Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Apresente a proposta da aula aos alunos, gravando um áudio a ser compartilhado com a turma. Diga que, nesta aula, irão estudar as partes (termos) importantes de uma oração. Avise que irá encaminhar a eles um texto em que faltam algumas palavras, e eles deverão completá-lo com palavras de uma lista. O texto está disponível no slide de Introdução deste plano de aula, e a lista de palavras que estão faltando você pode elaborar com base no texto completo, disponível no terceiro slide de Desenvolvimento do plano de aula, aqui. Avise que, depois de realizar esta atividade, os alunos deverão também responder a duas perguntas: qual é a importância das palavras que estavam faltando no texto? Quais foram as estratégias que você usou para escolhê-las na lista? Estabeleça um prazo para a entrega dessa atividade via WhatsApp ou e-mail. Todas as orientações também podem ser encaminhadas por escrito.
Desenvolvimento
Após a entrega das atividades, faça um compilado das maiores dificuldades de seus alunos e também de outros aspectos interessantes de destacar, focando na questão da importância dos termos da oração para os sentidos do texto. Atente também para as estratégias listadas por seus alunos para encaixar as palavras no texto, e busque classificá-las por tipos: concordância, coerência, tipo de informação e contexto. Envie aos alunos o texto completo, para que façam uma autoavaliação.
Fechamento
Grave um novo áudio ou faça um vídeo comentando os trabalhos dos alunos e destacando as estratégias que foram usadas. Explique que, sem as palavras faltantes no texto, não há como compreendê-lo, por isso chamamos essas palavras de “termos essenciais da oração”. Explique que as palavras faltantes eram os Sujeitos e os Complementos das orações, mostrando alguns exemplos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula e conversar sobre as respostas dos alunos. Você também poderá usar o slide e as orientações do Fechamento deste plano de aula para a conclusão, caso haja a possibilidade de um encontro virtual com a turma.
Convite às famílias
Um desafio bacana de propor às famílias é “cadê o verbo que estava aqui?”. Você pode compartilhar com as famílias uma lista de frases com verbos de ação e sugerir esse jogo, que tem como base um jogo de mímica. Divididos em equipes, um jogador sorteia uma frase e a escreve em um cartaz ou no computador, mas sem o verbo. Os demais jogadores de sua equipe devem adivinhar qual é o verbo e, para isso, o jogador responsável deve fazer mímicas. Para considerar ponto para a equipe, o verbo deve encaixar perfeitamente na frase, ou seja, os demais termos da oração devem ser observados. As famílias que se sentirem à vontade poderão compartilhar, no grupo de WhatsApp da turma, a foto dessa brincadeira ou um vídeo curtinho.