Plano de Aula

Plano de aula: Verbo como núcleo da oração em manchetes

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbo como núcleo da oração

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação.

Materiais necessários: Computador e projetor; envelope com cópia das imagens e texto das notícias para produção de manchetes.

Dificuldades antecipadas: Escrever títulos de notícia adequados, pois em geral os alunos escrevem títulos semelhantes àqueles encontrados em textos narrativos. Por isso, é importante ter trabalhado o gênero Notícia e suas características previamente.

Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe aos alunos que eles serão redatores do jornal do bairro e deverão produzir manchetes para as notícias sugeridas.