Plano de aula: Frase nominal ou oração?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Constituintes da oração: sujeito, verbo, objeto

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a principal diferença estrutural entre frases nominais e verbais (orações). Esse conhecimento é necessário para que os alunos reconheçam a importância do verbo na constituição da oração, objeto do qual trata a sintaxe. Portanto, é importante que os alunos já saibam o que é um verbo. Também é importante que eles percebam os sentidos que se criam a partir do uso dos dois tipos de frases e que, ao se optar por uma frase verbal, pode ser necessário fazer uso de complementos verbais.

Materiais necessários: projetor para exibição das imagens e das frases (também é possível imprimir essas imagens e colocá-las no quadro, num tamanho que facilite a visualização de todos); quadro para o registro das frases criadas pelos alunos, após a socialização dos resultados; pode-se adaptar este plano fazendo uso de outras imagens e frases, desde que haja relação de semelhança entre elas.

Dificuldades antecipadas: a leitura das imagens pode ser mais difícil para alguns alunos, mas isso certamente se resolverá na apresentação dos exemplos das frases, quando fizerem o exercício de associação.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Apresente o slide e antecipe aos alunos o tema da aula, sem definir ou conceituar esses termos. Diga aos alunos que essa pergunta será respondida por eles mesmos ao final das atividades.