Plano de Aula
Plano de aula: Os termos da oração
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Constituintes da oração: sujeito, verbo, objeto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.
Materiais necessários: computador e datashow para exibição do texto e das atividades. É possível que os alunos façam as atividades em duplas, portanto, caso não tenha o datashow, os slides poderão ser impressos.
Dificuldades antecipadas: é preciso que o conceito de verbo esteja bem construído pelos alunos, que deverão ser capazes de identificar essa classe gramatical, para reconhecer a diferença entre as frases nominais e as orações, as quais servirão como objeto de análise nesta aula.
Referências sobre o assunto:
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente aos alunos o tema da aula, retomando o conceito de oração: uma frase construída a partir de um verbo.
- Diga aos alunos que eles vão aprender sobre os outros elementos da oração que se associam ao verbo para a construção dos sentidos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO