Plano de Aula

Plano de aula: Semelhanças no plano cartesiano

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF06MA20 - Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.

Objetivos específicos

Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações no plano cartesiano.

Conceito-chave

Ampliação, redução e semelhança.

Recursos necessários

  • Régua;
  • Papel quadriculado;

Sugestões de Leitura

MACHADO, Nílson José. Semelhança não é mera coincidência - (Coleção Vivendo a Matemática). Scipione, 2000.

SBPC - CIÊNCIA HOJE  NA ESCOLA - Volume 8 - Matemática - Por que e pra que? - Brincar e aprender - Coordenadas no plano. p. 31 - RJ. Global, 1999.

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Plano cartesiano;
  • Operações com coordenadas no plano cartesiano (multiplicação de número natural por par ordenado, adição de pares ordenados, etc.);

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações no plano cartesiano.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:

Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Propósito:

Deixar o aluno em estado de prontidão para o tema a ser tratado na aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados