Plano de Aula

Plano de aula: Concordância verbal e as relações de sentido em contos

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a relação de concordância estabelecida entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Materiais necessários: Cópias do dominó de palavras.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento da relação de concordância verbal entre o verbo e o sujeito.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Sintaxe para a educação básica. São Paulo: Contexto, 2018.

___________________________. O estudo dos verbos na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2014.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula e esclareça acerca de sua finalidade: Exercitar a aplicabilidade da concordância entre o verbo e os pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração em situações formais de uso da língua.
  • Revise os conhecimentos sobre verbos, pronomes pessoais e sujeito.
  • Conhecem o jogo dominó? Possível resposta: pessoal
  • Podem me dizer em poucas palavras como se jogar o dominó? Possível resposta: O dominó é um jogo em que as peças são distribuídas entre os participantes. Esse jogo propõe ficar com o mínimo de peças em mãos. Para isso, elas serão encaixadas na sua extremidade.

3. Após a declaração do aluno voluntário, anote duas ou três frases no quadro e suscite à turma sobre o conhecimento acerca dos verbos, pronomes e sujeito. Exemplo:

O dominó é um jogo em que as peças são distribuídas entre os participantes. Esse jogo propõe ficar com o mínimo de peças em mãos. Para isso, elas serão encaixadas na sua extremidade.