Plano de Aula

Plano de aula: O uso do verbo como núcleo da oração e seus efeitos de sentido em títulos de notícias

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbo como núcleo da oração

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto, a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação. Antes de iniciar esta aula, é necessário ter estudado antecipadamente a diferença entre verbos nocionais e não nocionais, desta forma, é interessante, professor, que você tenha abordado este conceito previamente ou, como sugestão, solicite uma pesquisa prévia da diferença entre estes verbos.

Materiais necessários: Computador e projetor; quadro; dicionários.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em explicar a diferença de sentido entre os verbos dos títulos das notícias; por isso, a presença de dicionários pode ajudá-los a verificar os sentidos dos verbos utilizados e construir suas respostas. Podem ter ainda dificuldades em organizar as frases sintaticamente e, para isso, devem observar os verbos e a relação com os demais constituintes da frase.

Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique aos alunos que eles irão observar como a escolha do verbo em títulos de notícia está diretamente ligada àquilo que se quer transmitir, assim como o verbo é responsável pela organização sintática da frase.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO