Plano de aula: O uso do verbo como núcleo da oração e seus efeitos de sentido em títulos de notícias

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbo como núcleo da oração

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é demonstrar a função do verbo como núcleo das orações e sua importância para a transmissão de sentido. Para isto, a função do verbo como núcleo será analisada em títulos de notícias, visto que este gênero é bastante significativo quando analisados o verbo utilizado e o que se transmite de informação. Antes de iniciar esta aula, é necessário ter estudado antecipadamente a diferença entre verbos nocionais e não nocionais, desta forma, é interessante, professor, que você tenha abordado este conceito previamente ou, como sugestão, solicite uma pesquisa prévia da diferença entre estes verbos.

Materiais necessários: Computador e projetor; quadro; dicionários.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em explicar a diferença de sentido entre os verbos dos títulos das notícias; por isso, a presença de dicionários pode ajudá-los a verificar os sentidos dos verbos utilizados e construir suas respostas. Podem ter ainda dificuldades em organizar as frases sintaticamente e, para isso, devem observar os verbos e a relação com os demais constituintes da frase.

Referências sobre o assunto: Antunes, Irandé. Gramática contextualizada - limpando o “pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Faria, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. Páginas 25-28.

Ferrarezi Junior, Celso. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

Sallorenzo, Letícia. Gramática da manipulação. Belo Horizonte: Quintal Edições, 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique aos alunos que eles irão observar como a escolha do verbo em títulos de notícia está diretamente ligada àquilo que se quer transmitir, assim como o verbo é responsável pela organização sintática da frase.