenas falado pelo professor.
Propósito: Fazer com que os alunos fiquem em estado de prontidão para a aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO