Plano de aula: Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Cópias do dominó de palavras.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da relação de concordância verbal entre o verbo e o sujeito.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2018.

___________________________. O estudo dos verbos na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2014.

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula e esclareça acerca de sua finalidade: Exercitar a aplicabilidade da concordância entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração em situações formais de uso da língua.
  • Revise os conhecimentos sobre verbos, pronomes pessoais e sujeito.
  • Conhecem o jogo dominó? Possível resposta: pessoal
  • Podem me dizer em poucas palavras como se jogar o dominó? Possível resposta: O dominó é um jogo em que as peças são distribuídas entre os participantes. Esse jogo propõe ficar com o mínimo de peças em mãos. Para isso, elas serão encaixadas na sua extremidade.

3. Após a declaração do aluno voluntário, anote duas ou três frases no quadro e suscite à turma sobre o conhecimento acerca dos verbos, pronomes e sujeito. Exemplo: