Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Medindo ângulos no software GeoGebra.
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação da noção de ângulo
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Utilizar o software GeoGebra para construir e medir ângulos.
Conceito-chave
Medir ângulos utilizando tecnologias digitais.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
- Laboratório de informática com computadores suficientes para a realização da atividade ou dispositivos móveis com acesso a internet.
- Transferidor, caso a atividade seja adaptada para a realização sem o recurso do software.
- è necessário ter disponível ao aluno o software Geogebra, pode ser realizado o download (https://www.geogebra.org) ou por meio de acesso online, neste caso os alunos devem ter acesso a internet.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar o software GeoGebra para construir e medir ângulos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa e leia com a turma o objetivo da aula. Esta aula também pode ser adaptada para o suso de transferidor, neste caso alguns slides devem ser omitidos e a condução da aula também deve ser adaptada.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhadoi, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (slide 3 ao slide 7).
Orientações: Neste momento é importante fazer uma retomada dos elementos da construção de um ângulo e introduzir o modo de uso das ferramentas do GeoGebra, para melhor orientar seus alunos clique aqui . Caso os alunos não tenham domínio do programa, então esta discussão de aquecimento deve ser mais detalhada e bem esclarecedora, para melhor orientar seus alunos acesse o tutorial detalhado, apresente todos os slides e busque feedback dos alunos quanto a compreensão, deixe que eles explorem um arquivo do GeoGebra enquanto os slides são apresentados.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos sobre ângulos e dar introdução ao uso das ferramentas do Geogebra relativas a medida de ângulos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que é um ângulo? Dê exemplos.
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slides 8 ao 10).
Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que são polígonos?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 8 ao 10).
Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que são polígonos?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos (slide 8 ao 10).
Orientações: A atividade principal apresenta três pipas e pede aos alunos que meçam os ângulos internos das figuras formadas por elas. Neste momento forneça o arquivo Geogebra , a folha da atividade principal, que consta nos Materiais complementares ou e oriente os alunos para que abram o arquivo Aula principal. ggb para o início da atividade. Se possível, conduza a atividade individualmente porém, esta atividade também pode ser realizada em grupo conforme a disponibilidade de computadores. Durante esta resolução circule pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções, peça-lhes que expliquem suas estratégias, isso os ajudará a se apropriarem do que estão aprendendo.
Discuta com a turma:
- Quem lembra o que são polígonos?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente.Peça-lhes exemplos.
- Porque é útil sabermos medir ângulos?
- Podemos citar diversas aplicações. Deixe que eles levantem algumas aplicações também, isto ajuda os alunos a entrarem no clima da aula.
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Discussão da solução
Tempo previsto: 12 minutos (slides 11 ao 25).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução, é importante que você apresente a solução aqui proposta como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a solução nenhuma.
Propósito: Provocar a discussão e o compartilhamento das soluções.
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Neste momento é importante destacar o aprendizado e tornar o objetivo da aula consciente e consolidar os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que cada aluno abra uma janela e resolvam a atividade individualmente.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem construir e medir ângulos no software.
Atividade de raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Você deve ter a atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la na lousa. Instrua que cada aluno abra uma janela no GeoGebra e resolvam a atividade individualmente. Oriente os alunos sobre o significado e como construir um “modelo matemático”.
Propósito: Avaliar se os alunos conseguem construir e medir ângulos no software.
Materiais Complementares para impressão:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_20GRM10
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google Classroom, Meet, Geogebra, podcast
Geogebra: https://www.geogebra.org/download?lang=pt
Para este plano, foque na etapa Retomada, Encerramento, Raio X
Retomada
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Com alguns dias de antecedência em relação ao dia da aula, compartilhe com os alunos os cinco primeiros slides dessa etapa para que eles possam fazer um estudo prévio. Se necessário, grave um podcast com orientações específicas para eles baixarem e utilizarem o Geogebra. Na aula, organize um fórum e verifique se todos conseguiram realizar a proposta no Geogebra. Explore os questionamentos propostos nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma” de cada slide e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou áudio.
Encerramento
Professor, se sua aula for síncrona, apresente o slide do Encerramento e proponha aos alunos um novo fórum para que eles possam manifestar suas aprendizagens e dúvidas sobre o que foi trabalhado nessa aula. Caso contrário, se sua aula for assíncrona, você pode gravar um podcast com o texto que está no slide.
Raio X
Use a atividade proposta no Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Proponha essa atividade como tarefa de casa. Solicite aos alunos que fotografem suas construções no Geogebra e compartilhem juntamente com um áudio explicando os procedimentos utilizados durante a construção.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF06MA23 - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
(EF06MA25) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Utilizar o software GeoGebra para construir e medir ângulos.
Conceito-chave
Medir ângulos utilizando tecnologias digitais.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
- Laboratório de informática com computadores suficientes para a realização da atividade ou dispositivos móveis com acesso a internet.
- Transferidor, caso a atividade seja adaptada para a realização sem o recurso do software.
- è necessário ter disponível ao aluno o software Geogebra, pode ser realizado o download (https://www.geogebra.org) ou por meio de acesso online, neste caso os alunos devem ter acesso a internet.